O que é ? Equipe de psicólogas que trabalha junto à comunidade buscando prevenção em saúde mental. Como? Identificação das necessidades de cada local Palestras.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEXUALIDADE INFANTIL n Instituto de Ensino e Pesquisa e Psicoterapia – IEPP n Relações com a Comunidade.
Advertisements

ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
Filosofia nas Empresas Por CLÁUDIA VASCONCELOS O mundo atual Não temos tempo para nada Materialismo / consumismo Egoísmo ( somos a sociedade do meu...
Serviço de Proteção e Atendimento à Famílias e Indivíduos
Classificação dos Métodos de Ensino:
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas (Parte II)
SUMÁRIO 3 Pilares de uma organização Ética no trabalho.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
RELAÇÕES HUMANAS Psicologia das Relações Interpessoais.
ÉTICA PROFISSIONAL Curso: Engenharia Mecânica Prof. Rodrigo Barbosa.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;
A educação dos filhos No Grande Conflito.
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
Criatividade e Inteligência Competitiva
ALTERIDADE Alter, do latim, se colocar no lugar do outro na relação interpessoal, com consideração, valorização, identificação e dialogar com o outro.
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
PSICOTERAPIA DE GRUPOS
E AGORA? COMO EU SAIO?. E AGORA? COMO EU SAIO?
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
M9 - Gestão de procedimentos de manutenção
Estratégia Mercadológica
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
Parte I PAINEL 5S Apresentação e painel da escola
Planejamento.
DEFINIÇÃO DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO
LIÇÃO 5 – DEIXANDO PAI E MÃE
Liderança Militar CMG (RM1) Erivaldo.
PROCESSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
Modulo 1 – Desenvolvimento Organizacional 1.2. Abordagem Mecanisista
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
Socialização e herança cultural
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
Oficina de Proteção Infantil
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
Consultoria Referência RH
Rosilene vieira Guimarães POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL Curso de Pós-Graduação Gurupi – To 24/06/17.
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
CAPTAÇÃO DE RECURSOS Promoção: Parceria: Consultoria Colaborativa
 Necessidade de dominar sua área e outras  Atitudes  Idiomas (inglês e espanhol)  Informática  Cultura geral  Capacidade de trabalhar em equipe.
Comportamento Organizacional
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Desenvolvimento da Comunidade
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
9 BALDES.
Estagio Supervisionado em Docência
→ Consideração individualizada → Estimulação Intelectual → Influência do líder.
Áreas da Filosofia.
ENFERMAGEM: TEORIA, CONCEITOS, PRINCÍPIOS E PROCESSO.
→ Consideração individualizada → Estimulação Intelectual → Influência do líder.

Diretrizes de um programa de prevenção
Clássicos da sociologia: Max weber
FERRAMENTAS DA QUALIDADE. Qualidade A qualidade está relacionada á cultura, a um produto ou serviço, e a percepção do individuo, suas expectativas e necessidades,
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
Pesquisa Científica
III ° Simpósio Paranaense de Comitês de Ética em Pesquisa em Seres Humanos Hospital IPO e Instituições Parceiras. 31 de Maio de /08/2019.
Mercados consumidores e comportamento de compra do consumidor
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

O que é ? Equipe de psicólogas que trabalha junto à comunidade buscando prevenção em saúde mental. Como? Identificação das necessidades de cada local Palestras Oficinas Grupos Orientação Onde? escolas, empresas e grupos comunitários...    Relações com a C o m u n i d a d e Alguns temas já trabalhados: Sexualidade – adolescentes Desenvolvimento Humano – ciclo vital Pré- escolares Comunicação (equipes; professores; pais...) Frente a dor do outro Contos infantis e prevenção A importância do brincar Pressão no trabalho Trabalho, depressão e estresse Conciliando família e empresa Trabalho em grupo e comprometimento Motivação... Contato: IEPP (51) Site:

Coordenadora Geral: Cristiane Vieira Ana Paula Lamas Portugal Adriana Gonçalves

OBJETIVO Abordar o tema “ética” com enfoque preventivo. Refletir sobre as formas de se favorecer um bom “clima” na instituição – Qualidade de vida e bem-estar. Formas x valor de destaque, promoção e reconhecimento na empresa. Relações “atropeladas” a custo do quê?

O QUE É ÉTICA ????

ÉTICA... Verdade Jeito de ser e de agir Relação com as outras pessoas Vem de dentro!!! Valores Responsabilidade Respeitar Confidencialidade Por que exerço essa profissão – metas, objetivos... Moral

“A empresa necessita desenvolver-se de tal forma que a ética, a conduta de seus integrantes, bem como os valores e convicções primários da organização se tornem parte de sua cultura. A postura ética constrói ou destrói a reputação de uma empresa. Valer-se do abuso econômico, constranger adversários que exprimem idéias distintas, desrespeitar os funcionários,...usar procedimentos escusos para obter vantagens a todo custo (corrupção, manipulação de balanços, formação de cartéis etc) são alguns destes desvios que afastam a empresa de sua verdadeira função social. Ser ético não significa conduzir-se eticamente quando for conveniente, mas o tempo todo". SEBRAE A boa empresa não é apenas aquela que apresenta lucro, mas a que também oferece um ambiente moralmente gratificante, em que as pessoas boas podem desenvolver seus conhecimentos especializados e também suas virtudes. "Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica" de Maria Cecília Coutinho de Arruda e outros. São Paulo, Atlas, 2001.

As empresas são grupos de indivíduos unidos por relações hierárquicas, de modo organizado, tendo em vista um único objetivo. Sendo assim, qualquer abordagem ética sobre a empresa será necessariamente uma abordagem da moral dos indivíduos que a compõem.

POR QUE FALAR SOBRE COMO NOS RELACIONAMOS? Porque... Porque... “Somos responsáveis por aquilo que fazemos, o que não fazemos e o que impedimos de fazer” o que não fazemos e o que impedimos de fazer” Albert Camus

Relação é: semelhança, afinidade, ligação, referência, respeito, familiaridade, convivência. Relação é: semelhança, afinidade, ligação, referência, respeito, familiaridade, convivência. As nossas primeiras relações se dão na família. Essas “primeiras marcas” das nossas relações na família levamos para toda a vida. As nossas primeiras relações se dão na família. Essas “primeiras marcas” das nossas relações na família levamos para toda a vida. A família é o mais primitivo de todos agrupamentos humanos (prover necessidades subsistência e afetiva); A família é o mais primitivo de todos agrupamentos humanos (prover necessidades subsistência e afetiva); Neste sentido, desde a infância as experiências vividas com figuras significativas do mundo familiar vão “gravando-se no indivíduo”, constituindo sua identidade (seu jeito de ser). Neste sentido, desde a infância as experiências vividas com figuras significativas do mundo familiar vão “gravando-se no indivíduo”, constituindo sua identidade (seu jeito de ser). E como juntar pessoas com vivências/ valores/ atitudes diferentes num mesmo trabalho???

Eu no grupo O homem é um ser com a inata tendência a agrupar-se para assegurar sua identidade e sobrevivência como espécie. No trabalho. O homem agrupou-se para defender os perigos naturais, assim como para buscar o domínio e poder sobre grupos rivais. O homem é um ser com a inata tendência a agrupar-se para assegurar sua identidade e sobrevivência como espécie. No trabalho. O homem agrupou-se para defender os perigos naturais, assim como para buscar o domínio e poder sobre grupos rivais. Assim, independente qual grupo estamos falando, existe uma tendência à coesão ou desintegração/ ruptura frente a uma situação nova ou que ameaça o equilíbrio grupal; Assim, independente qual grupo estamos falando, existe uma tendência à coesão ou desintegração/ ruptura frente a uma situação nova ou que ameaça o equilíbrio grupal; A forma que um grupo vai funcionar depende da fase que o grupo está em relação os demais membros, assim como as características individuais de seus membros. A forma que um grupo vai funcionar depende da fase que o grupo está em relação os demais membros, assim como as características individuais de seus membros.

Um autor chamado Bion expandiu uma idéia de que um grupo que desenvolve bem sua tarefa é chamado de “grupo de trabalho”. Entretanto, nem sempre os grupos funcionam dessa maneira “evoluída”. Existem basicamente 3 tipos de grupos: 1. Dependência - ilusão da segurança, sempre dependem de um líder; 2. Acasalamento - grupos que se ocupam demais trabalhando relações interpessoais e esperando um “salvador”, assim a tarefa objetiva fica de lado; 3. Luta e fuga – o grupo faz com que a oportunidade de conflito não seja utilizada para pensar e modificação, mas sim para salientar sua insatisfação e ainda estimular que um de seus membros entrem em confronto com a autoridade. Importância de identificar estes movimentos grupais!