GESTÃO DE PROJETOS. 2. Guia PMBOK ® 2.1. Guia PMBOK ®. Histórico. Processo Elaboração e Revisões. Conteúdo e Estruturação (Áreas de conhecimento, Processos.

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GESTÃO DE PROJETOS

2. Guia PMBOK ® 2.1. Guia PMBOK ®. Histórico. Processo Elaboração e Revisões. Conteúdo e Estruturação (Áreas de conhecimento, Processos de Gerenciamento, Grupos de Processos) 2.2. Processos de Gerenciamento de Projetos

3 Guia PMBOK® – Uma boa prática não significa que o conhecimento descrito deverá ser sempre aplicado uniformemente em todos os projetos. Guia PMBOK® Subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos que é amplamente reconhecido como boa prática.

Guia PMBOK® O que é: 1.Guia (cita ferramentas e técnicas consideradas adequadas para o gerenciamento de um projeto) 2.Norma ou Padrão (busca facilitar o entendimento da disciplina) 3.Práticas recomendadas 4.PMI o considera uma referência básica 5.Subconjunto do conjunto de conhecimento para gerenciar projetos com aplicação condicionada à adequação 6.A equipe é responsável por determinar o que é apropriado para um projeto específico Fonte: Guia PMBOK® 4

Cuidados: 1.Guia PMBOK® não é uma metodologia 2.Estabelece diretrizes para UM PROJETO individual (o PMI define outros documentos e padrões para a compreensão de outros fatores que interferem nos projetos) 3.Como “referência básica” não é abrangente nem completo 4.Boa prática não significa que o conhecimento deve ser aplicado uniformemente em todos os casos 5.Descreve processos de gerenciamento de projetos, não descreve processos de gerenciamento de produtos 6.Processos de gerenciamento não podem ser considerados sistemas fechados Guia PMBOK® Fonte: Guia PMBOK® 5

2. Guia PMBOK ® 2.1. Guia PMBOK ®. Histórico. Processo Elaboração e Revisões. Conteúdo e Estruturação (Áreas de conhecimento, Processos de Gerenciamento, Grupos de Processos) 2.2. Processos de Gerenciamento de Projetos 2.3. Estruturas Organizacionais (Funcional, Projetizada, Matricial e derivações) Equipe do projeto. Equipe de Gerenciamento de Projeto Gerente do Projeto: Conhecimento, Formação, Habilidades, Responsabilidade e Funções. 6

Dez Áreas de Conhecimento Escopo Qualidade Comunicação Riscos TempoCusto Recursos Humanos Aquisições Integração Fonte: Guia PMBOK® Visão didática! 7 Gerenciamento de Stakeholders

XXX Complexidade do gerenciamento para cada tipo de projeto 8 Processos de gerenciamento simplificados A metodologia de gerenciamento de projetos da organização deve definir critérios de classificação de projetos e padrão de documentos para cada tipo de projeto Projetos rápidos e de pouco valor

Escopo Tempo Custo Tripla restrição (Antigo Conceito). Há uma interdependência entre estas restrições. Não é possível alterar uma delas sem afetar uma das outras. Restrições do Projeto 9

Pontos importantes Guia PMBOK ® : Não é metodologia 10 áreas de conhecimento 5 grupos de processos (não são etapas!) 47 processos de gerenciamento Incerteza e elaboração progressiva Sucesso em projetos: Tripla restrição é uma relação de interdependência, não necessariamente indica o sucesso Sucesso depende de valores Critério de sucesso varia para cada projeto

Gerenciamento de Projetos – Cinco Grupos de Processos – Dez áreas de conhecimento – Balanceamento das restrições Processos de Encerramento Processos de Controle Processos de Iniciação Processos de Execução Processos de Planejamento Fonte: Guia PMBOK® 11

12 Organizados por áreas de conhecimento Organizados por grupos de processos 47 processos de Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento Integrado de Projetos – Planejamento integrado 13 – Controle integrado Planejar uma área afeta todas as demais. Ao criar um processo de qualidade, se altera custo, riscos, prazos, recursos humanos, e outras... Controlar escopo (entregas e trabalho) afeta cronograma, custos, riscos, qualidade, aquisições e outras... Atenção

FASE 1 FASE 2 FASE 3 FASE 4 Nem sempre as fases são sequenciais 14 PROJETO

Exemplos de Ciclo de Vida Indústria da Construção 15 Desenvolvimento de software