GESTÃO DE PROJETOS
1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Programa e Gerenciamento de Portfólio Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento de Operações 1.3. Projeto: Ciclo de Vida e Características
PROJETO, PROGRAMA E PORTFÓLIO Além dos projetos, é importante conhecer: – Gerenciamento de Programas – Gerenciamento de Portfólios – Escritório de Projetos (PMO – Project Management Office)
BENEFÍCIOS DO PROGRAMA PROJETO 1PROJETO 2PROJETO 3PROJETO 4 AÇÃO CONTINUADA PROGRAMA “Um grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente. Programas podem incluir elementos de trabalho relacionado de fora do escopo dos projetos distintos do programa” [Guia PMBOK®]
O que é um Portfólio? “É um conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz desse trabalho a fim de atender aos objetivos de negócios estratégicos. Os projetos ou programas do portfólio podem não ser necessariamente interdependentes ou diretamente relacionados” [Guia PMBOK®]
Projeto, Programa e Portfólio Programa Projeto A Subprojeto A1 Subprojeto A2 Projeto B Subprojeto B1 Subprojeto B2 Subprojeto B3 Ação Continuada Documentação Atendimento Projeto C Projeto F Ação B Portfólio Programa 2 Programa X
O que é um Escritório de Projetos? “Um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos de seu domínio. As responsabilidades de um Escritório de Projetos podem variar desde o fornecimento de funções de suporte ao gerenciamento de projetos até o gerenciamento direto de um projeto” [Guia PMBOK®]
8 Características de um Projeto Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único. Elaboração progressiva
Planejamento em Projetos Elaboração Progressiva ou Planejamento em ondas sucessivas – De acordo com a complexidade do projeto, várias interações entre os processos de gerenciamento ocorrem. – Usualmente o planejamento precisa ser revisto. 9 Será necessário um ou dois veículos Serão 2 carros Optamos por carro popular Carros com logo do projeto Business Case Autorização do Projeto Requisitos e riscos iniciais Plano do Projeto
Dez Áreas de Conhecimento Escopo Qualidade Comunicação Riscos TempoCusto Recursos Humanos Aquisições Integração Fonte: Guia PMBOK® Visão didática! 10 Gerenciamento de Stakeholders
Gerenciamento de Projetos Processos de Encerramento Processos de Controle Processos de Iniciação Processos de Execução Processos de Planejamento Fonte: Guia PMBOK® 11
12 Características de Projetos Relembrando – esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único. Elaboração progressiva Risco Falhas Detalhamento das informações Tempo
FASE 1 PROJETO FASE 2FASE 3FASE 4 Posso dividir meu problema em problemas menores e aumentar minha chance de sucesso! Início do Projeto Final do Projeto 13
14 Conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos PMBOK Conhecimento, Normas e regula- mentos da área de aplicação Habilidades Interpessoais Conhecimento e habilidades gerais de gerenciamento Entendimento do ambiente do projeto Áreas de especialização necessárias à equipe de projetos – Fonte: Guia PMBOK ®
Fatores Ambientais da Empresa Fatores ambientais externos ou internos organizacionais que influenciam ou interferem no projeto – Cultura – Infraestrutura – Recursos existentes – Condições de mercado – Dentre outros... 15
Ativos de Processos Organizacionais Ativos que podem ou são utilizados no projeto – Normas administrativas – Planos – Procedimentos e diretrizes – Lições aprendidas – Informações históricas – Dentre outros... 16
17 Ciclo de Vida Como se faz um desfile de escola de samba?