Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.

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Transcrição da apresentação:

Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES

TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES Os estoques estão diretamente relacionado com a demanda do produto acabado. As informações vindas do departamento de vendas quanto ao volume de vendas ocorrido estima-se a demanda e em consequência o nível de estoques necessários para atender a linha de produção.

Atualmente as empresas montam setores de análise logística que analisam comportamento de fornecedores e clientes procurando otimizar os relacionamento para atender a demanda do mercado ao menor custo possível, utilizando-se, em muitos casos, de processos informatizados de transmissão de dados.

A previsão é estabelecer a demanda futura de produtos acabados, e constitui-se em tarefa importante no processo e para que não haja solução de continuidade na linha de produção. A boa previsão não pode prescindir de analisar os fatores sociais, econômicos, políticos que alteram a maneira de se comportar do cliente em relação ao tipo de produto, e também, os que afetam o ambiente dos negócios da empresa. Devem-se considerar todos os dados conhecidos da dinâmica do mercado e do ramo de atividade.

Segundo Dias, Marco Aurélio; “Administração de Materiais”, As informações básicas que permitem decidir quais serão as dimensões e a distribuição no tempo da demanda dos produtos acabados podem ser classificadas em duas categorias: QualitativasQuantitativas

 Evolução das vendas no passado;  Influência da propaganda;  Variações ligadas da situação econômica ( Renda, economia, etc);  Variações decorrentes de modismo;

Qualitativas  Opinião de gerentes;  Pesquisa de mercado;”  Opinião de compradores;  Opinião de vendedores;

Segundo Dias, Marco Aurélio “Técnicas de previsão do consumo podem ser classificadas em três grupos”: PROJEÇÃOEXPLICAÇÃO PREDILEÇÃO

São aquelas que admitem que o futuro será repetição do passado ou as vendas evoluirão no tempo, segundo a mesma lei observada no passado, esse grupo de técnica é de natureza essencialmente quantitativa. PROJEÇÃO

Procura-se explicar as vendas do passado mediante leis que relacionam as mesmas com outras variáveis cuja evolução é conhecida ou previsível. São basicamente aplicações de técnicas de regressão e correlação linear. EXPLICAÇÃO

PREDILEÇÃO Funcionários experientes e conhecedores de fatores influentes nas vendas e no mercado estabelecem a evolução das vendas futuras. Técnicas de natureza essencialmente qualitativa.

TIPOS DE DEMANDA O padrão de comportamento do mercado consumidor tem características da demanda que variam no tempo com a evolução do consumo. A demanda do mercado é um conceito teórico que representa o desejo do consumidor adquirir determinado produto, porém existem limitações a esse desejo, como por exemplo, o volume de meios de pagamento em circulação, limitando assim a demanda no mercado.

 Quanto mais precisa a técnica de previsão, menor será à margem de erro do valor previsto em relação à demanda efetiva.  A precisão da previsão é maior para grandes grupos de itens e para períodos de tempo próximos. Desta forma, temos três modelos básicos de classificação de demanda de materiais:

2- Demanda crescente ou Demanda decrescente, também conhecido de modelo tendencioso. 1- Demanda Regular ou constante 3- Demanda irregular, também conhecido de modelo sazonal de consumo.

1- Demanda Regular ou constante Acontece quando a necessidade de materiais é constante ao longo do tempo ou tem pequenas oscilações de tal forma, que podemos identificar um comportamento regular ao longo do tempo.

Acontece quando nota-se um crescimento ou decréscimo do consumo ao longo do tempo. O consumo médio varia significativamente para cima ou para baixo ao longo do tempo. 2- Demanda crescente ou Demanda decrescente, também conhecido de modelo tendencioso.

3- Demanda irregular, também conhecido de modelo sazonal de consumo. Acontece quando notam-se variações irregulares sem tendência crescente ou decrescente. São variações aleatórias tanto positivas quanto negativas de grande proporções em um período de tempo.

Quanto mais conhecemos o comportamento passado do produto maiores possibilidade de acerto na previsão do comportamento futuro. Segundo Dias, Marco Aurélio “Os seguinte fatores podem alterar o comportamento do consumo:  Influência políticas;  Alterações no comportamento dos cliente;  Influências sazonais;  Influências conjunturais;  Inovações técnicas;”

Até o próximo encontro!