Efeitos contábeis nas PME – Pequenas e médias empresas em épocas de crise Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais II Fórum de Estudos Técnicos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CAPITAL DE GIRO PLANEJAMENTO DE CAIXA: - estratégico – longo prazo
Advertisements

MODELOS DE PLANILHAS PARA JOGOS DE EMPRESAS
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 36 (R3) Demonstrações Consolidadas Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS 10 (IASB - BV 2012)
Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos Capítulo 9 – Doar e Fluxo de Caixa Objetivo da DOAR: Objetivo da DOAR: Apresentar as informações relativas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA PROFESSOR: RONALDO PESENTE DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO.
Demonstrações Contábeis Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)
Gestão de Custos Parceria Socicana e UNESP - Jaboticabal.
Administração – Graduação, Universidade Paulista / UNIP – cursando 2º ano EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS S QUALIFICAÇÕES Cidade Julia, Zona Sul, SP (11)
Sistemas de Informações Gerenciais. Sistema de Informação Gerencial Conceitos básicos Complexidade do processo de tomada de decisão Proporcional à complexidade.
Trabalho de Auditoria II.  Determinar se as contas a receber representam direitos efetivos contra os devedores envolvidos;  Determinar se foram utilizados.
Gestão Financeira e Tributária Prof. João Carlos Moreira.
Endereço Completo do cliente com formas de pagamento liberado (duplicata, cheque ou carteira), os equipamentos cadastrados na OS e seus Contatos.
Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:
A Arezzo&Co é líder no setor de calçados, bolsas e acessórios femininos no Brasil. Acumulando mais de 41 anos de história, comercializa atualmente mais.
Por Rodolfo Avona – Maio/2011 Do jeito que você vai entender Por Rodolfo Avona – Maio/2011.
Contabilidade e Custos Site: (88) ASSUNTO:
Avaliação de ativos financeiros - Ruy L. Cardoso 1 Administração Financeira Avaliação de Ativos Financeiros Ruy Lopes Cardoso.
Administração Financeira Parte 1 Ruy Lopes Cardoso.
Contabilidade Básica Aula Razonete. Contabilidade – Patrimônio 2 BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO Bens e Direitos PASSIVO Obrigações PATRIMÔNIO LÍQUIDO Capital.
Introdução a Contabilidade DRE Luciene de Oliveira Vieira.
Gestão Integrada.
Como se relacionar melhor com bancos e investidores: Governança Empresarial e Governança Pessoal Palestra ACIJ – 27/03/2017.
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Sistemas de Informação
Contabilidade Tributária Vs. Financeira
Planejamento Financeiro e Orçamentário
AFO II Administração Financeira e Orçamentária
A necessidade de Conhecimento de Negócios
Aula 8: Planos Financeiros Pauta 1
IR CORRENTE E DIFERENÇAS TEMPORÁRIAS
Contas a Pagar.
Critérios fiscais e contábeis para avaliação dos estoques
Apresentação e Evidenciação
DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC)
UNIDADE DE ENSINO 3 – SEÇÃO 4 CONTAS REDUTORAS DO ATIVO
1ª AULA Tópicos Introdutórios da Contabilidade e Patrimônio
Reconhecimento e Mensuração de Ativos e Passivos Fiscais Diferidos
NORMAS CORRELATAS E CARACTERÍSTICAS
Contabilidade e Análise de Balanços
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Professor: Geovane Paulo Sornberger
TEMA 4 : Contabilidade e impostos :
Base Fiscal de Passivos
Direitos = Valores a receber de terceiros
FINANÇAS BRUNA STAWINSKI BRITO AGROECOLOGIA IV
Fluxo de Caixa e Capital de Giro
CONTABILIDADE COMERCIAL E FINANCEIRA
Gestão Financeira e de Custos. O ADMINISTRADOR FINANCEIRO.
ASSESSORIA FINANCEIRA – GRUPO TECNO IT PESSOAS, PROCESSOS & SISTEMAS GARANTIR A INTEGRIDADE DOS DADOS FINANCEIROS, CONSIDERANDO AS PREMISSAS BÁSICAS DE.
Laboratório contábil I
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
FSCM-CML (LP) Roberson Reis Fluxo de Caixa Realizado
GABARITO EXERCÍCIOS OBS: ALGUNS QUADROS NÃO POSSUEM PREENCHIMENTO;
Contas a Pagar A função de contas a pagar adquire a cada dia que passa, papel importante dentro das empresas. É nesta função que se concentra a responsabilidade.
Cobrança simples de Duplicatas
Aula 6 – Revisão e Prova Presencial
Financiamento e Crédito Bancário
Administração do Capital de Giro
Coordenação-Geral de Contabilidade da União/SUCON/STN
Processo de planejamento financeiro
Fundamentos de Contabilidade
Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.
As 4 grandes doenças das empresas
ROTINA DO DEPARTAMENTO CONTÁBIL. Departamento Contábil Muito mais que uma exigência fiscal, as diversas demonstrações contábeis possibilitam ao empresário.
IR Corrente e Diferenças Temporárias
Reconhecimento e Mensuração de Ativos e Passivos Fiscais Diferidos
Contabilidade II Devedores duvidosos Prof. Ms. João Rafael Alberton UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS Curso.
Planejamento Financeiro e Orçamentário
OBJETIVO DA CONTABILIDADE USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL O CONTROLE É A ALMA DE QUALQUER ATIVIDADE A FINALIDADE DO ATIVO E PASSIVO QUAL A GRANDE META.
Transcrição da apresentação:

Efeitos contábeis nas PME – Pequenas e médias empresas em épocas de crise Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais II Fórum de Estudos Técnicos Conselheiro Alexandre Queiroz de Oliveira

Problemas relacionados nas MPES Não possuir um plano de negócios, planejamento estratégico. Misturar as finanças da empresa com as pessoais; Contratar qualquer familiar ou amigo Não estabelecer metas e prazos para as pessoas. Tomar decisões sem informações precisas Contrair empréstimos para pagar as despesas operacionais Tomada de decisão fora do tempo Perder o comando, a comunicação e o respeito das pessoas Ficar dependente de funcionários, fornecedores ou clientes.

Problemas relacionados com a contabilidade nas PMEs Ignorar a importância do contador Não realizar os apontamentos do fluxo de caixa Descartar comprovantes dos gastos Descuidar da emissão de notas fiscais

Maior risco das PMES nas crises Retração das vendas Descontinuidade operacional

Problemas e efeitos contábeis: Continuidade operacional Falta de controles do fluxo de caixa; Fluxo de caixa negativo. Evidencias operacionais e financeiras Descontinuidade operacional; Mudança de principio contábil : de valores de entrada para valores de saída; Não pagamento de fornecedores; Pagamento a vista de fornecedores; Clientes não pagam; Provisão para devedores não constituída

Problemas e efeitos contábeis: contas credoras e devedoras Contas credoras em ativos Contas devedoras em passivos Falta de conciliação bancária Possível caixa 2

Problemas e efeitos contábeis : falta de documentação suporte Atrasos sistemáticos de envio de documentação suporte Caixa 2 Ajustes contábeis por diferença Perdas ou ganhos no resultado Efeito fiscal

Problemas e efeitos contábeis : novas operações Operações estranhas e fora do contexto da empresa Caixa 2 Divergências com o estatuto social

Problemas e efeitos contábeis: Clientes Não recebimento de clientes Provisão para créditos em liquidação duvidosa registrada de forma errada; Necessidade de controles individuais: com parcela vencida e a vencer; Garantias e Idade do contas a receber Histórico

Problemas e efeitos contábeis : Estoques Falta de controle de estoques Falta de realização da contagem dos estoques Compras fantasmas, ou notas frias, suportadas por documentação e que não reproduzem as quantidades. Falta de controle na entrada e falta de controle na saída Baixa de estoques e perdas no resultado Contaminação do caixa 1 com o caixa 2 A análise das quantidades compradas em relação com as quantidades vendidas;

Problemas e efeitos contábeis: ativos permanentes Depreciações não compatíveis com o sacrifício operacional dos ativos. Foco em taxas fiscais. Intangíveis registrados Impairment de ativos fixos Intangíveis que devem ser analisados, ajustados e possivelmente baixados.

Problemas e efeitos contábeis : provisão trabalhista Provisões trabalhistas crescem Demissões de funcionários Aumento da terceirização Provisões trabalhistas não registradas Não recebimento por parte dos advogados da avaliação do processo judicial Não provisionamento da multa do FGTS Fraude contra o INSS

Problemas e efeitos contábeis: Recontratação de funcionários Demissões e recontratações dos mesmos funcionários Fraudes contábeis e trabalhistas Utilização de seguro desemprego de forma indevida Pressupõe Caixa 2 Contas bancárias não registradas Duas folhas de pagamento

Problemas e efeitos contábeis : Receita Prática contábil inadequada: utilização de normas contábeis erradas. Prática de reconhecer todas as receitas como regime FOB ou CIF; Reconhecer receitas no exercício e apresentar devoluções de vendas em quantidade relevante no mês seguinte. Receitas sendo realizada sem a emissão de nota fiscal de venda; Receitas fora do regime de competência Antecipação de pagamento de impostos Fraude contábil no resultado do exercício Caixa 2.