Avanço Mundial da EAD ● Nos EUA, mais de 65% das universidades já oferecem EAD ● Taxa anual de crescimento de alunos EAD é de 18,2% ● Custos estão caindo,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desafios e oportunidades do EAD
Advertisements

Educação a Distância: Mercado Atual e Perspectivas
Indicadores de Qualidade em Cursos de Graduação II Encontro Nacional de Formação e Coordenadores e Tutores Presenciais da UAB; Universidade de Brasília.
PARCERIA ENTRE O GOVERNO FEDERAL E OS GOVERNOS ESTADUAIS PARA PROMOVER A INCLUSÃO DIGITAL REUNIÃO NACIONAL DO CONSECTI Brasília, 24 de maio de 2012 Ministério.
A Evolução da Utilização do Moodle no Ensino Presencial e no Ensino a Distância na UFBA Eduardo Henrique Lima Feira de Santana - Nov/2010 UNIVERSIDADE.
ESCOLA DE INCLUSÃO SOCIODIGITAL Palestrante: Carlos Henrique Machado Pinto.
PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
Sistema Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina Articulando a competência da indústria catarinense
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
Resultado da Avaliação IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Intersubjetividade na EAD: implicações e possibilidades Maria Cristina Lima Paniago.
Floresta Digital Abrangência: todo o Estado – 22 Municípios Implantado: Rio Branco e Xapuri Até Junho/2010: mais 9 Municípios Até Julho/2010: mais 3 Municípios.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
Carlos Bielschowsky, Presidente do Cecierj/Cederj.
Blended Learning e sua Aplicação no Ensino Superior Renato Dutra, D.Sc.
Lucas F. Arantes. Sobre o Moodle Após trabalhar com WebCT na universidade de Curtin University – Australia 1999 iniciou o desenvolvimento do protótipo.
O perfil dos alunos dos cursos de especialização (modalidade EAD) na área ambiental: realidade de uma instituição de ensino superior privada MSc. Augusto.
Programa de Convênio Olá, Parceiro, seja bem-vindo ao Programa de Convênio da Estácio.
Educação Permanente dos Profissionais de Saúde: A Universidade Aberta do SUS Francisco Eduardo de Campos Secretário Executivo Universidade Aberta do SUS.
Essas ações isoladas, foram importantes para uma época em que se consolidava a república, mais o marco de referência oficial, é a instalação das escolas.
SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação Ministério da Educação SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento,
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Base Nacional Comum Curricular
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Coordenação-Geral de Regulação da Educação Superior a Distância
Credenciamento e Recredenciamento Institucional
Aprimoramento das Normas e Procedimentos Regulatórios
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Introdução a Educação a Distância
Coordenação: Luciana Danielli
Coordenação: Vani Kenski
EAD: PERMANÊNCIA E ÊXITO DEAD/PROEN
Introdução a Educação a Distância
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
Marcelo Ximenes A. Bizerril
Profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES CONAE E XIV CONSIND DA CONTEE
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
inovação e design na educação
Universidade Aberta do SUS
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Nnnnnneee CONTRIBUIÇÕES PARA AUXILIAR NO CREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL PARA OFERTA DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Gurias, arrumar com os dados de.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (SAA): UM SISTEMA POTENCIALIZADOR DE CURSO NAS MODALIDADE EAD, CONVENCIONAL E HÍBRIDA Dilermando Piva Jr – CPS – Fatec.
Autoras: Taize de Andrade M. Lopes e Janilse Fernandes Nunes
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Exemplo aplicação modelo ILDF em cursos online no
quinta-feira, 20 de setembro de 2018
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação
Organização. Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas.
Projeto Educação Virtual para o Município
Bernardo Fajardo – FGV EBAPE
A BNCC E A MATERIALIDADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
PAS 2018 Sala dos Professores. A Sala dos Professores é um evento cujo objetivo é avaliar as provas aplicadas nos processos seletivos da UnB. Neste ano,
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DE CURSO A PARTIR DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar.
Principais Resultados do Censo 2012
Agenda de política pública para o ensino superior no brasil: pós-Graduação/pesquisa e inovação acadêmica Fábio Reis, Diretor de Inovação Acadêmica e Redes.
Transcrição da apresentação:

Avanço Mundial da EAD ● Nos EUA, mais de 65% das universidades já oferecem EAD ● Taxa anual de crescimento de alunos EAD é de 18,2% ● Custos estão caindo, maior expansão em todas as áreas e segmentos ● Empresas, ONGs e governo estão promovendo cada vez mais iniciativas de EAD (aumento mercado) ● Objetivos: cursos cada vez mais rápidos, baratos e excelentes

Número de Alunos da EAD no Brasil ● Universidades corporativas a distância: 1,5 milhão ● Telecurso 2000 (Supletivo e Cursos Técnicos):500 mil ● Cursos superiores a distância: 200 mil ● Sistema S (SENAI, SENAC, SESI, SEST SEBRAE):300 mil ● Cursos por correspondência e outros: 100 mil ● TOTAL: 2,6 milhões ● Faturamento anual: R$ 700 milhões ● Crescimento previsto 2006/ %. Fonte: ABED, 2006

Experiências Públicas de Sucesso no Brasil ● UNIVIMA, UEAM, ● Supervias da Educação (CE) ● CEDERJ ● FioCruz ● Projeto VEREDAS – Normal Superior (UFMG) ● UFES – 13 telecentros ● Universidade Eletronica do Paraná ● Programas ForProf, PEC e Rede do Saber (SP) ● UNIFESP – área da saúde via Web ● UNICAMP (Curso para 6000 gestores) ● UNIREDE ● UAB – MEC (em inicio) – vagas, 300 pólos

Experiências privadas de sucesso ● UNOPAR – Universidade do Norte do Paraná – 340 pólos ● EducSat e EduCon (Curitiba) telesalas ● FGV On-Line – Fundação Getúlio Vargas do RJ – 60 pólos e FGV São Paulo ● UNICSUL, UMESP, UNIMEP, UniCOC, UniMES, PUCCAMP, UniUBE, FUNDEP, etc ● Iniciando: UNIBAN, UniAnhangüera, METROCAMP, UNIRP, e muitas outras ● Área de ciências jurídicas: Damásio, IEFL, etc ● Empresas: DTCOM, Microlins, WebAula, etc. ● Mais de salas de recepção via satélite

Tendências da EAD ● Mercado quer qualificação mais rápida do que a oferta ● Empresas vão montar cada vez mais programas internos de educação ● Queda nos custos do ensino de qualidade através da EAD ● Cursos presenciais vão perder espaço, devido aos maiores custos ● Instituições cada vez menores tendem a acessar altos níveis educacionais via EAD ● Distinção entre presencial e distância está perdendo o sentido ● Governos estão implantando EAD em todos níveis e demandas ● Comunidades de aprendizagem nacionais e internacionais

Tendências em EAD (2) ● Uso cada maior de jogos, simulações, dinâmica, experimentação, vivência, contextos virtuais, atividades, etc ● Colaboração e compartilhamento de dados em comunidade produtivas em rede ● Wireless em expansão ● Mobilidade em expansão (PDA, celulares) ● Mais simples e fácil ser um professor de EAD ● Exigência de mercado para os professores que tenham capacitação em EAD (prerequisito) ● Inclusão digital mandatória de todos os professores e alunos ● Crescimento de open software: menores custos, maior padronização (Moodle, Dot Learning, etc.)

Legislação de EAD no Brasil ● A EAD é considerada uma nova modalidade de ensino, e portanto requer uma regulamentação separada ● É prevista pela nova LDBE, e considerada equivalente à educação presencial ● Regulamentada por diversas decretos e portarias ● Deve fazer parte do PDI das IES que quiserem oferecer ● Universidades e centros universitários têm autonomia

Autorização e Credenciamento ● Curso superiores: graduação, pós-graduação (especialização, lato sensu, mestrado e doutorado): IES precisa ser autorizada na modalidade e os cursos precisam ser autorizados e reconhecidos pelo MEC ● Cursos técnicos, supletivos e de nível médio: IE precisa ser autorizada na modalidade pela Secretaria Estadual de Educação ● Cursos livres, extensão universitária, profissionalizantes, preparatórios, educação continuada, etc.: não são regulamentados e não precisam de autorização

Portaria MEC/SEED 2/2007 ● Pólos de apoio presencial precisarão respeitar normas de funcionamento e qualidade de uma faculdade, e serão visitados por comissão do MEC ● Pólos atuais terão prazo até agosto de 2007 para se adequar, fundir, ou serem extintos ● Novos pólos poderão ser adicionados, mas somente a partir do momento em que o primeiro curso a distância for autorizado

Informatização da educação ● Das 180 mil escolas públicas brasileiras, apenas 13% têm acesso à Internet ● Cerca de 300 mil computadores instalados ● Pouco mais de 12% da população têm acesso à Internet, e apenas 1,3% à banda larga

Universidades Corporativas alunos alunos 11 milhões de horas bolsas alunos 4 milhões de horas

Treinamentos SEBRAE ● 500 transmissoras de rádio (3 programas com conteudo educacional) ● 900 minutos de video instrucional via TV ● Site com 8 cursos pela Internet desde 2001, com participantes, com 69% de concluintes, e 116 tutores com turmas de 200 alunos ● 59% excelentes, 93,6% vêem aplicação ● 73% aplicaram conceitos aprendidos, 52% aumentaram o faturamento, 68% aumentaram o número de clientes ● Fatores criticos da tutoria: capacitação & avaliação, comunicação, ambiente do curso, inovação e ética ● Querem 300 mil alunos e 150 tutores em