Universidade do Contestado - UnC Gerência de Projetos em Sistemas de Informação Prof. Richardson Ribeiro Aula 4 – Gerenciamento de Escopo Curso: Sistemas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza . 1.
Advertisements

§ O que é escopo do projeto?
Aula Iniciação de Projetos-EAP
Projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros Gestão de.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 4.
Universidade do Contestado - UnC Gerência de Projetos em Sistemas de Informações Gerenciamento de Custos Prof. Richardson Ribeiro Curso: Sistemas de Informação.
7º Grupo de Qualidade SOFTEX/SEBRAE-PE Comunicado de Formação do Grupo Agosto 2016.
Universidade do Contestado - UnC Gerência de Projetos em Sistemas de Informação Prof. Msc. Richardson Ribeiro Aula 3 Curso: Sistemas de Informação 7a.
Universidade do Contestado - UnC Gerência de Projetos de Software Prof. Richardson Ribeiro Curso: Sistemas de Informação 5a. fase.
Universidade do Contestado - UnC Gerência de Projetos em Sistemas de Informação Prof. Richardson Ribeiro Aula 4 – Gerenciamento de Escopo Curso: Sistemas.
ESPECIFICAÇÃO DE PROCESSOS PALESTRANTE, MÊS ANO. HOJE FALAREMOS SOBRE 1.OBJETIVO 2.DIRETRIZES DO DESENHO 3.NOTAÇÕES DO DESENHO 4.PADRÃO DE NUMERAÇÃO 5.EXEMPLO.
RUP (R ATIONAL U NIFIED P ROCESS ) GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO E SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS Análise de Sistema ll Prof° Andrea Padovan Ademir Kaique Claudio.
Universidade do Contestado - UnC Gerenciamento de Projetos de Software Gerenciamento do Tempo Prof. Richardson Ribeiro Curso: Sistemas de Informação 5a.
Universidade do Contestado - UnC Gerenciamento de Projetos de Software Gerenciamento do Tempo Prof. Richardson Ribeiro Curso: Sistemas de Informação 7a.
Universidade do Contestado - UnC Gerência de Projetos em Sistemas de Informação Aula 2 Prof. Richardson Ribeiro Curso: Sistemas de Informação 7a. fase.
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
Análise de Sistemas ll Profª Andrea Padovan Jubileu Daiane Oliveira Daniele Pires Izabele Messias.
GESTÃO DE PROJETOS. 2. Guia PMBOK ® 2.1. Guia PMBOK ®. Histórico. Processo Elaboração e Revisões. Conteúdo e Estruturação (Áreas de conhecimento, Processos.
Universidade do Contestado - UnC Gerência de Projetos em Sistemas de Informações Gerenciamento de Recursos Humanos Prof. Richardson Ribeiro Curso: Sistemas.
UNIDADE 1 O QUE É GERENCIAMENTO DE PROJETOS? Lidiane Farias Costa.
UNIDADE 1 A ESTRUTURA DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Lidiane Farias Costa.
Gestão de Projetos Aula 1 Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
Gestão de Projetos Tecnológicos
Analise e Projeto de Sistemas I
Plano de Ensino, Recados Importantes & Exercícios
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
RUP(Rational Unified Process)
Planejamento do Projeto Exemplo
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Ciclo de vida dos Projetos
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof
Gerenciamento de Riscos em Projetos de Software
Gestão de processo Dutra 2017.
Introdução a Gestão de Projetos de TI
Gestão de Projetos Aula 1
Metodologia otimizada
Gestão de Projetos Perguntas para a 1ª Avaliação
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 02 Prof
Gerenciamento do Tempo Conteúdo Prof. Carlos Vinícius
Aprendizagem do Século XXI
Modelagem de Processos Usando SPEM e BPMN
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 3 Prof
Conhecimentos em Gestão de Projetos
Sistemas de gestão documental com workflow Trabalho realizado por:
Modelo Toyota Valéria Castro.
Fatores e Métricas de Qualidade
ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
GESTÃO DA QUALIDADE EM PROJETOS – AULA 1
Gerência de Projeto - Estrutura analítica de trabalho
AULA 01 - Conceitos Gerais sobre Projeto Arquitetônico.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Kick-Off do Projeto [Projeto] [Cliente]
GSI030 – engenharia de software
MBA em Gestão de Projetos
FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Soluções Inteligentes para ONGs Esportivas
GSI030 – engenharia de software
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
Visão Geral do RUP.
DEFINIÇÃO DE PROJETOS ESTRATÉGICOS
Gerenciamento de projetos
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Iniciação Científica Visual # Tool
GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO
GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE
BANCO DE DADOS.
Engenharia de Software Introdução Prof. Késsia R. C. Marchi Instituto federal do paraná – Câmpus Paranavaí Curso técnico em Informática – Integrado ao.
Transcrição da apresentação:

Universidade do Contestado - UnC Gerência de Projetos em Sistemas de Informação Prof. Richardson Ribeiro Aula 4 – Gerenciamento de Escopo Curso: Sistemas de Informação 7a. fase

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 2 Áreas de conhecimento em Gerenciamento de Projetos

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 3 Documentos Gerados pela Integração  Documentos Gerados (Saídas) pela Área da Integração: –Apresentação do Projeto; –Termo de Abertura do projeto; –Declaração do Escopo Preliminar;

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 4 Gerenciamento do Escopo  Provavelmente, vocês já devem ter visto essa figura: –Obra de arte? Ou –requisitos do usuário e escopo que não foram compreendidos por todos...!

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 5 Gerenciamento do Escopo  Um dos mais importantes aspectos do gerenciamento de projetos é a definição do escopo. Para que serve? Para que os envolvidos no projeto saibam quais serão os produtos do projeto e como serão produzidos antes do projeto iniciar. e, Assegurar que tudo o que foi prometido seja entregue e que não haja muitas mudanças durante a execução. Assim....

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 6 Gerenciamento do Escopo  Portanto, O escopo deve ser baseado nos requisitos (necessidades) do cliente (usuário). Definir bem o escopo significa aumento na qualidade e na entrega do produto final, além de otimizar o prazo do projeto, otimizam-se custos e as alocações de recursos.

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 7 Gerenciamento do Escopo  Problemas de escopo em projetos normalmente ocorrem por: –falhas de comunicação; –Falta de envolvimento do usuário em todas as etapas do projeto e; –a não-aderência do escopo e dos requisitos do projeto aos objetivos da organização. Portanto....

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 8 Gerenciamento do Escopo  Uma vez definido e entendido por todos, o escopo do projeto deve ser formalizado através de um documento que servirá como meta a ser atingida pelo projeto.  Declaração do Escopo; (depois do termo de abertura) Ok, mas se precisar alterar o escopo no decorrer do projeto?

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 9 Gerenciamento do Escopo  O escopo definido no início do projeto pode sofrer modificações?  Hummm...Não deve, mas pode. –No entanto, quaisquer modificações solicitadas pelo usuário no escopo, devem passar por um processo de avaliação de impactos; –Deve renegociar com o cliente os aspectos da possível implementação. geralmente...

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 10 Gerenciamento do Escopo  Exemplo: Projetos de desenvolvimento de SOFTWARE: –tem-se uma visão errônea de que é fácil mudar qualquer componente do aplicativo que seja visual ou implementar uma nova funcionalidade que não estava prevista no escopo. –toda mudança gera impacto: alocações de mais recursos para implementá-las e certamente custarão mais dinheiro tanto para o cliente quanto para o executor. –Por esses motivos, é bom que se gaste mais tempo definindo juntamente com o usuário o escopo e a aparência que o aplicativo terá. Assim....

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 11 Processos e Ferramentas para Gerenciar o Escopo  Os processos de Gerenciamento do Escopo

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 12 Gerenciamento do Escopo  Os processos de Gerenciamento do Escopo

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 13 1º. Definição do Escopo  É a declaração do escopo detalhada do projeto;  Lembrando que, a declaração do escopo preliminar do projeto foi desenvolvida pela integração: –Agora, o escopo preliminar será detalhada, definindo os limites do projeto; –O nível de detalhe determina a eficácia com que a equipe de gerenciamento de projetos poderá controlar o escopo global.  A declaração de escopo contém os mesmo elementos da declaração do escopo preliminar, descrita pela integração. A diferença nesse ponto é o nível de detalhamento e a precisão das informações.

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 14 1º. Definição do Escopo Template do Escopo: Template do Escopo: Exemplo de Declaração do Escopo.

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 15 2º. Work Breakdown Structure (WBS), Estrutura Analítica do Projeto (EAP), Estrutura Analítica do Trabalho (EAT)  É a representação gráfica da decomposição do projeto em suas partes constituintes. –No nível mais baixo da WBS estão os pacotes de trabalho, que são pedaços ou partes executáveis e mensuráveis do projeto.  Subdivisão dos principais produtos do projeto e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis;  Cada nível descendente do projeto representa um aumento no nível de detalhamento do projeto, como se fosse um organograma (hierárquico);

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 16 2º. Estrutura Analítica do Projeto - EAP Work Breakdown Sructure - WBS  Para criar a EAP, devemos observar as entradas para o processo.

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 17 Gerenciamento do Tempo Exemplo de uma WBS

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 18 Exemplo de uma WBS

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 19 Exemplo de uma WBS

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 20 2º. Work Breakdown Structure (WBS)  São características da EAP –Permite que se veja a contribuição dos pacotes de trabalho; –permite direcionamento das equipes, dos recursos e das responsabilidades; –determina quais materiais serão necessário para cada pacote; –determina o custo final do projeto a partir do custo de cada pacote;  Vantagens: –Apresentação de forma simples; –Fácil atribuição de responsabilidades; –Fácil desmembramento do projeto em pacotes;  Desvantagens: –Não diferencia, visualmente, o prazo e a duração de cada pacote, bem como a importância; –Não mostra as dependências entre os pacotes;

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 21 2º. Work Breakdown Structure (WBS), de forma Analítica  EAP Analítica: –EAP que apresenta o escopo do trabalho através de uma lista de elementos recuados indicando grupos. –Normalmente vem acompanhado de numeração.

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 22

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 23 2º. Work Breakdown Structure (WBS)  EAP através de mapa mental: –Opção de estruturação de escopo, usando mapas mentais (mindmaps), que são um Padrão Mundial para criação, gerenciamento e comunicação de idéias.

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 24 2º. Work Breakdown Structure (WBS)  Dicionário da EAP: –O dicionário da EAP é um conjunto de definições que descrevem o pacote de trabalho do projeto. –Ele detalha o trabalho a ser realizado, bem como aspectos relacionados aos recursos, predecessores, sucessores, dentre outros.  Estão contidos: –Responsável principal pelo pacote de trabalho; –Principais tarefas do pacote; –Recursos previstos para esse pacote; –Prazo previstos para esse pacote; –Custo previstos para esse pacote; –Riscos associados, –e outros.

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 25

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 26

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 27 1º. Definição do Escopo Template do Escopo: Exemplo de uma WBS e os Dicionários da WBS

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 28 Gerenciamento do Escopo  Trabalho 2: Gerenciamento do Escopo: –Declaração/Definição/Descrição do Escopo; –WBS hierárquica; –WBS Analítica; –WBS em forma de mindmaps; –Dicionário da WBS.  Entrega/apresenta hoje ( ), até as 22:35h (Parcial) Membros Responsáveis: Adenilson, Jurandir, Diego, Elton e Murilo ( Enviar por até ao professor e a equipe do Escopo. Escopo Apresenta Equipe do Escopo enviar por para a equipe do Tempo até o dia

Curso: Sistemas de Informação UnC – Mafra/Rio Negrinho/Papanduva 29 Bibliografia  Vargas, Ricardo. Manual Prático do Plano de Projeto, Utilizando o PMBOK guide 3ª. Edição. Editora Brasport, 2007.