BIBLIOTECA - UNIDADE DE INFORMAÇÃO A INFORMAÇÃO ENQUANTO AGENTE DE MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO CBD0264 Informação Ciência e Tecnologia Estudo de Caso: Serviços de Informação e o Potencial Usuário
CBD0264 INFORMAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA A Informação enquanto “Agente de Mudanças” na Organização A Cultura Organizacional e os Serviços de Informação A Organização: Missão, Visão, Estrutura Organizacional Linguagem e Cultura Organizacional Elaboração do Perfil do Potencial Usuário
CBD0264 INFORMAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA A INFORMAÇÃO ENQUANTO AGENTE DE MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO Exercicio: A INFORMAÇÃO ENQUANTO AGENTE DE MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO 1.Escolher o Tipo de Organização: a.Biblioteca Escolar / Pública / Universitária / Especializada b.Instituto de Pesquisa c.Centro de P&D d.Unidade de Informação Setor Produtivo 2.Definir Visão, Missão, Valores 3.Perfil do Usuário 4. Elaborar o Plano de Serviços a partir do Perfil do Usuário
Missão, Visão e Valores da Biblioteca Unidade de Informação Descreva claramente a missão, visão e valores de longo prazo da Biblioteca / Unidade de Informação. –Tente usar palavras que ajudarão a direcionar o crescimento da organização, mas seja o mais conciso possível.
A Equipe Identifique a Estrutura Organizacional da Biblioteca e/ou UI
Resumo do Setor de Atuação Faça um resumo do setor de atuação da Biblioteca e/ou Unidade de Informação no passado, no presente e no futuro. –Examine as atividades relacionadas com: partição na estratégia operacional da organização, liderança, serviços aos usuários, mudanças de padrões de busca, apropriação e uso da informação.
Oportunidades Identifique problemas e oportunidades. –Descreva os problemas dos usuários e comunidades de usuários e defina a natureza das oportunidades dos serviços que são criadas por esses problemas.
Conceito de Operação Resuma o principal conceito ou a principal estratégia em que a Biblioteca ou UI esta estruturada.
Fatores de Risco Resuma os Fatores de Risco. Descreva a proposta de valor da Biblioteca e/ou UI
Metas e Objetivos Liste as metas de cinco anos. Descreva os objetivos específicos e mensuráveis para atingir as metas de cinco anos. –Liste os objetivos de Inovação –Liste os objetivos de Qualidade. –Liste os objetivos Operacionais.
Plano Financeiro Descreva os investimentos em produtos, processos e serviços para atingir as metas e objetivos. –Este plano deve incluir investimentos em tecnologias equipamentos, serviços, infraestrutura
Requisitos de Recursos Liste os requisitos para os seguintes recursos: –Pessoal –Tecnologia –Finanças –Infraestrutura –Marketing –Produtos –Serviços
Riscos e Compensações Descreva resumidamente os riscos do projeto proposto e como eles serão abordados.
Principais Problemas Curto prazo –Identifique as principais decisões e os principais problemas que precisam de resolução imediata ou a curto prazo. –Descreva as conseqüências decorrentes do adiamento de decisões. Longo prazo –Identifique problemas que precisam de resolução a longo prazo. –Descreva as conseqüências decorrentes do adiamento de decisões.
Perfil do Potencial Usuário
Portfólio de Serviços
Valor Agregado/Percebido