“No mundo das idéias é suficiente compreender, no mundo do real essencial é fazer”. Graciema Pacheco
A EDUCAÇÃO e as organizações COMO partícipes do EMPREENDIMENTO de construir o socius A EDUCAÇÃO e as organizações COMO partícipes do EMPREENDIMENTO de construir o socius
EDUCAÇÃO SOCIAL Espanha/democracia social Saúde, educação e economia Consciência política
“Ninguém educa ninguém. Ninguém se educa sozinho. Os homens se educam juntos, na transformação do mundo". Paulo Freire “Ninguém educa ninguém. Ninguém se educa sozinho. Os homens se educam juntos, na transformação do mundo". Paulo Freire PAULOPAULO FREIREFREIRE
Educação para a cidadania: A escola da rua
...o estímulo à ética, solidariedade, respeito...ponte para passar do abismo entre o saber e o fazer,
... capacidade de absorver, criticar, contextualizar o que está em volta, lidar com a força do imediato.
...da ação comunitária estimulada e administrada pela escola, fazendo da cidade uma sala de aula a céu aberto.
A escola da rua Gilberto Dimenstein
CIDADES EDUCADORAS Somos todos cidadãos Nova comunidade Potencial educativo
PRINCÍPIOS Liberdade e igualdade de acessoLiberdade e igualdade de acesso Educação formal, informalEducação formal, informal e meios culturais
Qualidade de vida, justiça social e promoção de oportunidadesQualidade de vida, justiça social e promoção de oportunidades InovaçãoInovação Intercâmbio entre cidadesIntercâmbio entre cidades PRINCÍPIOS
Integração de geraçõesIntegração de gerações Preservação da memória e da identidadePreservação da memória e da identidade Diversidade culturalDiversidade cultural Preservação do ambiente natural e socialPreservação do ambiente natural e social
A escola muda mudando sua relação com os outros. A escola precisa se abrir para a cidade, e isso começa por abrir-se a seus alunos que são a cidade dentro da escola. João Barroso Lisboa 2000
Se a cidade quer educar para a democracia, tem que ser democrática; se quer educar para a beleza, tem que ser bela; se quer educar para o conhecimento tem que ser sábia; se quer educar para o respeito tem que saber respeitar seis habitantes.
A cidade tem que educar com o exemplo e não com a lição. A cidade educa pelo que é e não pelo que quer que os demais sejam. João Barroso Lisboa 2000
VII Congresso Internacional das Cidades Educadoras Tampere,Finlandia junho de " El futuro de la educación. El papel de la ciudad en um mundo globalizado".
Movimento de Alfabetização de Porto Alegre (Mova) ÍNDICE DE ANALFABETISMO DA CIDADE 5% Educadores Populares
SALA DE AULA SEM PAREDES