Capítulo 4 – Teoria Clássica da Administração. Organizando a empresa.

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Transcrição da apresentação:

Capítulo 4 – Teoria Clássica da Administração. Organizando a empresa.

1916 surgia na França, espraiando-se rapidamente pela Europa, a Teoria Clássica da Administração. Teoria Clássica >> parte do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (como seções, departamentos etc.) ou pessoas (como ocupantes de cargos e executores de tarefas).

Fayol, um engenheiro francês, fundador da Teoria Clássica da Administração, partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural que rapidamente suplantou a abordagem analítica e concreta de Taylor. Contexto histórico: A segunda década do século XX foi tumultuada: 1) Primeira Guerra Mundial (1914-1917) envolveu a Europa e os Estados Unidos em operações militares conjuntas. 2) Os meios de transporte tiveram enorme expansão, com a indústria automobilística, as ferrovias e o início da aviação militar, civil e comercial. 3) As comunicações também passaram por enorme expansão do jornalismo e do rádio em ondas lDédias e curtas. 1916 >> Livro Administration Industrielle et Générale.

As funções básicas da empresa: 1. Funções técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa. 2. Funções comerciais, relacionadas com compra, venda e permutação. 3. Funções financeiras, relacionadas com procura e gerência de capitais. 4. Funções de segurança, relacionadas com proteção e preservação dos bens e das pessoas. 5. Funções contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas. 6. Funções administrativas, relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções.

Para Fayol "nenhuma das cinco funções essenciais precedentes tem o encargo de formular o programa de ação geral da empresa, de constituir o seu corpo social, de coordenar os esforços e de harmonizar os atos. Essas atribuições constituem outra função, designada pelo nome de Administração".

Conceito de Administração. Fayol define o ato de administrar como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Tanto o diretor, o gerente, o chefe, como o supervisor - cada qual em seu respectivo nível - desempenham atividades de previsão, organização, comando, coordenação e controle, como atividades administrativas essenciais.

Diferença entre administração e organização. Administração é um todo do qual a organização é uma das partes. A organização abrange apenas a definição da estrutura e da forma, sendo, portanto, estática e limitada. Dois significados # de organização: ** Organização como uma entidade social. ** Organização como função administrativa e parte do processo administrativo

Princípios gerais de Administração para Fayol Fayol adota a denominação princípio, afastando dela qualquer idéia de rigidez, pois nada existe de rígido ou absoluto em matéria administrativa. Tudo em Administração é questão de medida, ponderação e bom senso. Os princípios são universais e maleáveis e adaptam-se a qualquer tempo, lugar ou circunstância.

Os 14 Princípios Gerais da Administração: Divisão do trabalho. Autoridade e responsabilidade. Autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma consequência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas. Disciplina. Unidade de comando

5. Unidade de direção. 6. Subordinação dos interesses individuais aos gerais. 7. Remuneração do pessoal. 8. Centralização. 9. Cadeia escalar. 10. Ordem 11. Equidade

12. Estabilidade do pessoal. 13. Iniciativa. 14. Espírito de equipe.

Teoria da Administração Os autores clássicos pretendem criar uma teoria da administração baseada em divisão do trabalho, especialização, coordenação e atividades de linha e de staff.

Administração como ciência O ponto de partida dos autores da Teoria Clássica é o estudo científico da Administração, substituindo o empirismo e a improvisação por técnicas científicas. Pretendia-se elaborar uma Ciência da Administração. Fayol defendia a necessidade de um ensino organizado e metódico da Administração, de caráter geral para formar administradores.

A Teoria Clássica concebe a organização como se fosse uma estrutura. Essa maneira de conceber a estrutura organizacional é influenciada pelas concepções antigas de organização (como a organização militar e a eclesiástica) tradicionais, rígidas e hierarquizadas.

A estrutura organizacional constitui uma cadeia de comando, ou seja, uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define quem se subordina a quem. A cadeia de comando - também denominada cadeia escalar - baseia-se no princípio da unidade de comando, que significa que cada empregado deve se reportar a um só superior.

Divisão do trabalho e especialização A divisão do trabalho conduz à especialização e à diferenciação das tarefas, ou seja, à heterogeneidade. A idéia era a de que as organizações com maior divisão do trabalho seriam mais eficientes do que aquelas com pouca divisão do trabalho. Enquanto a Administração Científica se preocupava com a divisão do trabalho no nível do operário, fragmentando as tarefas desse, a Teoria Clássica se preocupava com a divisão no nível dos órgãos que compõem a organização, isto é, com os departamentos, divisões, seções, unidades, etc.

Para a Teoria Clássica, a divisão do trabalho pode dar-se em duas direções: VERTICAL (autoridade de linha) e HORIZONTAL (assegura homogeneidade e equilíbrio >> é a chamada departamentalização >> especialização horizontal da organização). Coordenação A pressuposição básica era de que quanto maior a organização e quanto maior a divisão do trabalho, tanto maior será a necessidade de coordenação, para assegurar a eficiência da organização como um todo.

Conceito de linha e de staft Fayol dava preferência pela organização linear, que constitui um dos tipos mais simples de organização. A organização linear se baseia nos princípios de: UNIDADE DE COMANDO E SUPERVISÃO ÚNICA - UNIDADE DE DIREÇÃO - CENTRALIZACÃO DA AUTORIDADE - CADEIA ESCALAR.

Organização linear A organização linear é um tipo de estrutura organizacional que apresenta uma forma piramidal. Nela ocorre a supervisão linear (ou autoridade linear), baseada na unidade de comando e que é o oposto da supervisão funcional proposta pela Administração Científica.

Esses órgãos prestadores de serviços - denominados órgãos de staff ou de assessoria - fornecem aos órgãos de linha serviços, conselhos, recomendações, assessoria e consultoria, que esses órgãos não têm condições de prover por si próprios. Os órgãos de staff não obedecem ao princípio escalar nem possuem autoridade de comando em relação aos órgãos de linha. Sua autoridade - chamada autoridade de staff - é autoridade de especialista e não autoridade de comando.

Elementos da Administração para Urwick " Investigação " Previsão " Planejamento " Organização " Coordenação " Comando

Elementos da Administração para Gulick Planejamento Organização Assessoria Direção Coordenação Informação Orçamento

Princípios da administração Princípios de Administração para Urwick: Epecialização, Autoridade, Amplitude Administrativa (cadasuperior deve ter um número de subordinados) - Definição

Apreciação Crítica da Teoria Clássica 1. Abordagem simplificada da organização formal. 2. Ausência de trabalhos experimentais. 3. Extremo racionalismo na concepção da Administração. Escola universalista ou teoria pragmática.

4. Teoria da máquina >>> considerar a organização sob o prisma do comportamento mecânico de uma máquina: a determinadas ações ou causas decorrem determinados efeitos ou consequuências dentro de uma correlação determinística. A organização deve ser arranjada tal como uma máquina. A abordagem mecânica, lógica e determinística da organização foi o fator que conduziu erradamente os clássicos à busca de uma ciência da Administração.

5. Abordagem incompleta da organização. O foco na forma e a ênfase na estrutura levaram a exageros. A teoria da organização formal não ignorava os problemas humanos da organização, porém não conseguiu dar um tratamento sistemático à interação entre pessoas e grupos informais, nem aos conflitos intra-organizacionais e ao processo decisório 6. Abordagem de sistema fechado

Apesar de todas as críticas, a Teoria Clássica é ainda a abordagem mais utilizada para os iniciantes em Administração, pois permite uma visão simples e ordenada. Também para a execução de tarefas administrativas rotineiras, a abordagem clássica disseca o trabalho organizacional em categorias compreensíveis e úteis.