1 2013. 2 2012 - Resumo  Conseguimos manter a estratégia delineada;  Conseguimos substituir a faturação em software à medida por produtos/serviços;

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Transcrição da apresentação:

1 2013

Resumo  Conseguimos manter a estratégia delineada;  Conseguimos substituir a faturação em software à medida por produtos/serviços;  Dinamizámos a área comercial;  Mantivemos a equipa;  Vendas fracas;  Framework por fazer;  Design desatualizado;  Não conseguimos melhorar as nossas remunerações;  Falhas de consistência no marketing;

3 Para onde vamos? É essencial:  Exportarmos  Aumentarmos a produtividade  Produção (organização, melhores especificações, produtos);  nos clientes (empatia, qualidade, extranets);  na área comercial (newsletters, distribuidores); Precisamos de preços finais mais baixos:  No mercado português não conseguimos subir os preços;  Temos de dar comissão aos distribuidores;  Temos de investir em publicidade;  Na exportação podemos praticar preços mais altos, mas temos custos de distribuição e investimento.

4 Para onde vamos? Temos de ir para a cloud, pois:  Podemos aí praticar preços mais baixos;  Fundamental para ajudar a exportação; Temos de fazer o site internacional de mobilidade;  Pode passar a Escrita para outro patamar;  Vai-nos fazer aprender muito (móveis, vendas diretas);  Dar-nos-á uma projeção impossível de conseguir doutro modo;  Abre um canal de vendas ao mundo;  É a única ideia diferente que temos;

5 Plano 2013 O que ficou por fazer:  Ericsson - Gestão de Utilizadores  PT – Pools veículos externos  SMW-3  Portal da Apemeta  Telemóveis na Frota Terá de ser o ano em que:  Vamos para a Cloud;  Mercados externos (Brasil, Angola, Inglaterra)  Mais inovação  Melhor design

6 A Escrita Qualidade Inovação Design  Equipa  Qualidade  Inovação/Design  Produtividade  Tecnologia  Produtos  Desenvolvimento individual XRP  Framework XRP  edPortal

7 Organização interna Que medidas adotar para:  Melhorarmos a nossa produtividade  Mantermos a qualidade  Mantermos a consistência  Inovação

8 Pontos fracos  Falta de tempo;  Falta de especificações;  Falta de reflexão;  Eventual pouca liberdade criativa; Soluções possíveis:  Mais trabalho entre nós;  Reforço da equipa;

9 Design\Empatia Como atacar esta questão?

10 Empatia O que foi feito?  Incluída a coluna no ficheiros de gestão dos produtos a coluna “Que nos lembra da empatia”  Adicionado o estado novo que permite distinguir o que é feito após a implementação do conceito. O que está por fazer?  Criar regras que ajudem a decidir entre cumprir prazos / trabalhos e não entregar funcionalidades defeituosas a nível de empatia.

11 Tecnologia  Migração.NET O que foi feito:  Iniciou-se a formação

12 Qualidade  Está aceitável;  Testes fundamentais;  Metodologia parece estar OK;

13 Temos de aumentar as remunerações,  Parte fixa (por mérito, para vivermos bem e não ficarmos fora do mercado);  Parte variável (por mérito, para repartir o sucesso); Reforço da equipa c/ urgência  Apoio nos recursos humanos Mais? Equipa

14 Os Produtos

15 Plano de desenvolvimento XRP  Por produto  Novidades  Passar os produtos para a cloud  A framework  Tarefas;  Link rápidos;  Dash-board;  Zona de mensagens e comunicação;

16 Plano

17  Difícil, não conseguimos cobrar preços adequados ao tempo que colocamos nos sites e reutilizamos pouco;  Aprendemos pouco;  ed-Portal desatualizado;  Alguma dependência do design;  Menos concorrência  Temos o edPortal

18 Ideias já de 2013

19 Da reunião 1.Reuniões mensais da equipa de desenvolvimento; 2.Passar os testes para a folha de tarefas e guardar tudo o resto; 3.Introduzir prioridades nas tarefas; 4.Introduzir na folha de desenvolvimento no tipo Inovação;