Inclusão Escolar. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Advertisements

PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
Lei n /08 Art. 2º O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos.
DIVERSIDADE HUMANA – UMA AÇÃO NECESSÁRIA DE REFLEXÃO PARA A PRÁTICA DO CONTEXTO EDUCACIONAL Equipe: Adriana Gomes Izidoro, Rosangela Aparecida Nunes, Sharlene.
INCLUSÃOESCOLARINCLUSÃOESCOLARINCLUSÃOESCOLARINCLUSÃOESCOLAR Tania Mara Zancanaro Pieczkowski.
 A Educação Segregada (modelo clinico);  A Educação Especial (sistema paralelo de ensino) anos 70;  A inclusão (segunda metade da década de 90)  Educação.
PNE- PEDET. AS REFORMAS EDUCACIONAIS E OS PLANOS DE EDUCAÇÃO RELAÇÕES DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ( PNE) X COM O PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO PARA TERESINA.
2.1 EDUCAÇÃO ESPECIAL: inclusão e exclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas A partir do processo de democratização da escola, se evidencia.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Aula 1- Princípios e Práticas em Orientação Educacional.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
M.ª Ana Clarisse Alencar Barbosa M.ª Francieli Stano Torres
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Base Nacional Comum Curricular
Avanços nas últimas décadas
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Educação Especial e Inclusiva
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: RESOLUÇÃO Nº 147/2016/CONSUP
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
Equipa Multidisciplinar de Apoio ao Aluno EMAA
SEMANA NACIONAL DO EXCEPCIONAL APAE - Itatiba 11 a 29 de agosto de 2008 CICLO INTEGRADO DE ESTUDOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO Educação Especial e Educação.
BASES LEGAIS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação Discussões e reflexões necessárias Profa. Elenise Maria de Araújo.
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O QUE É O PEDAGOGO.
Gestão Democrática.
DISCENTE: KAROLINE BRITO
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação.
Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948 Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Afirma no artigo 26, que “toda.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
Ministério da Educação / República de Angola
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Realizar Formação Continuada
Inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino. Não é tolerado nenhum tipo de discriminação,
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
AUTISMO? O QUE É ISSO? COMO RECONHECER? POTENCIALIDADES.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Adaptação e inclusão de crianças com necessidades especiais em escola regular.
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
O profissional da gestão escolar e suas implicações.
NAPNE – campus Inconfidentes. Perspectiva da educação inclusiva  EDUCAÇÃO ESPECIAL  É a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Educação Especial Curso: Pedagogia UAB – UFC aulas 1 e 2 20 e 21 de março de 2019 Professor Marney Eduardo Ferreira Cruz.
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
Marco Legal Sistema Inclusivo Escola Especial Classe Especial.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
PERFIL DO EIXO TEMÁTICO
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

Inclusão Escolar

Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Educação básica Educação básica Formação de professores( antigo magistério e cursos normais superiores) Formação de professores( antigo magistério e cursos normais superiores)

Políticas educacionais A proposta de inclusão escolar vem produzindo um turbilhão de movimentos, que chegam em forma de Lei, exigindo e forçando sua entrada nas mais diferentes áreas que atravessam a própria sociedade. A proposta de inclusão escolar vem produzindo um turbilhão de movimentos, que chegam em forma de Lei, exigindo e forçando sua entrada nas mais diferentes áreas que atravessam a própria sociedade.

Parecer n. 17, do Conselho Nacional de Educação, 2001 O Brasil fez opção pela construção de um sistema educacional inclusivo, ao concordar com a Declaração Mundial de Educação para Todos(DMET), firmada em Jomtiem, na Tailândia, em O Brasil fez opção pela construção de um sistema educacional inclusivo, ao concordar com a Declaração Mundial de Educação para Todos(DMET), firmada em Jomtiem, na Tailândia, em Naconferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: Acesso e Qualidade. Naconferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: Acesso e Qualidade.

Princípio da escola inclusiva Crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independente de qualquer dificuldade ou diferença que elas possam ter. Crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independente de qualquer dificuldade ou diferença que elas possam ter. Devem reconhecer e responder às necessidades diversos de seus alunos, incomodando os ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade a todos, através de estratégias de ensino, uso da tecnologia e parceria com a comunidade. Devem reconhecer e responder às necessidades diversos de seus alunos, incomodando os ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade a todos, através de estratégias de ensino, uso da tecnologia e parceria com a comunidade.

Programas de Formação Inicial Deverão incutir em todos os professores da educação básica uma orientação positiva sobre a deficiência que permita entender o que se pode conseguir nas escolas com serviços locais de apoio. Deverão incutir em todos os professores da educação básica uma orientação positiva sobre a deficiência que permita entender o que se pode conseguir nas escolas com serviços locais de apoio. Capacidade de avaliar as necessidades especiais, de adaptar o conteúdo do programa de estudos, individualizar procedimentos pedagógicos para atender um maior número de aptidões. Capacidade de avaliar as necessidades especiais, de adaptar o conteúdo do programa de estudos, individualizar procedimentos pedagógicos para atender um maior número de aptidões.

“Atenção especial deve ser dispensada à preparação de todos os professores para que exerçam sua autonomia e apliquem suas competências na adaptação nos programas de estudos e da pedagogia, a fim de atender às necessidades dos alunos e para que colaborem com os especialistas e com todo o país.” (p. 37) “Atenção especial deve ser dispensada à preparação de todos os professores para que exerçam sua autonomia e apliquem suas competências na adaptação nos programas de estudos e da pedagogia, a fim de atender às necessidades dos alunos e para que colaborem com os especialistas e com todo o país.” (p. 37)

Dispositivos legais e políticos-sociais Possibilitam estabelecer o horizonte das políticas educacionais, de modo que se assegurem a igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade no processo educativo. Possibilitam estabelecer o horizonte das políticas educacionais, de modo que se assegurem a igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade no processo educativo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, Regulamenta o sistema educacional brasileiro, tratando-se de um direito constitucional a integração de alunos, com necessidades educacionais especiais preferencialmente no sistema regular de ensino. Entretanto, a Lei n /962 incorpora princípios de inclusão como sugestão, mas não os convoca como obrigatórios e suscita diferentes interpretações. Regulamenta o sistema educacional brasileiro, tratando-se de um direito constitucional a integração de alunos, com necessidades educacionais especiais preferencialmente no sistema regular de ensino. Entretanto, a Lei n /962 incorpora princípios de inclusão como sugestão, mas não os convoca como obrigatórios e suscita diferentes interpretações.

“entende-se por educação especial, para o efeito desta lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educandos portadores de necessidades especiais.” “entende-se por educação especial, para o efeito desta lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educandos portadores de necessidades especiais.” Entretanto o termo “preferencialmente” é abolido no parecer 17/01 e na resolução 2/01do CNE/CEB. Entretanto o termo “preferencialmente” é abolido no parecer 17/01 e na resolução 2/01do CNE/CEB.

A educação especial deve ocorrer nas escolas públicas e privadas da rede regular de ensino, com base nos princípios da escola inclusive. Essas escolas, portanto além do acesso a matrícula, devem assegurar as condições para o sucesso escolar de todos os alunos. Extraordinariamente, os serviços de educação especial podem ser oferecidos em classes especiais, escolas especiais, classes hospitalares e em ambiente domiciliar. A educação especial deve ocorrer nas escolas públicas e privadas da rede regular de ensino, com base nos princípios da escola inclusive. Essas escolas, portanto além do acesso a matrícula, devem assegurar as condições para o sucesso escolar de todos os alunos. Extraordinariamente, os serviços de educação especial podem ser oferecidos em classes especiais, escolas especiais, classes hospitalares e em ambiente domiciliar.

“a importante questão da formação do professor, da boa vontade dos pais dos alunos, o engajamento de diferentes profissionais do cotidiano escolar, podem fracassar se não vierem acompanhados de um forte chamado aos gestores dos projetos políticos-pedagógicos”. “a importante questão da formação do professor, da boa vontade dos pais dos alunos, o engajamento de diferentes profissionais do cotidiano escolar, podem fracassar se não vierem acompanhados de um forte chamado aos gestores dos projetos políticos-pedagógicos”.

É preciso também implementar também uma política editorial mais ágil na produção de novos materiais, livros, revistas, com relação à temática da educação inclusiva. É preciso também implementar também uma política editorial mais ágil na produção de novos materiais, livros, revistas, com relação à temática da educação inclusiva.

Concluindo Não parece que os cursos superiores estejam suficientemente preparados para as mudanças que a educação inclusiva exige, por isso é importante neste momento passar por uma etapa de formação de formadores, pois o poder das políticas públicas encontra no seu limite maior o desejo do sujeito. Se eles não quiserem mudar suas práticas estigmatizadoras, não mudarão. Não parece que os cursos superiores estejam suficientemente preparados para as mudanças que a educação inclusiva exige, por isso é importante neste momento passar por uma etapa de formação de formadores, pois o poder das políticas públicas encontra no seu limite maior o desejo do sujeito. Se eles não quiserem mudar suas práticas estigmatizadoras, não mudarão.