Função Composta. Idéia de função composta Paulo,o administrador de um parque de animais selvagens, precisou fazer um levantamento do número de pessoas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BINGÃO DO PAULÃO Colégio Integrado Jaó –
Advertisements

Unidade 5 – Estudo de Funções
FUNÇÃO COMPOSTA, FUNÇÃO INVERSA E FUNÇÃO MODULAR
FUNÇÕES.
FUNÇÃO PAR OU ÍMPAR FUNÇÃO ÍMPAR f(-x) = - f(x) FUNÇÃO PAR
Função composta e função inversa
Colégio Salesiano Dom Bosco
As funções e o plano cartesiano
Capítulo 14 Funções inversas slide 1
AULA 2 Função Afim Função Inversa Função Composta.
(Turma M.E.D – Integrado Jaó)
CLASSIFICAÇÃO DE FUNÇÕES
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA
Matemática Revisão Global Professor Rivelino.
FUNÇÃO COMPOSTA Prof. Meire de Fátima Observe o diagrama:
ESTUDO GERAL DAS FUNÇÕES:
Estudo das funções conceitos iniciais
FUNÇÃO INJETORA, SOBREJETORA, e BIJETORA.
TIPOS DE FUNÇÃO Profª Juliana Schivani. PLANOS DE INTERNET Uma empresa está com problemas na linha telefônica e quer contratar, temporariamente, um serviço.
FUNÇÃO COMPOSTA.
Álgebra Linear Espaço Vetorial
MATEMÁTICA DISCRETA – RAV2 PROFESSORA HELGA BODSTEIN, D.Sc.
Teoria de Filas – Aula 3 Aula de Hoje Variáveis aleatórias discretas Bernoulli Binominal Uniform Poisson Geométrica Aula Anterior Independência Condicionamento.
LOGARITMOS EQUAÇÕES. Função logarítmica Uma função f: é função logarítmica quando existe um número real a, com a > 0 e a ≠ 1, tal que f(x) = log a x para.
Matemática Básica Gráficos de Funções Reais. Como construir um Gráfico y x y = f(x) x3x3 y 3 x 2 x4x4 x 1 x 5 y4y4 y2y2 y1y1 y5y5 xy = f(x) x1x1 y1y1.
PRINCIPAIS MODELOS CONTÍNUOS Modelo uniforme Uma v.a. contínua X tem distribuição uniforme com parâmetros  e  (  <  ) se sua função densidade.
Função inversa AB..... f B A..... f -1 Neste caso a função inversa não existe, pois há um elemento no domínio com duas imagens. 1º condição: Para uma função.
Geometria Analítica: Estudo das cônicas: Elipse. Definição: Uma elipse é o lugar geométrico formado pelas posições ocupadas por um ponto que se move em.
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA
Função Composta.
Cálculo Diferencial e Integral III
IFRS Campus Osório Alunas: Carolina, Camila Z., Kamyla e Leonora.
Função afim ou polinomial do primeiro grau
FUNÇÃO INJETORA, SOBREJETORA, e BIJETORA.
Funções Administrativas
DISTRIBUIÇÃO NORMAL.
CONJUNTO.
O número de divisores naturais de um número natural é igual ao produto dos expoentes dos seus fatores primos aumentado, cada expoente, do número.
FUNÇÃO DO 2º GRAU OU FUNÇÃO QUADRÁTICA.
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA
Números Complexos Definição: Um número complexo z pode ser definido como um par ordenado (x, y) de números reais x e y, z = (x, y) (1) sujeito.
1) Se f(x) = 2x – 1, calcule f(100).
Equações do 1º grau São sentenças matemáticas abertas que apresentam sinal de igualdade ( = ) e uma variável ou incógnita ( x , y ou qualquer outra letra).
F(x) = ? x = alunos Hora da aula f(alunos) =.
ÁLGEBRA LINEAR INDEPENDÊNCIA E DEPENDÊNCIA LINEAR (LI e LD)
Funções de Várias Variáveis
Funções.
Expressões algébricas
Funções e Gáficos 2 a aula – Profa. Marli. Sumario Definição de funções Domínio e Contradomínio Função definida ou não definida em uma variável Variável.
Teoria dos Conjuntos.
Função Profª. Carla S. Moreno Battaglioli
Aula 07 e 08 - Funções Definição de função, representação de funções, função crescente e decrescente, função linear , polinomial, racionais e algébricas.
Capítulo 2 Conceito de função
O que você deve saber sobre
Função de mais de uma variável
Mtm 3 – Aula 15 Prof. Kmarão.
Proporcionalidade Inversa.
Observe as seqüências numéricas:
FUNÇÃO INJETORA, SOBREJETORA, BIJETORA E INVERSA
É COMO UMA MÁQUINA ONDE ENTRAM
Unidade 6 – Função Modular
Grafos: Conceitos Básicos
Matriz Matriz é uma tabela de elementos dispostos segundo linhas e colunas. Exemplo:
Função Polinomial do 1º Grau PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
( UFSC ) Seja f(x) = ax + b uma função linear. Sabe-se que f(-1) = 4 e f(2) = 7. Dê o valor de f(8). y = ax + b f(-1) = 4 (-1, 4) 4 = a(-1) + b (2,
Taxa de variação - Reta tangente - Derivada
Mtm 3 – Aula 15 Prof. Kmarão.
Mtm 3 – Aula 17 Prof. Kmarão.
Expressões algébricas
Prof. Paulo Salgado Geometria Analítica Prof. Paulo Salgado
Transcrição da apresentação:

Função Composta

Idéia de função composta Paulo,o administrador de um parque de animais selvagens, precisou fazer um levantamento do número de pessoas que visita o parque aos domingos. Para fazer esse cálculo ele teve que levar em consideração que cada ingresso dá direito à entrada de um veículo, independente do número de passageiros.

Veja como Paulo fez. Primeiro ele calculou que aos domingos, entram em média 35 veículos no parque a cada hora. v(h) = 35h, onde v = número de veículos, h = números de horas v(h) = 35h, onde v = número de veículos, h = números de horas Depois de muitas observações e de muitos cálculos, Paulo percebeu que, em média, o número de veículos e o números de pessoas se relacionam segundo a função: p(v) = 4v, onde p = números de pessoas e v = números de veículos

Finalmente, Paulo fez uma composição entre as duas funções Vamos relacionar diretamente o número de pessoas com o número de horas v = 35h p = 4.(35h), logo p = 140h p = 4.(35h), logo p = 140h p = 4v Esta ultima função é chamada função composta de p com v indicada por p ° v ( lê-se: p composta com v ) p ° v ( lê-se: p composta com v )

No diagrama

Definição de função composta Dadas as funções f: de A em B e g: de B em C, chamamos de função composta de g com f a função g o f: de A em C, tal que ( gof)(x) = g(f(x)), para x E A

Função inversa Para facilitar seu trabalho uma vendedora fez a seguinte tabela: Quantidade de camisetas preço15,0030,0045,0060,0075,0090,00

Podemos encontrar duas funções:

Função inversa Dada duas funções f: de A em B, chamamos de função inversa de f a função f¹: de B em A, tal que para todo (x,y) E f há (y,x) E f¹ Obs: o domínio de uma função é igual a imagem de sua inversa Será que toda função possui uma inversa??????

Função sobrejetora Uma função f: A em B é sobrejetora quando, par qualquer yE B sempre temos xE A tal que f(x) = y, ou seja quando im(f)=B imagem = contra domínio imagem = contra domínio

Função injetora Uma função f: A em B é injetora se, par quaisquer x1 e x2 de A com x1≠x2, temos f(x1) ≠ f(x2)

Função bijetora ou invencível Uma função é f: A em B é bijetora se for sobrejetora e injetora ao mesmo tempo Uma função é f: A em B é bijetora se for sobrejetora e injetora ao mesmo tempo

Gráfico de uma função inversa O gráfico de uma função e de sua inversa são simétricos em relação ao gráfico da função identidade i, definida por i(x) = x, que também contem a bissetriz dos quadrantes ímpares.

Outro exemplo:

Lei da função inversa. Seja f(x) = -5x +1, vamos determinar a lei da função inversa de f 1.Como f(x) é a imagem de x através da função f e que y também representa essa função então substitua f(x) por y y=-5x +1 2.Inverte as variáveis da função f, ou seja, troca x por y e y por x x=-5y+1 3.Expressa y em função de x, devemos isolar y 5y=1-x y=1-x/5 Logo f¹(x) = 1-x/5