Reposição Contínua (CR) Carolina Campos Fernanda quadros Gabriela Machado Pedro Henrique de oliveira
Reposição Contínua Os fornecedores desconhecem as informações de venda e estoque de suas lojas e “empurram” os seus produtos de acordo com o que eles acham que o consumidor irá comprar. O que a reposição contínua faz é corrigir esta falta de informação, disponibilizando para seus fornecedores, em tempo real, o quanto você vendeu de cada produto e a quantidade que você tem de cada um deles em estoque.
Com isso os fornecedores montam um panorama melhor das vendas de sua loja e podem programar lotes de reposição muito mais adequados ao giro de seus produtos. Tudo isto somente é possível quando se estabelece, com grande dose de sinergia, uma relação de parceria entre cliente e fornecedor.
A Reposição Contínua pode ser gerenciada de três formas, de acordo com a responsabilidade do processamento das informações e pela decisão da reposição: 1. No Varejo 2. No Fornecedor 3. No Operador Logístico
Para que a reposição contínua tenha sucesso é necessário que questões chaves sejam tratadas: Um Modelo de Relação Comercial estável entre as partes. Indicadores de Desempenho para compradores e vendedores compatíveis com a nova estratégia de suprimento. Qualidade no Nível de Serviços, ou seja, acuracidade na entrega de pedidos completos e na data combinada.
Deve existir uma infra-estrutura logística básica. Conhecimentos dos Custos Logísticos de ambas as partes. Um formato Ágil de Troca de Informações entre as empresas. Disponibilidade e Confiabilidade de Código de Barras nos itens a serem vendidos. Um Algoritmo eficiente, flexível e seguro que calcule as quantidades a serem pedidas ou entregues.
Benefícios Redução de falta de produtos nas lojas Diminuição de estoques Menores custos logísticos Previsão de produção (no caso de fornecedores)
Exemplo prático de benefício gerado pela Reposição Contínua
Técnicas envolvidas na Reposição Eficiente Computer Assisted Ordering - CAO ou Pedido Automático é Continuous Replenishment Program - CRP ou Programa de Reposição Contínua. Busca integrar, por meio de práticas distintas, o fluxo de informações e produtos; Vendor Managed Inventory - VMI ou Gerenciamento de Inventário pelo Fornecedor é o estoque gerenciado pelo fornecedor;
Recepção automatizada de produtos; Cross docking; O código de barras; Plataformas adequadas ou docas; Electronic Data Interchange - EDI ou Intercâmbio Eletrônico de Dados; Custeio ABC.
Estudo de Caso: O uso da Tecnologia da Informação para viabilizar uma Estratégia Competitiva em um ambiente de Logística Integrada - Estudo de Caso do Makro e Coca-Cola e outras experiências de empresas com o sistema de Reposição Contínua e Gerenciamento Eficiente de Estoques
Publicado pela Associação ECR Brasil (2000) Escopo do Estudo: Depósito de produtos acabados na indústria até os check outs nas lojas do varejista.
Estimativa dos Benefícios - Quantificar uma estimativa de ganho e potencial de redução de custos total da cadeia. - Conhecer a situação atual da cadeia de abastecimento no Brasil - Estimar os potenciais benefícios da aplicação dos conceitos do sistema de resposta rápida ao consumidor.
Situação Atual - Alto grau de informatização dos check outs, porém com uma infra-estrutura tecnológica incipiente; - Reconhecimento da necessidade de maiores informações sobre o consumidor;
EMPRESA ESTUDADA: - Makro Atacadista e sua fornecedora Panamco, distribuidora da Coca-Cola - A atuação do Makro no setor de bens de consumo de massa está baseada em um estratégia de liderança de custos.
- Público consumidor: empresas de varejo de menor porte e transformadores públicos - Atua no mercado com uma estratégia baseada em custos operacionais baixos. -Não trabalha com Centros de Distribuição. - Os produtos são estocados nas próprias lojas e o atendimento aos clientes é baseado em auto-serviço
- Enfoque mercadológico: oferta de produtos mais baratos que os comercializados pelo varejo convencional - Necessidade de utilização de um modelo de informação adequado para a melhor gestão dos estoques e o estabelecimento de fortes parcerias com fornecedores.
Projeto de implantação de um sistema de reposição contínua de estoques com a Coca- Cola: - Estabilização - Melhores condições comerciais nas negociações com o fornecedor - Redução de custos operacionais - Maior agilidade no atendimento - Melhor gestão da demanda (maior satisfação do consumidor).
Objetivo do projeto: - Implantar a reposição eficiente nas lojas da rede Makro atendidas pela Panamco - Mensurar as reduções de custos que tais implementações causariam na cadeia de abastecimento.
Resultados: - A reposição eficiente entre a Coca-Cola e o Makro está em funcionamento em todas as lojas atendidas pela Panamco Brasil - Modelo de excelência tanto para a implantação em outras redes do varejo quanto para as demais franquias do sistema Coca-Cola.
Conclusões sobre a reposição eficiente no Makro e Panamco A reposição contínua é utilizada para uma maior eficiência nas operações logísticas das empresas, trazendo por consequência, maior agilidade no atendimento e satisfação do consumidor, ao mesmo tempo em que se reduz custos.
Referências Bibliográficas ECR Brasil. “Reposição Eficiente”. Disponível em: Leite, F. “Satisfação do cliente pela reposição contínua de mercadorias”. Disponível em: Marques, E. “O ECR - Efficient Consumer Response no Varejo Brasileiro”. Disponível em: Maniero, Ana Paula. “Reposição Contínua: parceria que agrega valor”. Disponível em: “O uso da Tecnologia da Informação para viabilizar uma Estratégia Competitiva em um ambiente de Logística Integrada - Estudo de Caso do Makro e Coca-Cola e outras experiências de empresas com o sistema de Reposição Contínua e Gerenciamento Eficiente de Estoques.” Disponível em: