1 A decisão de Concessão de Crédito Custo de obter as informações necessárias para o fornecimento do crédito  Custo de erros nesta decisão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos Capítulo 9 – Doar e Fluxo de Caixa Objetivo da DOAR: Objetivo da DOAR: Apresentar as informações relativas.
Advertisements

Modelagem Orientada a Objetos com UML Cursos para a CTI - IME/USP Dairton Bassi, Hugo Corbucci e Mariana Bravo Departamento de Ciência.
Teoria de Filas – Aula 4 Aula de Hoje Variáveis aleatórias contínuas Valor esperado de uma variável aleatória Aula Passada Variáveis aleatórias discretas.
Profª Renata Morgado ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Decisões de Investimentos em Condições de Incerteza PLT – página: 137.
Testes de hipótese com uma amostra. Teste de hipótese  Um processo que usa estatísticas amostrais para testar a afirmação sobre o valor de um parâmetro.
Gestão Financeira e Tributária Prof. João Carlos Moreira.
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade I Prof. Dr. Marcelo Botelho da Costa Moraes 1.
PLANO FINANCEIRO Plano de Negócios Rafael Ferrara Professor Rafael Ferrara Site: Administração.
Avaliação de ativos financeiros - Ruy L. Cardoso 1 Administração Financeira Avaliação de Ativos Financeiros Ruy Lopes Cardoso.
Árvores de Probabilidade
Mercado de Crédito Visa a suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazos das pessoas físicas e empresas. No mercado de crédito, as instituições.
DOAR Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos
JUROS SIMPLES O RCS usando a HP 12C.
TABULAÇÃO DE DADOS AULA 3.
Simulação de Monte Carlo
Organização, Sistemas e Métodos
ADM4007 Finanças Corporativas
INVESTIMENTO Perfil de.
Finanças na Aquisição de Aeronaves
Finanças na Aquisição de Aeronaves
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Administração Financeira e Orçamentária
CONTABILIDADE GERENCIAL
Distribuição Binomial
Desempenho e Incentivos nas Empresas Ref:Besanko cap. 16
ARE – APURAÇÃO RESULTADO DE EXERÍCIO
Planejamento.
Disciplina: Economia Internacional
Abordagens Mistas e Triangulação
Análise de fluxos de caixa
Reconhecimento e Mensuração de Ativos e Passivos Fiscais Diferidos
INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO
Aula 14 junho 2017 Lista de exercícios 2.
Contabilidade e Análise de Balanços
Escalas de medidas aula 2
Nome do Aluno Nome do Orientador Instituição
Projeto Rondon- Operação Itapemirim/ ES
Zvi Covaliu e Robert M. Oliver
Introdução à análise combinatória
Alavancagem de Capital Prof. Alex Gama. ALAVANCAGEM  Resulta do uso de ativos ou fundos a custo fixo para multiplicar os retornos aos proprietários da.
Revisão Requisitos e Casos de Uso
Financeiro - Conta Contábil
FINANÇAS BRUNA STAWINSKI BRITO AGROECOLOGIA IV
A decisão de Concessão de Crédito
ANÁLISE FINANCEIRA CONCEITUA Ç ÃO: Demonstrações financeiras: demonstrações formais elaboradas pela Contabilidade destinadas a divulgação externa, a saber:
COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO
Aula Análise de Decisão 2017
Finanças Empresariais
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Análise dos índices As demonstrações financeiras disponibilizadas por uma sociedade anônima informam tanto a posição da sociedade em determinado momento.
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Técnicas de orçamento de capital
Aula 10 maio 2018 Lista de exercícios 2.
Aula 11- Rafaela Bosse Schroeder
Elementos de Matemática Financeira ZEB Economia
LES Finanças Aplicadas ao Agronegócio
SISTEMA PARA Pousadas, HOTÉIS, RESTAURANTES e EVENTOS:
Sistemas Inteligentes Busca Cega (Exaustiva)
INTRODUÇÃO A BIOESTATÍSTICA 1- BANCO DE DADOS Dra Cristiane Bitencourt.
Derivativos Financeiros
UNIDADE 8 Analisar os dados -1 Carlos Arriaga Costa
JUROS & FLUXO DE CAIXA.
Reconhecimento e Mensuração de Ativos e Passivos Fiscais Diferidos
sempre serão de Entrada e Saída; Débito e Credito ou Históricos de Caixa sempre serão de Entrada e Saída; Débito e Credito ou Pagamento e Recebimento.
Programação Dinâmica (PD)
1 - Me. Oséias LOGO Engenharia Econômica Prof. Ms Oséias Soares.
LES Finanças Aplicadas ao Agronegócio
Alavancagem de Capital Prof. Alex Gama. ALAVANCAGEM  Resulta do uso de ativos ou fundos a custo fixo para multiplicar os retornos aos proprietários da.
Juro Simples e Juros Compostos Prof. Luiz Daniel Gonçalves.
Transcrição da apresentação:

1 A decisão de Concessão de Crédito Custo de obter as informações necessárias para o fornecimento do crédito  Custo de erros nesta decisão

2 Importante! Para decisões de investimentos de vulto, o custo da investigação pode ser considerável tanto em valores quanto em tempo. Os custos desta investigação são, em geral, muito menores que os possíveis efeitos da decisão da empresa.

3 Exemplo: Uma firma recebe ordens (pedidos) nas quantias de $50, $1.000, $ Os custos básicos são de 80% do valor de vendas e são pagos no momento que a ordem é despachada. A taxa de desconto para ajuste de risco é 12%. Neste exemplo assumiremos que não há recuperação se o credor falha. E ainda ignoraremos os impostos. Quando uma ordem é recebida, a empresa pode investigar uma ou mais fontes de informação de crédito. As fontes são:

4 Investigação de crédito: estágio 1 Dados: –O risco de falha do credor é 3% –Não investigar tem custo zero. –Tempo médio de recebimento é 45 dias. –Pode-se tomar as seguintes ações: conceder crédito rejeitar o candidato investigar mais

5 Investigação de crédito:estágio 2 Se for para investigar mais, inicia-se a busca pela opção mais barata ($2), dados anteriores. Quatro possíveis retornos existem, sendo o prazo de 30 dias: –Paga dentro de 30 dias (0,50). –Paga em 60 dias (0,29). –Não existe registro sobre o futuro credor (0,20). –No passado o cliente já falhou (0,01). Espera-se que o comportamento futuro seja igual ao anterior.

6 Investigação de crédito:estágio 2 Se a pesquisa aos dados anteriores resultar em falta de informação, pode-se –conceder o crédito –rejeitar o candidato –investigar mais Para as duas primeiras ações continuamos com 3% de falha e 45 dias de prazo médio de pagamento.

7 Investigação de crédito: estágio 3 A terceira ação será consultar uma agência de crédito, com custo de $15. O retorno pode ser expresso em três categorias: –1 - candidato paga prontamente e não existe risco de falha. –2 -existe 15% de falha, mas se pagar o faz em até 60 dias. –3- existe 25% de falha, mas se pagar o faz em até 90 dias. De forma geral, 84% dos candidatos estão na categoria 1, 10 % na 2 e 6% na 3. As avaliações para categorias 2 e 3 contém algum grau de erro e representam médias de falhas e períodos de pagamentos.

8 Investigação de crédito: estágio 3 Neste ponto novamente pode-se: –conceder o crédito –rejeitar o candidato –realizar uma extensa análise de crédito. Aplica-se apenas aos candidatos das categorias 2 e 3. Custo $300. –Para estes o resultado irá mostrar uma posição financeira relativamente forte ou fraca em relação a avaliação média da categoria do solicitante. –A probabilidade é de 50% em cada caso.

9 Investigação de crédito: estágio 4

10 Investigação de crédito Este exemplo envolve probabilidades e eventos discretos. Nestes casos o uso de árvore de decisão é o indicado. Iremos investigar uma ordem de $10.000, como exemplo. Como o custo básico é 80% temos que a perda representa $ Esse valor é pago á vista. Juros de 12% ao ano.

11 ÁRVORE DE DECISÕES É um método gráfico de representar, em ordem cronológica, as alternativas disponíveis para o tomador de decisões e escolhas (eventos) feitas ao acaso.

12 Definições:  As árvores de decisão consistem de nós e ramos.  Existem dois tipos de nós, os de decisão representados por quadrados, e os nós de acaso representados por círculos.  Os ramos são linhas retas que emanam dos nós.  Quando o tomador decisões encontra um nó de decisão significa que ele deve fazer sua escolha.  No caso de nó de acaso o tomador de decisões não tem controle sobre que ramo seguirá. Seu caminho será determinado por eventos ao acaso, cujas probabilidades estão ligadas aos ramos que emanam deste nó.

13 Avaliação da árvore:  Para cada ponto terminal colocamos a perda ou ganho associado a este evento.  Indo de trás para frente avaliamos cada nó com o uso apropriado das probabilidades fornecidas.

14 Avaliação da árvore: Para $10.000,00 Estagio 1: investigar Sem histórico: estágio 2 investigar Agência de crédito: estagio 3. –Categoria 1, concede –Categoria 2 investigação ampla, estágio 4. Forte, concede; Fraco, rejeita –Categoria 3, rejeita.

15 Avaliação da árvore: Para $1.000,00 Estágio 1: investigar paga em dia: conceder demora mas paga: conceder Sem dados: conceder falhou antes: rejeitar

16 Avaliação da árvore: Para $50,00 Conceder

17 Conclusão Existem muitas ferramentas para sistematizar a análise de dados para a decisão. Algumas pode ser complexas e demandar muitos estudos. A grande vantagem é que só precisamos estruturar algumas para o nosso objetivo, e é compensador este investimento.