Ser Educador é uma Arte Prof. Denys Sales 1
2 The Wall - Waters / Gilmour (Pink Floyd)
O quê se conhece? Só 5% do universo estão na forma de estrelas, planetas, gases interestelares, poeira, partículas elementares( neutrinos), corpos celestes( buracos negros, por exemplo), ou seja na forma de matéria que podemos identificar. O restante encontra-se na forma de matéria escura, cuja natureza ainda desconhecemos. Física para o Brasil: pensando o futuro, SBF, 2005 PARTE I - 3
Conhecer, que é sempre um processo, supõe uma situação dialógica. Não há, estritamente falando, um ‘eu penso’, mas um ‘nós pensamos’. Paulo Freire PARTE I - 4
Não pode haver docência sem discência. Paulo Freire PARTE I - 5
Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende. Guimarães Rosa PARTE I - 6
INSIGNARE = ENSINO = CONSTRUIR SENTIDO PARTE I - 7
O desafio nosso é a sedução, o que os jovens querem saber não coincide com o que devem aprender imposto por nós. Moacir Gadotti PARTE I - 8
Somos educadores do século XX, ensinando conteúdos do século XIX, a alunos do século XXI. José Carlos Libâneo PARTE I - 9
Temos que educar o conhecimento e os sentimentos. ‘Sinto, logo existo’ em contraposição ao ‘Penso, logo existo, que é uma concepção cartesiana. Devemos ser tudo, menos indiferentes. Moacir Gadotti PARTE I - 10
O contrário do amor é a indiferença. Celso Vasconcelos PARTE I - 11
AMOR = EROS + FILIA + ÁGAPE PARTE I - 12
O abandono não mata o jardim, mas sim a indiferença de quem por ele passa. Mário Quintana PARTE I - 13
É preciso ter amorosidade em sala de aula. Paulo Freire PARTE I - 14
Não ensinamos o que sabemos, mas o que somos, junto com o que somos vai um pouco do que sabemos. Luiz Schettini Filho PARTE I - 15
Quanto mais me aprofundo nas ciências mais me aproximo de Deus. Albert Einstein PARTE I - 16
Nosso papel nesse palco
–Foco no aluno Trabalhar em grupo Sujeito coletivo Fazer uso de tecnologias digitais Ambientes de aprendizagem Informatizados 18 Um modelo centrado na aprendizagem e no Aluno: Metodologias Ativas Nossa conduta
19 Vamos pintar uma nova Sala de Aula
Você tem feito por merecer tudo aquilo que gratuitamente recebe? Faça bem feito desde a primeira vez... Dê tudo de si! 20 Faça como se fosse para você! Faça por merecer!
E nunca esqueçam... 21
Muito Obrigado!