Belo Horizonte Técnico em Gestão de Negócios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política Nacional de Meio Ambiente
Advertisements

Política Nacional do Meio Ambiente CONAMA
Política Nacional de Meio Ambiente
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
CIEA - quem somos?. COMISSÃO INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CIEA Comissão tripartite, constituída por 18 instituições que desenvolvem ações.
1 GESTÃO AMBIENTAL NO BRASIL Lucia Cardoso Enga. Química Bacharel em Direito.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Conferência Nacional de Recursos Humanos da Administração Pública Federal CONRH/APF APLICAÇÃO DA MARCA.
08 de Agosto de 2016 Seguro Agrícola no Brasil Uma visão estratégica de sua importância para a economia brasileira (Estudo Realizado em Julho de 2012)
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 24/9/2016 Rio 92- Perspectiva para o futuro.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LOA OBJETIVOS Transparência de Gestão Fiscal conforme art. 48 § único da LC 101/ LRF; Participação da população no processo.
Educação Ambiental Prof.ª Jackeline Cardoso Bahé Mst Engenharia Ambiental e Doutoranda em Meio Ambiente 2009.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL – Princípios e fundamentos
Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos
Porto Alegre , RS, Brasil Montreal, Canadá
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Aula 6 O meio ambiente na Constituição Federal:
Cynthia Alves Félix de Sousa
Seminário RETS – RESP – RINSP
A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981
47o CONGRESSO NACIONAL DA ASSEMAE
INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ /
POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Autores: Vera Lucia Nogueira Fernanda Marin Campachi
2 LEGISLAÇÃO E NORMAS AMBIENTAIS
Gestão Ambiental Empresarial: conceitos, modelos e instrumentos
Rio +20 O Rio+20 é um dos maiores encontros mundiais sobre o desenvolvimento sustentável do nosso tempo.
tempo" - Brice Lalonde, Coordenador Executivo da Rio +20.
CONFRONTAMENTO DE ESTUDOS ACADÊMICOS VERSUS NORMAS E DELIBERAÇÔES COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS: ESTUDO DE CASO DO CÓRREGO DO JACÚ, ASSIS-SP.
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
Organização Mundial de Comercio
A Lei A lei /2003 estabelece condutas e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática.
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
RELATORIO BRUNDTLAND (1987)
Tutela Constitucional do Meio Ambiente
Autores: Alaércio Aparecido de Oliveira e Teresa Cristina dos Santos Leal Instituição: Faculdade Inspirar Curitiba - PR Contato:
tempo" - Brice Lalonde, Coordenador Executivo da Rio +20.
Financiamento do Sistema Municipal de Meio Ambiente com recursos da
tempo" - Brice Lalonde, Coordenador Executivo da Rio +20.
SEGMENTO DA INSTITUIÇÃO
O conceito básico da Agenda 21
O sistema brasileiro de comércio exterior
Orientações de estudo Manual pg Desenvolvimento sustentável
Conferência de Joanesburgo
Projeto Integrador 2017/1 Tema central Saneamento.
Licenciamento e legislação ambiental
TEMA: CIDADANIA E MEIO AMBIENTE 1º ano do Ensino Médio Disciplina: Geografia.
Prof Reginaldo – Londrina-PR Aulas presenciais
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
Abrace a Segurança, abrace a vida!
BRK Ambiental GESTÃO DE INTEGRIDADE, CONTROLES INTERNOS E RISCOS NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL.
Políticas para a redução dos impactos ambientais
Seminário: Legislação Ambiental
Alessandre da Silva Amanda Martins Ferreira Gonçalves
Responsabilid ade Social Sônia Regina Gouvêa Rezende.
DISCIPLINA: Gestão Ambiental DEFINIÇÃO DE GESTÃO E GERENCIAMENTO.
Análise de Demandas Regionais
Ministério da Cultura.
13ª Conferência Municipal de Meio Ambiente 24 de novembro de 2018 Local: Câmara Municipal de Ipatinga Horário: 08h30 (É indispensável a presença de todos.
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL Audiência Pública 25/setembro/2014.
Sabemos que são muitas dificuldades e os desafios são grandes.
Rio + 20: uma oportunidade única para o futuro da humanidade.
A Comunicação e os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS CONTRIBUIÇÕES NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Professor Ademir Diniz Neves Aula 01 – 01 de março de 2019 Classroom: 1ip6nq.
Transcrição da apresentação:

Belo Horizonte Técnico em Gestão de Negócios

Gestão Ambiental Orientador: Cleberley Lourenço

Componentes Amanda Poliana Bruno Dutra Felipe Lima Jenifer Lorrayne Marina Rocha Rômulo Reis Suelen Moseli

Sisnama / Conama 1.O que é o Sisnama?

2. Estrutura do Sisnama Órgão Superior Órgão Consultivo e Deliberativo Órgão Central Órgão Executor Órgãos Setoriais Órgãos Seccionais Órgãos Locais. Sisnama / Conama

3. O que compete aos órgãos federais? 4. O que compete aos órgão estaduais? 5. O que compete aos órgãos municipais? Sisnama / Conama

6. O que é o Conama? 7. Estrutura do Conama Plenário Comitê de Integração de Políticas / CIPAM Câmaras Técnicas / CT Grupos de Trabalhos Grupos Assessores / GA. 8. Finalidade. Sisnama / Conama

8.1. Assessorar, estudar e propor diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente Deliberar sobre normas e padrões compatíveis com o meio ambiente Praticar outros atos e atividades compatíveis com sua finalidade. 9. Competências Estabelecer normas e critérios para o licenciamento de atividades efetivas ou poluidoras. Sisnama / Conama

9.2. Determinar a realização de estudos das possíveis conseqüências ambientais Decidir sobre a multa e outras penalidades Determinar perda ou restrição de benefícios fiscais concedidos pelo poder público Estabelecer normas e padrões nacionais de controle a poluição Estabelecer normas, controles e padrões relativos ao meio ambiente. Sisnama / Conama

9.7. Estabelecer critérios técnicos para a declaração de áreas críticas; 9.8. Acompanhar a implementação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC; 9.9. Estabelecer Sistemática de Monitoramento; Sisnama / Conama

10. Falência do Sisama / Conama ( Ana Candida Echevenguá, Advogada ambientalista, presidente da ONG Ambiental Acqua Bios e da Academia Livre das Águas).

Sisnama / Conama 11. Conferência Ambiental A primeira Conferência Mundial sobre Meio Ambiente Humano foi realizada em Estolcomo na Suécia no ano de 197 Essa foi a primeira atitude mundial em tentar organizar as relações de Homem e Meio Ambiente. Na conferência de Estocolmo foram abordados os temas como a chuva ácida e o controle da poluição do ar. As discussões contaram com a presença de 113 países e mais 400 instituições governamentais e não governamentais.

Sisnama / Conama 11.1 Atualidades Conhecida como ECO–92 a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), realizada entre 3 e 14 de junho de 1992 no Rio de Janeiro tinha como objetivo principal: buscar meios de conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra. A Conferência do Rio consagrou o conceito de desenvolvimento sustentável e contribuiu para a mais ampla conscientização de que os danos ao meio ambiente eram majoritariamente de responsabilidade dos países desenvolvidos.

Sisnama / Conama 11.2 É a vez do Brasil O Brasil vai sediar, em 2012, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Já batizada de Rio+20, em referência a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro, em 1992, a conferência será novamente na Capital Fluminense. A principal ideia para o evento é avaliar e renovar os compromissos com o desenvolvimento sustentável assumidos pelos líderes mundiais na Eco-92. A Rio+20 também discutirá a contribuição da economia verde para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza.

12. Referência Bibliográfica  Regimento interno – CONAMA.  Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p , maio/ago  Conselho Nacional de Meio Ambiente na formação de políticas públicas.  Professor e Biólogo Raphael Tobias de Vasconcelos Barros – UFMG.    hhttp://pt.wikipedia.org/wiki/ECO-92 Sisnama / Conama