A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Advertisements

Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0303 OBJETIVOS (conteúdo): Utilizando os vertebrados da América do Sul.
Aprendizagem/ Brasil. Aprendizagem Significativa.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
Copyright © 2016 Author Júlia Stocco Sanches Valentin Júlia Stocco Sanches Valentin 1, 2 ; Lívia Stocco Sanches.
Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática.
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, ESPORTES E LAZER SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
VALIDAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS Experiência da UNASUS UFMA Profª. Paola trindade Garcia Coordenação de produção pedagógica.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
FRAÇÕES.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
PSICOPEDAGOGIA Msc. Luciene de O. Vieira.. O fracasso é do aprendente ou do ensinante.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO
Significado Etimológico
Educação Híbrida na Escola.
O Programa Nacional do Livro Didático –
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Avaliação Livro Araribá* Avaliação Livro Ciências*
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Elaboração do Plano de Trabalho Docente
A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
7. O que é síntese de evidências, revisão sistemática e metanálise?
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
Professor (a) orientador
Documentos e Propostas legais
IV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Coleção Vitória-Régia
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
INTRODUÇÃO À PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA – maio/junho
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Resolução de Problemas
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
APRESENTAÇÃO MARCONDES MARIANO DA SILVA DOUTORANDO EM ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA; MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS; ESPECIALISTA EM METODOLOGIA DO ENSINO;
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Profa. Maria Silvia Brumatti Sentelhas
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
Leitura dos Resultados EXEMPLO
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL
O Programa Nacional do Livro Didático –
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Roteiro para avaliação das apresentações (2,0) O grupo se organizou para que a apresentação ocorresse dentro do tempo estipulado (30 minutos)? O grupo.
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Estatística e Probabilidade e Equação do Segundo grau
Em 1999 – por meio do Projeto Estratégico Nacional – iniciou a elaboração de um conjunto de métodos que fossem capazes de subsidiar a formação com base.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Transcrição da apresentação:

A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC

A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC - dois especialistas por coleção - duas coleções por duplas - fase inicial de discussão de critérios de avaliação: ficha de avaliação

Ficha de avaliação I – DESCRIÇÃO SUMÁRIA DA COLEÇÃO I – DESCRIÇÃO SUMÁRIA DA COLEÇÃO

Ficha de avaliação I – DESCRIÇÃO SUMÁRIA DA COLEÇÃO I – DESCRIÇÃO SUMÁRIA DA COLEÇÃO - Há erro conceitual ou indução ao erro II – CRITÉRIOS ELIMINATÓRIOS - O MP explicita os pressupostos teóricos e os objetivos que nortearam a elaboração da coleção - Há coerência entre os pressupostos teóricos explicitados no MP e o livro do aluno - Há adequação e coerência entre os diferentes volumes

Ficha de avaliação - A metodologia adotada contribui para o desenvolvimento de capacidades básicas - Os textos e as ilustrações são livres de preconceitos ou estereótipos que levem a discriminações de qualquer tipo. - A coleção é isenta de doutrinação política ou religiosa. - A coleção apresenta-se sem publicidade de artigos, serviços ou organizações comerciais. - Respeita a proibição de trazer informações que contrariem a legislação vigente, como o estatuto da criança e do adolescente e o estatuto do idoso.

Ficha de avaliação A coleção apresenta adequadamente os conhecimentos relativos a números e operações; álgebra; geometria; grandezas e medidas; tratamento da informação, quanto a: III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS - Seleção, distribuição, articulação entre o conhecimento novo e o já abordado; entre os diversos campos da Matemática 1. SELEÇAO E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS

Ficha de avaliação - contribui para a compreensão dos conceitos e procedimentos matemáticos, favorecendo a atribuição de significados aos conteúdos do campo: Números e Operações; Álgebra; Tratamento da Informação (Estatística, probabilidade e Combinatória) - articula os diferentes significados de um mesmo conceito; - articula as diferentes representações matemáticas (língua materna, linguagem simbólica, desenhos, gráficos, tabelas, diagramas, ícones, etc.); –há equilíbrio e articulação entre conceitos, algoritmos e procedimentos III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS 2. ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS

Ficha de avaliação III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS - uso de conhecimentos já trabalhados, extra-escolares, interação entre alunos, favorece o desenvolvimento de competências complexas: observar, explorar e investigar; estabelecer relações, classificar e generalizar - apresenta situações que envolvem: questões abertas; desafios; problemas com nenhuma solução ou com várias soluções; utilização de diferentes estratégias na resolução de problemas; comparação de diferentes estratégias na resolução de problemas; verificação de processos e resultados pelo aluno; formulação de problemas pelo aluno 3. METODOLOGIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM

Ficha de avaliação III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS 3. METODOLOGIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM – valoriza o desenvolvimento de habilidades relativas ao: cálculo mental; cálculo por estimativa – estimula a utilização de recursos didáticos diversificados: materiais concretos; calculadora; outros recursos tecnológicos: leituras complementares.

Ficha de avaliação III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS 4. CONTEXTUALIZAÇÀO - Na coleção, os conhecimentos matemáticos são contextualizados, de forma significativa, no que diz respeito: a própria matemática; as práticas sociais atuais; a história da Matemática; a outras áreas do conhecimento

Ficha de avaliação III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS III – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS 5. FORMAÇÃO DA CIDADANIA IV – ESTRUTURA: TEXTUAL e VISUAL

Ficha de avaliação V – MANUAL DO PROFESSOR V – MANUAL DO PROFESSOR Linguagem clara; subsídios para a atuação do professor: orientações metodológicas para o trabalho com o livro do aluno; sugerindo atividades diversificadas (projetos, pesquisas, jogos etc.) além das contidas no livro do aluno; apresentando resoluções das atividades propostas aos alunos; contribuindo para reflexões sobre o processo de avaliação do aluno; sugerindo leituras complementares; apresentando a bibliografia utilizada pelo autor; indicando fontes de informação.