Reposição Contínua (CR) Carolina Campos Fernanda quadros Gabriela Machado Pedro Henrique de oliveira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECR – Efficient Consumer Response
Advertisements

ECR Grupo 14 F x.
U05 GRUPO: 19V.
As transformações da logística
Trabalho em Grupo Logística
ECR:Alternativa de aceleração do suprimento Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo Asper Turma/Grupo: 14B Subgrupo:
Cadeia de Logística Integrada
TRANSFORMAÇÕES DA LOGÍSTICA
As transformações da logística
19T - U05 As transformações da logística
Efficient consumer response (ecr)
Efficient Consumer Response (ECR)
Efficient consumer Response (ecr)
ESTOQUE OTIMIZADO (Revista do Varejo Ano II, JAN 2006 Nº 21)
Até a Década de 50 CANAIS DE SUPORTE Atividades Externas.
Edison Tamascia. Competência Conhecimento Habilidade Atitude.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL NIVEL DE NEGÓCIOS LIDERANÇA EM CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO 4ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
Variáveis Quantitativas Qualitativas Aula 5. 2 TRADE MARKETING E O PONTO DE VENDA - Vantagens do Canal para a Indústria. - Vantagem do Trade Marketing.
A GLOBALIZAÇÃO E A LOGÍSTICA Dentro do mundo globalizado, podemos analisar que vários nichos de mercado, vem se atualizando com vários países. Não podemos.
Título Aqui Subtítulo.
Logística e Cadeia de Suprimentos
LOGISTICA CONCEITO ORIGENS.
Estratégia de Rede de Suprimentos
Soluções integradas para
Prof. José Paulo Hernandes
CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS PLANO OPERACIONAL
Administração Financeira e Orçamentária
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Mestrado Profissional em Empreendedorismo Projeto e Gestão de Sistemas.
Unidade 2 – Processos Logísticos
Surgimento e Objetivos Conceituando Características de uma parceria
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Logística e Cadeia de Suprimentos - Introdução Prof. Jorge Luiz de Biazzi.
PNV – 3411 LOGÍSTICA E TRANSPORTES RUI CARLOS BOTTER
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Transporte Prof. Jorge Luiz de Biazzi Bibliografia: BALLOU, R. H. Gerenciamento.
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA GESTÃO
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES E LOGÍSTICA
1 Quais os níveis para a integração total?
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Coordenação da Cadeia de Suprimentos
Professor Heron Duarte
MDS SOLUÇÕES. A Empresa Portfolio de Serviços Clientes.
LOGISTICA CONCEITO ORIGENS.
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Gestão da Cadeia de Suprimentos
TI / NA GESTÃO DE TRANSPORTES
Classificação de Materiais.
A Importância das TIC na Restauração
Aula 08: Ambiente do Suprimento
Logística e Gerenciamento da
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
GESTÃO DA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO 5 º PERÍODO
DISTRIBUIÇÃO FISICA Prof. Paulo Roberto Leite. CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DIRETOS E REVERSOS Matérias Primas Virgens Fabricação Distribuição Varejo Consumidor.
Gestão da Logística de Distribuição
Gestão da Logística de Distribuição
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS - ARMP
Custo De Distribuição.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS - ARMP
GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Atividades Primárias e de Apoio Logístico
PLANEJAMENTO E PREVISÕES DE VENDAS
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Administração da Cadeia de Suprimentos Supply Chain Management Germano Demathe Alencar 2019.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Aula 03 Prof.: Thiago Delattre
ECR RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR Alunos: Débora, Daniela, Geisa, Luana, Margareth, Viviane, Alexandre, Felipe, Fabiano.
ECR RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR Alunos: Débora, Daniela, Geisa, Luana, Margareth, Viviane, Alexandre, Felipe, Fabiano.
TÉCNICO LOGÍSTICA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA TURMA INTEGRADO.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus de Juazeiro Colegiado de Engenharia de Produção Previsão da demanda (parte 1) Disciplina: Gestão de.
Transcrição da apresentação:

Reposição Contínua (CR) Carolina Campos Fernanda quadros Gabriela Machado Pedro Henrique de oliveira

Reposição Contínua  Os fornecedores desconhecem as informações de venda e estoque de suas lojas e “empurram” os seus produtos de acordo com o que eles acham que o consumidor irá comprar.  O que a reposição contínua faz é corrigir esta falta de informação, disponibilizando para seus fornecedores, em tempo real, o quanto você vendeu de cada produto e a quantidade que você tem de cada um deles em estoque.

 Com isso os fornecedores montam um panorama melhor das vendas de sua loja e podem programar lotes de reposição muito mais adequados ao giro de seus produtos.  Tudo isto somente é possível quando se estabelece, com grande dose de sinergia, uma relação de parceria entre cliente e fornecedor.

A Reposição Contínua pode ser gerenciada de três formas, de acordo com a responsabilidade do processamento das informações e pela decisão da reposição: 1. No Varejo 2. No Fornecedor 3. No Operador Logístico

Para que a reposição contínua tenha sucesso é necessário que questões chaves sejam tratadas: Um Modelo de Relação Comercial estável entre as partes. Indicadores de Desempenho para compradores e vendedores compatíveis com a nova estratégia de suprimento. Qualidade no Nível de Serviços, ou seja, acuracidade na entrega de pedidos completos e na data combinada.

Deve existir uma infra-estrutura logística básica. Conhecimentos dos Custos Logísticos de ambas as partes. Um formato Ágil de Troca de Informações entre as empresas. Disponibilidade e Confiabilidade de Código de Barras nos itens a serem vendidos. Um Algoritmo eficiente, flexível e seguro que calcule as quantidades a serem pedidas ou entregues.

Benefícios  Redução de falta de produtos nas lojas  Diminuição de estoques  Menores custos logísticos  Previsão de produção (no caso de fornecedores)

Exemplo prático de benefício gerado pela Reposição Contínua

Técnicas envolvidas na Reposição Eficiente  Computer Assisted Ordering - CAO ou Pedido Automático é  Continuous Replenishment Program - CRP ou Programa de Reposição Contínua. Busca integrar, por meio de práticas distintas, o fluxo de informações e produtos;  Vendor Managed Inventory - VMI ou Gerenciamento de Inventário pelo Fornecedor é o estoque gerenciado pelo fornecedor;

 Recepção automatizada de produtos;  Cross docking;  O código de barras;  Plataformas adequadas ou docas;  Electronic Data Interchange - EDI ou Intercâmbio Eletrônico de Dados;  Custeio ABC.

Estudo de Caso: O uso da Tecnologia da Informação para viabilizar uma Estratégia Competitiva em um ambiente de Logística Integrada - Estudo de Caso do Makro e Coca-Cola e outras experiências de empresas com o sistema de Reposição Contínua e Gerenciamento Eficiente de Estoques

Publicado pela Associação ECR Brasil (2000) Escopo do Estudo: Depósito de produtos acabados na indústria até os check outs nas lojas do varejista.

Estimativa dos Benefícios - Quantificar uma estimativa de ganho e potencial de redução de custos total da cadeia. - Conhecer a situação atual da cadeia de abastecimento no Brasil - Estimar os potenciais benefícios da aplicação dos conceitos do sistema de resposta rápida ao consumidor.

Situação Atual - Alto grau de informatização dos check outs, porém com uma infra-estrutura tecnológica incipiente; - Reconhecimento da necessidade de maiores informações sobre o consumidor;

EMPRESA ESTUDADA: - Makro Atacadista e sua fornecedora Panamco, distribuidora da Coca-Cola - A atuação do Makro no setor de bens de consumo de massa está baseada em um estratégia de liderança de custos.

- Público consumidor: empresas de varejo de menor porte e transformadores públicos - Atua no mercado com uma estratégia baseada em custos operacionais baixos. -Não trabalha com Centros de Distribuição. - Os produtos são estocados nas próprias lojas e o atendimento aos clientes é baseado em auto-serviço

- Enfoque mercadológico: oferta de produtos mais baratos que os comercializados pelo varejo convencional - Necessidade de utilização de um modelo de informação adequado para a melhor gestão dos estoques e o estabelecimento de fortes parcerias com fornecedores.

Projeto de implantação de um sistema de reposição contínua de estoques com a Coca- Cola: - Estabilização - Melhores condições comerciais nas negociações com o fornecedor - Redução de custos operacionais - Maior agilidade no atendimento - Melhor gestão da demanda (maior satisfação do consumidor).

Objetivo do projeto: - Implantar a reposição eficiente nas lojas da rede Makro atendidas pela Panamco - Mensurar as reduções de custos que tais implementações causariam na cadeia de abastecimento.

Resultados: - A reposição eficiente entre a Coca-Cola e o Makro está em funcionamento em todas as lojas atendidas pela Panamco Brasil - Modelo de excelência tanto para a implantação em outras redes do varejo quanto para as demais franquias do sistema Coca-Cola.

Conclusões sobre a reposição eficiente no Makro e Panamco A reposição contínua é utilizada para uma maior eficiência nas operações logísticas das empresas, trazendo por consequência, maior agilidade no atendimento e satisfação do consumidor, ao mesmo tempo em que se reduz custos.

Referências Bibliográficas ECR Brasil. “Reposição Eficiente”. Disponível em: Leite, F. “Satisfação do cliente pela reposição contínua de mercadorias”. Disponível em: Marques, E. “O ECR - Efficient Consumer Response no Varejo Brasileiro”. Disponível em: Maniero, Ana Paula. “Reposição Contínua: parceria que agrega valor”. Disponível em: “O uso da Tecnologia da Informação para viabilizar uma Estratégia Competitiva em um ambiente de Logística Integrada - Estudo de Caso do Makro e Coca-Cola e outras experiências de empresas com o sistema de Reposição Contínua e Gerenciamento Eficiente de Estoques.” Disponível em: