Sistemas de Informações Gerenciais. Sistema de Informação Gerencial Conceitos básicos Complexidade do processo de tomada de decisão Proporcional à complexidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
Advertisements

6 Sistemas Empresariais Sistemas de Informações Gerenciais SIG.
A Contabilidade de Custos está preocupada com a apuração do resultado, ou seja, identificar o lucro de forma mais adequada. Fornecer dados para estabelecimento.
Prof. Paulo Barreto Os SPTs monitoram, coletam, armazenam e processam dados gerados em todas as transações da empresa. Esses dados.
Luís Todo Bom 7ª Aula Organização e Implementação de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
JÁ PENSOU EM UM SISTEMA QUE PRODUZA INFORMAÇÕES GERENCIAIS CONFIÁVEIS, INTEGRANDO TODAS AS ÁREAS DO SHOPPING CENTER, AUMENTE A PRODUTIVIDADE DA ADMINISTRAÇÃO,
Sistemas de Informação via Web para Controle Financeiro de uma Microempresa Leonardo Filipe Pamplona Orientador: Roberto Heinzle.
A Alltech dispõe de um software de gestão empresarial (ERP), constituído de módulos integrados que compartilham dados entre si.
SISTEMA WEB PARA GRUPOS TEATRAIS, PROFISSIONAIS LIBERAIS E AUTÔNOMOS DO MEIO ARTÍSTICO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Jogos de Empresas UNIP. Ambiente de negócios Num cenário de rupturas e descontinuidades torna-se imprescindível reconhecer a complexidade do processo.
Gestão de Pessoas - Nadja Guitton Comportamento organizacional/psicologia aplicada à Administração Gestão Por COMPETÊNCIA Como entender competência? INTEGRAÇÃO.
Efeitos contábeis nas PME – Pequenas e médias empresas em épocas de crise Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais II Fórum de Estudos Técnicos.
Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Introdução a Contabilidade DRE Luciene de Oliveira Vieira.
Luciana Rodrigues Borges – Liduina Bezerra de souza
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA
Como se relacionar melhor com bancos e investidores: Governança Empresarial e Governança Pessoal Palestra ACIJ – 27/03/2017.
Administração Financeira
Administração Financeira e Orçamentária
Administração Sistemas de Informação
Sistemas de Informação
CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLADORIA Análise Econômica e Financeira
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
RE -CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA..
Disciplina: Sistemas de Informação
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES - NITERÓI
Contabilidade de Custos
O PLANO DE MARKETING.
Controladoria Financeira
Abel N’tchala Wikinning
CONTABILIDADE GERENCIAL
Método de Análise e Solução de Problemas MASP. . Método é a sequência lógica para se alcançar um objetivo. Método de melhoria é para encontrar a solução.
AUDITORIA.
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DE CUSTOS
Sistemas de Informação EM MARKETING
Modelo Conceitual do Sistema de Informação de Gestão Econômica
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Surgiu no início do século XX Surgimento no Brasil
Tema 1 Controle gerencial, contabilidade gerencial e controladoria
Aula 06. Prof Dr Alaércio Aparecido de Oliveira
Gestão Estratégica de Operações
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
Auditoria Interna Operacional Imagens. PLANEJAMENTO DA AUDITORIA OPERACIONAL. A base para o Planejamento da Auditoria Operacional passa pela análise.
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA EM OPERAÇÕES
Execução e Controle
Capacidade. Um bom equilíbrio entre capacidade e demanda pode gerar altos lucros e resultar em clientes satisfeitos.
Administração Contabilidade de Custos Prof. Ms. Nilton Rogério Marcondes MÉTODOS DE CUSTEIO.
Software para Gestão Empresarial
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
PLANO DE NEGÓCIO Plano de Negócio – busca elementos que permitam a diminuição do risco, e não a sua eliminação; E uma forma de pensar sobre o futuro do.
Gestão da Logística de Distribuição
Aula 6 – Revisão e Prova Presencial
Administração Financeira
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
SISTEMAS, ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS (SOME)
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
Sistemas de Informações Gerenciais
CONTROLADORIA PLANEJAMENTO.
Gestão Estratégica de Operações
GESTAO ESTRATEGICA DE CUSTOS
Tópico 1: A Contextualização da Contabilidade de Custos.
Software para Gestão Empresarial
Administração Contabilidade de Custos Prof. Ms. Nilton Rogério Marcondes MÉTODOS DE CUSTEIO.
Clóvis Luís Padoveze Bauru - 27/04/ A Importância da Contabilidade nas Organizações 2. O Sistema Empresa e o Processo de Gestão 3. A Contabilidade.
CONTAB. APLICADA AO AGRONEGÓCIO EQUIPE: ADIUZE MARIELLE MARILDE ASSUNÇÃO MAURÍCIO NILZA SOUSA RAQUEL PROFESSOR: JOÃO LAUNÉ PEREIRA.
OBJETIVO DA CONTABILIDADE USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL O CONTROLE É A ALMA DE QUALQUER ATIVIDADE A FINALIDADE DO ATIVO E PASSIVO QUAL A GRANDE META.
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informações Gerenciais

Sistema de Informação Gerencial Conceitos básicos Complexidade do processo de tomada de decisão Proporcional à complexidade da organização Informações corretas, precisas e atualizadas Sistemas de Informação eficientes e eficazes Dado Elemento bruto que não conduz à compreensão de determinado fato ou situação Informação Dado inserido num contexto, resultado de uma análise Conduz à compreensão de um fato ou situação

Definição “Sistema de informações é o processo de transformação de dados em informações que são utilizados na estrutura decisória da empresa, proporcionando, ainda, a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados.” (OLIVEIRA, Djalma P. R. Sistemas, Organização & Métodos. São Paulo: Atlas, 2002 )

Definição “ Quando esse processo est á voltado para a gera ç ão de informa ç ões que são necess á rias e utilizadas no processo decis ó rio da empresa, diz-se que esse é um sistema de informa ç ões gerenciais. ” (OLIVEIRA, Djalma P. R. Sistemas, Organização & Métodos. São Paulo: Atlas, 2002)

Estrutura Modelo de um Sistema de Informações Gerenciais (SIG): (OLIVEIRA, Djalma P. R ) Tratamento (processamento) Informaçõe s Dados Decisões Resultados Ações Controle e avaliação

Áreas funcionais na empresa Dois tipos: Áreas fim Atividades e funções ligadas ao ciclo de produção ou colocação do produto no mercado (objetivo da empresa) Produção, Marketing Áreas meio Proporcionam os meios para que as áreas fim cumpram sua finalidade Administração de Finanças, Administração de Materiais, Administração de Recursos Humanos, Administração de Serviços e Gestão Empresarial

Áreas funcionais na empresa Enfoque sistêmico Não são unidades organizacionais Existe interação entre as diversas áreas Composição de uma área funcional: Conjunto de funções Grupos de atividades específicas e inter- relacionadas Observe alguns exemplos de áreas funcionais no livro: OLIVEIRA, Djalma P. R. Sistemas, Organização & Métodos. São Paulo: Atlas, 2002

Área: Administração Financeira FunçõesAtividades Planejamento de recursos financeirosOrçamentos, Programação das necessidades de recursos financeiros, Projeções financeiras, Análise do mercado de capitais Captação de recursos financeirosTítulos, Empréstimos e financiamentos, Administração de contratos de empréstimos e financiamentos Gestão dos recursos disponíveisPagamentos, Recebimentos, Operações bancárias, Fluxo de caixa, Acompanhamento do orçamento financeiro SegurosAnálise do mercado securitário, Contratação de apólices, Administração das apólices, Liquidação de sinistros ContábilContabilidade geral Contabilidade patrimonial Contabilidade de custos

O processo de tomada de decisão (1) Antes: Administrar era uma arte pessoal A informação não era considerada um recurso tão importante para a empresa. Atualmente: Processo de coordenação sistêmica A informação é imprescindível e são necessários sistemas que gerenciem essas informações.

O processo de tomada de decisão (2) Sua complexidade é diretamente proporcional à complexidade da organização; Os dados precisam ser transformados em informações (relatórios) para apoiar as pessoas que tomam decisões. Demanda informações confiáveis, precisas e atualizadas

Informação desejável Correta Não ter erros (incorreções) Completa Todos os fatos importantes Flexível Deve servir para diversas finalidades Confiável Dependente da fonte Relevante Importante em um contexto Precisa Não ter erros (aproximações) Simples Informação demais paralisa Econômica Boa relação custo x benefício Em tempo “Prazo de validade”

Valor da informação Toda informação tem custo, mas: deve diminuir o grau de incerteza das decisões; aumentar a qualidade no processo decisório. “[...] deve apresentar uma situação de custo abaixo dos benefícios que proporciona à empresa.” OLIVEIRA, Djalma P. R. Sistemas, Organização e Métodos. São Paulo: Atlas, O custo das informações deve ser menor que o benefício gerado pela decisão tomada com base nelas.

Sistemas de Informa ç ão (SI) Conjuntos de recursos (humanos, materiais e tecnológicos) organizados para processar dados, traduzindo-os em informações que permitam a tomada de decisões inteligentes. São parte das organizações. Devem estar presentes no nível estratégico das organizações.

Tipos de Sistemas de Informações Sistemas operativos Geração das informações contábeis. Sistemas informativos Apresentação de informações contábeis para apoiar decisões de usuários externos (módulo contábil) e usuários internos (módulo gerencial). Informações sintéticas e relativas a um período de tempo

Estrutura básica (MAGALHÃES, Antônio ) Dado s Tratamento (processamento) Informações Variáveis organizacionais Sistema operativo Sistema informativo

Elementos básicos (1) Elementos de Controle: Objetivos Atender às necessidades de gerar informações contábeis. Padrões Princípios Fundamentais da Contabilidade. Planos Plano de contas, históricos padrões, estruturas das demonstrações contábeis. Determinam o comportamento dos outros elementos

Elementos básicos (2) Elementos de Informação: “Entrada interna” – fatos contábeis da organização “Entrada externa” – dados sobre outras organizações “Memória” – cadastros, carteiras, movimentos, etc. “Saída interna” – relatórios internos da organização “Saída externa” – relatórios para outras “Feedback” – relatórios estão de acordo com o esperado?

Elementos básicos (3) Elementos de Transformação: “Decisão operativa” Selecionará os fatos contábeis entre as diversas ações da administração. “Operação de processamento de dados” Codificará, calculará e classificará os dados, a fim de gerar os relatórios necessários. Determinam que dados devem ser trabalhados e como fazê-lo

Esquema básico de um SIG (OLIVEIRA, Djalma P. R ) Controle e avaliação Informações Dado s Tratamento (processamento) Decisões Ações Resultados