MOTIVAÇÃO. MOTIVAÇÃO - não é algo que possa ser diretamente observado. Detectamos a existência da motivação observando o comportamento dos indivíduos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema 10 – Motivação: Conceitos básicos
Advertisements

Carreira Vocação; veículo de auto-realização; conjunto de papéis;
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE.  Algo que provoca um desarranjo, uma desordem na área psíquica do indivíduo, são distúrbios relacionados a uma resposta.
1.O que é marketing? Para quê ele serve? Como funciona? 2.O marketing é aplicável a qualquer empresa, independente de seus produtos, características e.
Mudança Organizacional.  Mudança organizacional e administração do estresse  Identificar as forças que atuam como estímulos à mudança e comparar as.
FORMACAO SINDICAL SOBRE O REFORCO DAS CAPACIDADES EM MATERIA DE ORGANIZACAO Centro Internacional de Formação – Turim - Itália 13 de setembro a 08 de outubro.
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Profa. Ms.Hely Aparecida Zavattaro.
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
UNIFEBE1 ETICA PROFISSIONAL ETICA PROFISSIONAL Prof. Sergio Sebold.
HADJI, C. AVALIAÇÃO DESMISFICADA. PORTO ALEGRE, ARTMED, 2001 A atividade de avaliação dentro da escola deve ser construída, antes de tudo, como uma prática.
2.1 EDUCAÇÃO ESPECIAL: inclusão e exclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas A partir do processo de democratização da escola, se evidencia.
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DO COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Teoria de Maslow Faculdade: Nome da faculdade Disciplina: Nome da matéria Grupo: Os nomes do grupo aqui.
A TEORIA EPISTEMOLÓGICA GENÉTICA
M9 - Gestão de procedimentos de manutenção
Sociologia Política Prof. Dr. André Zanetic
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Hierarquia de necessidades de MASLOW
Personalidade.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - CO
FACULDADES INTEGRADAS DE VÁRZEA GRANDE – FIAVEC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA   AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS EXTRÍNSECAS.
Organização de eventos II
Aprendizagem do Século XXI
ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS
PLANEJAR EXECUTAR AVALIAR
A questão da Formação Profissional.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
TEORIA DOS SISTEMAS .
Trabalho de Administração de Empresas
Escola Estadual Ernesto Solon Borges
ABORDAGEM HUMANÍSTICA
Teoria Social Cognitiva
Ponto de Partida: Da Visão Sistêmica.
Treinamento.
Personalidade e Comportamento
Teoria da Personalidade Humanista
Ferramentas de comunicação
Caso 8 - Preços de transferência
Psicologia do Desenvolvimento III
Professor Douglas Pereira da Silva
Cone de Dale Daniela Gonçalves.
Equipe: Juliana Xavier José Ricardo Roberto pereira Talita Cisias
Comportamento do Consumidor
DEMANDA.
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
DEMANDA.
“O PENSAMENTO CRIADOR” Palestra Pública Baseado no livro “Mecanismos da Mediunidade” pelo espírito André Luiz.
ATIVIDADE FÍSICA Prof.ª Paula Djane. ATIVIDADE FÍSICA As evidências estão aumentando e são cada vez mais convincentes. Pessoas de todas as idades que.
Hierarquia de necessidades de MASLOW Necessidades de Auto-realização Necessidades de Estima Necessidades Sociais Necessidades Segurança Necessidades Fisiológicas.
Comportamento Organizacional
Motivação e Eficácia para Vendedores. Aula 1
IDEIA DE ÁREA E FRAÇÕES: uma relação necessária.
O existencialismo de Sartre
MOTIVAÇÃO.
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar Psicóloga Camilla Lima – CRP 17/1535.
Seja Motivado Não Trabalhe com o que você gosta! Goste do que você faz!!!
 Técnica grupal baseada na representação dramatizada ou teatralizada de situações reais de trabalho;  Situação problema;  Role playing, psicodrama;
Abraham Maslow. A famosa hierarquia de necessidades de Maslow, proposta pelo psicólogo americano Abraham H. Maslow, baseia-se na idéia de que cada ser.
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional Diagnóstico e Avaliação.
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
Mercados consumidores e comportamento de compra do consumidor
Funções Mentais Superiores Base para o Estudo do Comportamento Humano Percepção Atenção Memória Linguagem Pensamento Emoção.
Transcrição da apresentação:

MOTIVAÇÃO

MOTIVAÇÃO - não é algo que possa ser diretamente observado. Detectamos a existência da motivação observando o comportamento dos indivíduos.

MOTIVAÇÃO MOTIVO pode ser definido como "algo interno que leva o indivíduo a manter um comportamento orientado para um objetivo".

MOTIVAÇÃO “Motivos”, “necessidades”, “impulsos” e “instintos” são todos constructos, idéias concebidas para explicar comportamentos que de outra forma seriam enigmáticos. Eles existem, mas não podemos medi-lo diretamente.

MOTIVAÇÃO Definindo Termos Motivacionais Motivo, ou Motivação, refere-se a um estado interno que pode resultar de uma necessidade.

MOTIVAÇÃO Aqueles que surgem para satisfazer necessidades básicas relacionadas com a sobrevivência e derivadas da fisiologia são geralmente chamadas de impulsos.

MOTIVAÇÃO O termo “instinto” refere-se a padrões complexos de comportamento que se pensa serem derivados da hereditariedade. Um outro termo predisposição genética, ganha também a preferência sobre o termo “instinto” em função de sua clareza.

MOTIVAÇÃO Apesar de serem independentes da aprendizagem para seu aparecimento, sabe-se que os motivos naturais podem ser influenciados por incentivos externos. INCENTIVO é um objeto ou condição externa que estimula o aparecimento do comportamento motivado.

MOTIVAÇÃO MODELOS DE MOTIVAÇÃO O modelo de incentivo – diz que experiências e incentivos frequentemente alteram cognições e emoções, levando a motivação. A motivação aciona o comportamento, o qual pode novamente alterar cognições e emoções, aumentando ou diminuindo o nível de motivação.

MOTIVAÇÃO MODELOS DE MOTIVAÇÃO Modelo Homeostático (Este modelo pressupõe que o corpo tem padrões de referência, ou pontos estabelecidos para cada uma de suas necessidades) A motivação, segundo este modelo, serve de esquema maior do corpo, voltado a auto- regulação, ou homeóstase.

Modelo homeostático de motivação O corpo compara o padrão de referência com o estado atual para determinar se existe uma necessidade. Comportamento Estado atual do organismo Nenhuma mudança necessária Padrão de referência Motivo

Modelo de incentivo da motivação Incentivo Experiências passadas e presentes Cognições e emoções MotivaçãoComportamento

MOTIVAÇÃO Motivação Inconsciente As pessoas têm consciência de suas motivações?

MOTIVAÇÃO Sigmund Freud acreditava que os seres humanos raramente têm consciência das forças que os motivam. E você acredita em que?

MOTIVAÇÃO Motivação Social Toda motivação humana pode ser considerada social (Brody, 1980; Reykowski; 1982a); até mesmo os impulsos humanos mais básicos são influenciados pela cultura.

MOTIVAÇÃO Motivação de Realização Acredita-se que a motivação de realização provenha das necessidades de buscar a excelência, atingir objetivos grandiosos ou ser bem-sucedido em tarefas difíceis. Ela envolve competir com os outros ou contra algum padrão interno ou externo (Spence & Helmreich, 1983).

MOTIVAÇÃO Motivação de Realização e Realização Nosso modelo de motivação diz que os incentivos despertam cognições e emoções. Em situações de emprego, provavelmente as pessoas analisam o valor de atingir um objetivo sugerido pelo incentivo (Sorrentino et al., 1984)

MOTIVAÇÃO Ex.: Imagine que você seja um executivo ambicioso e que lhe seja dito que as vendas estão caindo e que o presidente investirá na carreira de qualquer um que reverta essa tendência. Uma cota, a promessa de um bônus ou outro tipo de desafio também funcionaria como incentivo.

MOTIVAÇÃO E como pode surgir a motivação e modificar comportamentos? Pode surgir de forma INTRÍNSECA ou EXTRÍNSECA.

MOTIVAÇÃO A motivação intrínseca é motivado por fatores internos E a motivação extrínseca se dá quando ela vem de fora

REFLEXÃO A prática leva a perfeição. (Fabricante Fit) Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias. (Victor Hugo)