Aula III Profª Liane Saenger Currículo e Planejamento.

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Transcrição da apresentação:

Aula III Profª Liane Saenger Currículo e Planejamento

TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA Epistemológica Social

Tecnologias do Imaginário e Cibercultura MARTINS e SILVA (org) Sulina/Edipuc/1999 Para navegar no século 21

 Considerar que somo seres trinitários: humanos, sociais trinitários: humanos, sociais e indivíduos e indivíduos  Vencer a especialização TECER A SOCIEDADE COMPLEXA

 Saber que a política dos povos e da civilização é questão mundial da civilização é questão mundial TECER A SOCIEDADE COMPLEXA

 O pano de fundo filosófico: Oriente +Ocidente  D esafio do século XX ao XXI: unir as culturas científica e unir as culturas científica e humanística humanística TECER A SOCIEDADE COMPLEXA

Toda informação só é compreensível dentro de seu contexto. Nosso sistema educativo privilegia a separação em vez de praticar a ligação

As diferentes partes reunidas formam um conjunto organizado produtor de qualidades que não existiam se elas ficassem isoladas

Observando uma parte ficamos mais lúcidos em relação a ela mas míopes na sua relação com o todo.

Redução e determinismo nos caracterizaram até a metade do século xx Reduzir é ocultar do acaso, do novo, da invenção

As partes dependem do todo para qualificar-se como tal e o todo depende de cada parte para existir

O ser humano é autônomo mas sua autonomia depende do mundo exterior.

 Somos produtos da Natureza e a produzimos também.  A mundialização nos aproxima pelas necessidades comuns. As culturas é que nos diferenciam As culturas é que nos diferenciam

-União do todo e das partes -Ligação entre autonomia e dependência

- Concepção que liga acidentes/ perturbações/ acasos às determinações/ determinismos/ provocações

Contextualizar reconhecendo o singular

A evolução não é qualquer coisa que avança frontalmente mas parte de um “desvio” que se impõe.

Se devemos abandonar a visão do homem como centro do mundo, devemos salvaguardar a visão humanista que nos ensina a salvar a humanidade e civilizar a Terra....

*A Política de Fragmentação dos Processos de Produção A Fragmentação da Cultura Escolar *As Novas Necessidades das Economias de Produção Flexível Algumas influências dos modelos empresariais nos sistemas educacionais

A Política de Fragmentação dos Processos de Produção

Início do século até pós-guerra Fragmentação dos processos de produção Mão de obra barata Desapropriação de cultura instrumentos propriedade +

Divisão social e técnica do trabalho Mais distância entre: trabalho intelectual prático (manual)

Trabalhadores não compreendem o que produzem “FORDISMO” Controle das decisões Alienação dos processos de produção e de comercialização

Perda da capacidade de reivindicação Mais tecnologia Mais respeito à máquina submissão Mecanização

Ignorância do trabalhador Incapacitação de tomar iniciativas ou de sugerir alterações no processo produtivo

Impossibilitado de pensar e/ou de aplicar o que pensa Facilmente substituído

A Fragmentação da Cultura Escolar

Compartimentação do Conhecimento Alunos aprendem a obedecer e a submeter-se à autoridade Fragmentação da cultura escolar

Incapacidade de análise crítica Estudo para passar, não para aprender Avaliação para aprovar reprovar

As Novas Necessidades das Economias de Produção Flexível

Década 70/80 Flexibilização da economia Nova gestão e organização do trabalho

+ salário + empregos + produção + consumo

Globalização: Mercados mais heterogêneos Descentralização da produção para atender mercados locais

Estabilidade no POSTO substituída por estabilidade na EMPRESA (dos pensantes) Flexibilidade trabalhista Estímulo à participação controlada do trabalhador em

programação produção avaliação Atualização permanente Importância do trabalho em equipe (Como e quem decide o que produzir?)

Algumas Influências dos Modelos Empresariais nos Sistemas Educacionais

Toyotismo exalta o trabalhador Restauração da relevância da classe docente além da técnica Discurso da auto estima

Liberdade curricular Programações “conjuntas” Liberdade de mercado

BRECHA: formar pessoas com pensamento complexo = visão abrangente e capacidade crítica