ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO 2ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.

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Transcrição da apresentação:

ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO 2ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE

ELEMENTOS DE ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO  Mudança Tecnológica: informática; biotecnologia,...  Tendências demográficas: idade, sexo, etnia,...  Cultura: crenças, valores, mitos,  Clima econômico: crescimento, recessão, abertura politica,...  Sistema legal e político:

MODELO DE CINCO AMEAÇAS DE UM SETOR ( de Michael Porter)

ENTRADA DE NOVAS EMPRESAS  Interesse em lucros superiores  Empresas cobiçam estes setores  Seguidores  Aparecem desde que percebam lucratividade no setor ou na inovação  Resulta em divisão do mercado  Faturamento do setor será rearranjado  Custo de entrada < custo potencial de retorno  É uma das maiores barreiras à entrada de novas empresas

BARREIRAS DE ENTRADA  Economia de escala  Deseconomia de escala  Disruptura de mercado  Diferenciação de produto  Marca e fidelização  Vantagem de custo independente de escala  Tecnologia proprietária  Acesso a matérias primas  Curva de aprendizado  Regulamentações governamentais.  Aumento de alíquotas  Subsídios especiais

BARREIRA DE ENTRADA ECONOMIA DE ESCALA VOLUME DE PRODUÇÃO CUSTO UNITÁRIO ECONOMIA DE ESCALA DESECONOMIA DE ESCALA CUSTO FIXO SE REDUZEM COM AUMENTO DA PRODUÇÃO CUSTO FIXO AUMENTAM COM AUMENTO DA PRODUÇÃO É NECESSARIO QUE EXISTAM CONDIÇÕES DE ECONOMIA DE ESCALA PARA A ENTRADA DE NOVA EMPRESA

TIPO DE COMPETIÇÃO ATRIBUTOSEXEMPLOSDESEMPENHO PERFEITAGrande numero de empresas Produtos homogêneos Baixo custo de entrada GasolinaParidade competitiva MONOPOLISTAGrande nº empresas Produtos heterogêneos Baixos custos de entrada e saída Pasta de dente Xampus Vantagem competitiva OLIGOPÓLIOPequeno numero de empresas Produtos homogêneos Alto custo de entrada e saída Celular Internet MONOPÓLIOUma empresa Alto custo de entrada Correios

BARREIRA DE ENTRADA RIVALIDADE NO SETOR  Grande numero de empresa  Crescimento lento  Pouca diferenciação de produto  Grande Intensidade de disputa entre empresas do setor  Guerra de preços  Guerra na mídia  Acréscimos de produção em grande volumes

AMEAÇA DE FORNECEDORES  Pequeno numero de fornecedores  Produtos exclusivos ou diferenciados  Não existência de substitutos  Possibilidade de verticalização do fornecedor  Empresa pouco importante para o fornecedor

AMEAÇA DE SUBSTITUTOS  Substitutos de mesma natureza  Substitutos de natureza diversa  Disruptura de mercado

AMEAÇA DOS COMPRADORES  Poder de barganha  Numero pequeno de compradores  Produtos pouco diferenciados  Comprador representa muito para vendedor  Lucros baixos no comprador  Tendência de verticalização à montante

OPORTUNIDADES ESTRATÉGICAS  SETORES FRAGMENTADOS  Consolidação  SETORES EMERGENTES  Pioneirismo  SETORES MADUROS  Refinamento do produto ou serviço  Investimento na qualidade de serviço  Inovações em processos  SETORES EM DECLINIO  Rearranjo do mercado  Nichos de mercado