Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Aluno.
Advertisements

O Aluno a Distância.
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Celso Filho Coord. Pedagógico de Polos.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
BC0101 AULA 10 OS LIMITES ÉTICOS DA CIÊNCIA. INTRODUÇÃO I. TESES A SEREM DEFENDIDAS : 1. Há limites éticos para a investigação científica, para a invenção.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
Você já conhece as ferramentas que estarão à sua disposição para a mediação com os alunos? Então venha comigo!
Agora que você já sabe os fundamentos de um bom planejamento, conheça algumas estratégias que facilitam o processo de aprendizagem a distância.
As organizações e sua importância no mercado de trabalho.
Novo Modelo de Pós-graduação Estácio
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Sistema de avaliação de ensino
Reunião de Início do Semestre Letivo
PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO
Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Comunidade de Aprendizagem
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
ESTABELECENDO VÍNCULOS NA TUTORIA ON-LINE
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
(Ministério da Educação e Cultura)
Professor Douglas Pereira da Silva
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Docência Online: Funções e Competências do Professor
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
Centro Tecnológico para Pais de Down Online
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Dra. Carla Patricia da Silva Souza Me. Carolina de Souza Walger
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
Comportamento do Consumidor
Olá!!! Com o crescente uso das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educacionais a educação a distância (EAD) tornou-se, no Brasil e.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Como se aprende História?
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Vivemos na chamada Sociedade da Informação, a Sociedade do Conhecimento. Essa sociedade tecnológica, complexa, diversa requer uma nova visão de educação.
Aula Inaugural - Formare 2009
Treinamento e Desenvolvimento
Dinâmica de Sistemas Uma visão geral.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DE UMA ESTRATÉGIA DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA EAD MÔNICA NOGUEIRA DA COSTA FIGUEIREDO.
Reflexividade e formação de professores
Tópicos Especiais para Educação Profissional
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
ESTUDO DE CASO 4 Relato da Situação: Em uma pequena fábrica de peças automotivas com 50 funcionários, havia um Gerente de Produção chamado Emílio que.
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!

O aluno de cursos a distância possui muitas características em comum com qualquer aluno: os processos de pensamento, de construção do conhecimento são os mesmos. No entanto, os desafios que enfrenta são diferentes – e não basta dominar a tecnologia para se tornar um bom aluno virtual! Seu papel na EaD, mais do que dominar informações e conteúdos, é desenvolver sua capacidade de aprender a aprender. O Aluno

Hoje, em face das radicais transformações tecnológicas e da superação constante dos conhecimentos adquiridos por novos enfoques e descobertas, torna-se necessário uma aprendizagem continuada. Cabe ao educando, assim, assumir uma postura que contribua para a produção de novos conhecimentos, com um enfoque crítico e cidadão. Esse conceito do aluno on-line exige, em contrapartida, competências e habilidades específicas. Conheça algumas delas:

Proatividade - capacidade de agir antecipando-se às solicitações. Ou seja: não atuar somente em resposta ao que ocorre (como, por exemplo, para "apagar" incêndios, ou agir para resolver emergências). Consciência - perceber qual é o seu papel no processo da EaD, pois deve assumir responsabilidades que usualmente caberiam ao professor na educação presencial; Automotivação - conseguir manter o foco nos objetivos propostos para superar os desafios que se apresentarem. Disciplina - assumir a responsabilidade por administrar seu tempo, ritmo de aprendizagem e até mesmo processos de avaliação, aspectos geralmente administrados pelo professor na educação presencial. Autonomia - capacidade de atuar independentemente de pressões externas, como colegas e/ou professores. Conectividade - saber realizar a conexão transversal entre diversos conteúdos e informações obtidos por meios também variados.

Além disso, é importante que você conheça alguns aspectos importantes sobre o aluno adulto, veja a seguir.

O Aluno Adulto Além das competências que você estudou, Peters (2001) afirma que é importante conhecer alguns aspectos importantes sobre o aluno adulto. Sua experiência de vida muda a forma de encarar e avaliar os benefícios dos estudos. Harmonizar estudo e trabalho profissional é um desafio, pois a maioria dedica-se aos estudos em tempo parcial. Buscam um status socioeconômico mais elevado, em um contexto social cada vez mais competitivo. São mais qualificados, o que reflete na sua motivação e na atitude que apresentam em relação ao estudo. Para o aluno adulto, o estudo tem função diferente, estando inserido de forma clara e definida em seus planos de vida, atuais ou futuros.