INTRODUÇÃO McDonald’s foi criado em 1954 Primeiro restaurante foi construído em 1955, nos Estados Unidos Iniciou a expansão internacional em 1967 Está presente em 119 países diferentes Faturamento de 46 bilhões de dólares em 2003
INTRODUÇÃO O McDonald’s do Brasil foi criado em 1979 Fomos o 25º país do mundo a ter um McDonald’s e o 1º na América do Sul São 1200 pontos de venda em 21 estados O Brasil é o oitavo maior mercado de produtos McDonald’s Líder de mercado no Brasil
INTRODUÇÃO
MATRIZ SWOT Pontos Fortes:. A marca McDonald’s. Facilidade em atingir o público infantil. Sistema Drive-Thru. Programa de treinamento de pessoal. Padronização dos produtos no mundo todo. Fornecedores exclusivos
MATRIZ SWOT Pontos Fracos:. Impossibilidade de estar presente em todos os bairros. Inexistência de um amplo serviço de entregas. Associação à imagem dos EUA. Produtos inadequados a determinada hora do dia
MATRIZ SWOT Ameaças:. Crescimento do sentimento antiamericano. Desenvolvimento das informações relativas a maus hábitos alimentares. O mal da vaca louca. Os planos de expansão de algumas marcas concorrentes
MATRIZ SWOT Oportunidades:. Ampliação do sistema de entregas. Expansão do cardápio próprio para o café da manhã. Crescimento do mercado consumidor de produtos mais saudáveis. Associação com postos de gasolina
MODELO DAS 5 FORÇAS Compradores Fornecedores Produtos Substitutos Concorrentes Entrantes Potenciais
COMPRADORES Inexistência de custo de mudança Pequena quantidade demandada Existência de diferenciação do produto Pequena possibilidade de integração para trás Força Fraca
FORNECEDORES A baixa concentração do grupo de fornecedores Grande importância da empresa no negócio do fornecedor Grande importância do produto fornecido para a atividade da empresa A pequena ameaça de integração para frente
SUBSTITUTOS Produto substituto é aquele quem tem a mesma função do produto em questão, mas não é igual a este e, portanto não pode ser considerado um concorrente. No caso do McDonald’s como estamos analisando o mercado de fast-food, pode-se considerar como produto substituto as refeições servidas pelos restaurantes diversos
CONCORRENTES Custo de mudança Barreiras de saída Diferenciação do produto Custo de armazenagem
ENTRANTES POTENCIAIS Quantidade de capital Economia de escala Curva de aprendizado Diferenciação de produto/serviço
Custo Diferenciação Enfoque por custo Enfoque por diferenciação Importância da decisão ESTRATÉGIA GENÉRICA
O “Meio-Termo”
CURVA DE TRADE-OFF
CUSTO X DIFERENCIAÇÃO CustoDiferenciação Qualidade do produto Baixa, porém confiável Boa Performance Projeto do ProdutoPadronizado“Customizado” InstalaçõesGrandesMédias ou pequenas P & DBaixo investimento Alto investimento MarketingCanais de massaMídias específicas