Ser Educador é uma Arte Prof. Denys Sales 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro Pedagógico 2015 Metodologias Ativas: Os Desafios na Sala de Aula Prof. Denys Sales 1.
Advertisements

Ser Educador Conjecturas e reflexões Prof. Denys Sales 1.
♫ FILHOS BRILHANTES ALUNOS FASCINANTES Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas. Bons filhos conhecem.
Pedagogia de Jesus – parte 2 Programa MAIS UM POUCO Formação para Escola Dominical Andreia Fernandes Oliveira.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
ENSINAR A COMPREENSÃO CURRICULO E AVALIAÇÃO METODOLOGIA E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR Equipe: ANA CAROLINA FRANÇA ANDREIA MATOS LUCAS MARILIA BARRETO PAULA.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
Prof. Dr. Gilvandenys Leite Sales 1 Reflexões: Viver - Aprender – estabelecer conexões.
+ XIX Seminário internacional de aprendizagem e serviço solidário Bs. As. UCA.
O PAPEL DA TECNOLOGIA NO ENSINO E NA SALA DE AULA Leila Brandt Kerber e Lilian Ritter.
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Criar Celso Alessandra Grupo C Anderson Mª Luciana Laércio.
A educação dos filhos No Grande Conflito.
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Introdução à Educação Digital Local: NTE José Bonifácio-sp
Ser um designer instrucional na era da tecnologia móvel: desafios para o professor do século XXI I SEMANA DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL DO IFPI - CAMPUS TERESINA.
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
Para onde caminha o Ensino e a Aprendizagem Tecnologias X Metodologias
A CRIAÇÃO DOS FILHOS: O TRABALHO E O DESAFIO DE SER PAI E MÃE
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Os Direitos das Crianças
Alemanha Inicio do século 20
Aluno: Rodrigo Pimentel
O ensino de História: teoria e prática
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
MAPAS CONCEITUAIS César Ferreira Soares IAG-USP
O uso de blogs como ferramenta de ensino
PRELETORA Maria do Carmo Carvalho
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DAS CAUSAS PRIMÁRIAS
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
Instituto Paulo Freire Introdução às Teorias de Aprendizagem
A inclusão social é a arte de não ter preconceito com as pessoas!
IPÊS DO BRASIL.
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Favorecendo a auto-estima
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Elio Carlos Ricardo FE - USP
Problemas e problematizações
8. Utilizar a pesquisa e a inovação.
Vai-se muito rápido, mas sempre se podem assoprar outras.
XXIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CIAED
O mal existe?.
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Alemanha Início do séc.XX
Psicologia e educação: compartilhando saberes
Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)
Pesquisa de projetos Trabalho de Equipe.
Currículos e Programas
Alemanha Inicio do século 20
DEUS É LUZ.
Alemanha Inicio do século 20
Alemanha Inicio do século 20
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
Alemanha Inicio do século 20
IPÊS DO BRASIL Por
Reciclagem de Vida Letícia Thompson.
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
Descartes Os primórdios da Filosofia Moderna a Dúvida
As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Ensino: as Abordagens do Processo MARIA DA GRAÇA NICOLETTI MIZUKAMI Ensino: as Abordagens.
IPÊS DO BRASIL Por
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
PROJETO “TEIA DO SABER”
Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

Ser Educador é uma Arte Prof. Denys Sales 1

2 The Wall - Waters / Gilmour (Pink Floyd)

O quê se conhece? Só 5% do universo estão na forma de estrelas, planetas, gases interestelares, poeira, partículas elementares( neutrinos), corpos celestes( buracos negros, por exemplo), ou seja na forma de matéria que podemos identificar. O restante encontra-se na forma de matéria escura, cuja natureza ainda desconhecemos. Física para o Brasil: pensando o futuro, SBF, 2005 PARTE I - 3

Conhecer, que é sempre um processo, supõe uma situação dialógica. Não há, estritamente falando, um ‘eu penso’, mas um ‘nós pensamos’. Paulo Freire PARTE I - 4

Não pode haver docência sem discência. Paulo Freire PARTE I - 5

Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende. Guimarães Rosa PARTE I - 6

INSIGNARE = ENSINO = CONSTRUIR SENTIDO PARTE I - 7

O desafio nosso é a sedução, o que os jovens querem saber não coincide com o que devem aprender imposto por nós. Moacir Gadotti PARTE I - 8

Somos educadores do século XX, ensinando conteúdos do século XIX, a alunos do século XXI. José Carlos Libâneo PARTE I - 9

Temos que educar o conhecimento e os sentimentos. ‘Sinto, logo existo’ em contraposição ao ‘Penso, logo existo, que é uma concepção cartesiana. Devemos ser tudo, menos indiferentes. Moacir Gadotti PARTE I - 10

O contrário do amor é a indiferença. Celso Vasconcelos PARTE I - 11

AMOR = EROS + FILIA + ÁGAPE PARTE I - 12

O abandono não mata o jardim, mas sim a indiferença de quem por ele passa. Mário Quintana PARTE I - 13

É preciso ter amorosidade em sala de aula. Paulo Freire PARTE I - 14

Não ensinamos o que sabemos, mas o que somos, junto com o que somos vai um pouco do que sabemos. Luiz Schettini Filho PARTE I - 15

Quanto mais me aprofundo nas ciências mais me aproximo de Deus. Albert Einstein PARTE I - 16

Nosso papel nesse palco

–Foco no aluno Trabalhar em grupo Sujeito coletivo Fazer uso de tecnologias digitais Ambientes de aprendizagem Informatizados 18 Um modelo centrado na aprendizagem e no Aluno: Metodologias Ativas Nossa conduta

19 Vamos pintar uma nova Sala de Aula

Você tem feito por merecer tudo aquilo que gratuitamente recebe? Faça bem feito desde a primeira vez... Dê tudo de si! 20 Faça como se fosse para você! Faça por merecer!

E nunca esqueçam... 21

Muito Obrigado!