NEUROAPRENDIZAGEM NA COGNIÇÃO ESCOLAR Maria do Carmo Camenote Mendes
NEUROAPRENDIZAGEM “Ensinar sem levar em conta o funcionamento do cérebro seria como tentar desenhar uma luva sem considerar a existência da mão.” Leslie Hart Aprendizagem baseada no cérebro Brain-based learning
NEUROAPRENDIZAGEM conhecimento sobre os processamentos cerebrais envolvidos no ato de aprender. conhecimento do funcionamento do corpo favorece o diagnóstico e a cura
Recorte da neuroaprendizagem. ESCOLA / CULTURA Trabalha com ato de aprender; Recorte da neuroaprendizagem.
INDEPENDENTE DA ESCOLA O homem sempre aprendeu... ...e continua aprendendo Sobrevivência
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM Envolve diversas áreas do conhecimento e distingue os seres humanos de outras espécies.
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM Permite a sobrevivência, a manutenção da cultura e dos processos educacionais como consequência. Independe da herança ou meio social
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM Tem por base: Atenção, memória, percepção, simbolismos que permitem formação de conceitos, resolução de problemas, raciocínio, expressão...
Quanto mais cedo e mais qualificadas forem essas trocas ambientais, melhor será a aprendizagem. O cérebro não é tecnológico, é ecológico
prática, método e motivação. Maximizar os processos cognitivos através de: oportunidade, prática, método e motivação.
OPORTUNIDADE - ocasião favorável acontecimento capaz de melhorar o estado atual , uma situação nova que traga benefícios; leitura, jogos, trabalhos, pesquisas, debates, noa.
PRÁTICA repetição é uma das ferramentas mais úteis para o cérebro aprender...tudo é prática...
MÉTODO é a maneira, o como fazer seguindo uma ordem, um formato
MOTIVAÇÃO é o impulso que faz agir para atingir os objetivos, envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com objetivo, faz com que o indivíduo dê o melhor de si.
NOSSO OBJETIVO Disseminação dos conceitos para os profissionais que estão à frente do processo. Uso de ferramentas simples e disponíveis para maximizar os processos
EXPERIÊNCIA SENSORIAL COMO APRENDIZAGEM TATO; OLFATO; PALADAR; VISÃO; AUDIÇÃO.
HOMÚNCULO
FERRAMENTA 1 Diferentes habilidades; Auditivo, visual e cinestésico; Hemisfério DIREITO E ESQUERDO.
FERRAMENTA 2 JOGOS LÓGICOS (SUDOKU, HITORI, HASHI, CALCUDOKU...)
FERRAMENTA 3 ARTES (CORES, CRIATIVIDADE, AUTOESTIMA, TATO, MEMÓRIA, CORPO...)
JOGOS DE TABULEIRO VISO ESPACIAL; PENSAMENTO LATERAL; CRIATIVIDADE; FOCO; CUMPRIMENTO DE REGRAS; MEMÓRIA...
JOGOS DE ESTRATÉGIA DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA, RACIOCÍNIO.
PALAVRA CRUZADA MEMÓRIA; DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM; CONEXÕES.
LEITURA LINGUAGEM; CRIATIVIDADE; ELEMENTOS MAIS RICOS DA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA.
TANGRAM CAPACIDADE DE IMAGINAR E USAR, E ROTACIONAR A FIGURA GEOMÉTRICA, ESTIMULA O PENSAMENTO ABSTRATO - MATEMÁTICA
ÁBACO ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO
EDUCAÇÃO FÍSICA DESENVOLVER HABILIDADES COGNITIVAS; AUMENTAR A AUTOESTIMA; EQUILIBRIO EMOCIONAL; RECONHECER O OUTRO E SABER COMPARTILHAR; TRABALHAR EM GRUPO; AUTONOMIA; CRIATIVIDADE.
CORES E NOMES
EQUAÇÃO VERDADEIRA Mova dois palitos e torne a equação verdadeira e sem usar sinal de diferente.
LINGUAGEM HIPOPÓTAMO TEM 10 LETRAS, MAS EVENTUALMENTE TEM 13. PORQUE ?
QUANTAS VEZES ESTÁ ESCRITO A PALAVRA - FUTEBOL
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