CAUSAS E ORIGENS DA FILOSOFIA Prof. Leonardo Oliveira de Vasconcelos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O surgimento da Filosofia
Advertisements

Curso Básico de Fotografia Um Olhar Criativo João Evangelista Rodrigues Setembro/2012.
FILOSOFIA Prof. Renata. O que é Filosofia?  A palavra Filosofia deriva de dois termos gregos: philos (amigo) e sophia (sabedoria).  Porém, é bem mais.
A CONSTRUÇÃO DO REGIME DEMOCRÁTICO E A CONTRIBUIÇÃO INTELECTUAL DE SÓCRATES, “O PAI DA FILOSOFIA”. SÉCULO V a. C.
CUMPRA SUA MISSÃO “Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei.” (João 17.18)
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
A preto e branco e a cores 1 Apresentação elaborada por M. Jesus Sousa (Juca) a partir de imagens disponíveis na internet.
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO Tema 3: A Formação Histórica e Filosófica do Direito na Grécia (Sofistas e Sócrates) Professores: Ana Patrícia.
Entre os gregos o direito à cidadania excluía estrangeiros, mulheres e escravos, sendo que apenas alguns homens que tinham direitos políticos e eram,
TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA.
CIÊNCIA POLÍTICA PROF. Doutor Guilherme Sandoval Góes AULA 4 A ORIGEM DO ESTADO: PRINCIPAIS LINHAS TEÓRICAS (2ª PARTE)
“Berço da Cultura ocidental” Professora Beatriz Argondizo Correia.
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
Deixei de ser aluno – virei professor!
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Criatividade e Inteligência Competitiva
FILOSOFIA POLÍTICA: DA ANTIGUIDADE AO RENASCIMENTO
Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
MITOS E CRENÇAS.
O “nascimento” da Filosofia
O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
Modelos de Gestão.
Noções fundamentais dos primeiros filósofos
Marcus Tullius Cícero A Amizade - Cícero.
FILOSOFIA GREGA.
FILOSOFIA DO MITO A FILOSOFIA
Universidade Tuiuti – 1º período 2015
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
ÉTICA E ALTERIDADE NA ATUALIDADE As Origens da Cidadania.
FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
‘.
Noção de filosofia..
1º ano (aula editada pelos alunos)
ESDRAS.
Max Weber Karl Marx Émile Durkheim
Gestão Democrática.
História 6º ano.  Você já ouviu e contou muitas histórias. Nossas vidas formam uma história. A sua história faz parte da história de sua família, de.
O objetivo dessa pergunta é levar o aluno a pensar sobre o tipo de atitude que se espera tanto de um filósofo, quanto de um estudante de Filosofia. A atitude.
 Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
Colégio menino Jesus Historia do Teatro HISTORIA DO TEATRO O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas.
Nomadismo X Sedentarismo.
O “nascimento” da Filosofia
uma reflexão sobre gênero e história
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
Conceitos O Poder Formas de Poder
O NASCIMENTO DA FILOSOFIA
Fenícios: o povo do mar.
Fonte: Jean-Pierre Vernant, Mito e pensamento entre os gregos
Teoria das Ideias Reminiscência Divisão da Alma
ESTÉTICA 1.
PROF. FRANCISCO PORFÍRIO
CAMINHAREI, CAMINHAREI…
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Conto Maravi lhoso Será o que é? Vamos descobrir, juntos?
Max Weber e a Sociologia Compreensiva ( ) Ação intelectual e não política 1.
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Conceito de Filosofia Prof. Ângelo.
CIDADANIA Cidadania Antiga Cidadania Moderna
Matemática Revisão para o ENEM. 3) República Oligárquica Por enquanto, nada de muita novidade, não é mesmo? Mas agora vamos a um tópico que.
Base de Teologia pela ETEQS (AD Jundiaí); Licenciado em Pedagogia - Universidade Luterana do Brasil; Bacharel em Serviço Social - UniAnhanguera Jundiaí;
O S GREGOS PRÉ - SOCRÁTICOS E A INVESTIGAÇÃO DA ALMA.
Liberdade.
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia. O que é Filosofia FILOSOFIA Philo / Philia Sophia grego = amizade, amor fraterno = sabedoria.
Transcrição da apresentação:

CAUSAS E ORIGENS DA FILOSOFIA Prof. Leonardo Oliveira de Vasconcelos

Causas e origens da Filosofia Por quê a Grécia é o berço da civilização ocidental? Por quê a Filosofia nasceu por lá? Há diversas causas para esse fenômeno chamado de "milagre grego" que ocorreu na Grécia. O professor Humberto Zanardo Petrelli selecionou quatro causas que vamos expor nesta apresentação. Prof. Leonardo Oliveira de Vasconcelos

1ª CAUSA: AS NAVEGAÇÕES

AS NAVEGAÇÕES “uma parte considerável da vida dos gregos relacionava-se com o mar, era de onde, por exemplo, conseguiam obter parte significativa de sua alimentação. Vivendo muito no mar, os gregos não encontraram muitos dos monstros marinhos narrados pela história oral e nem vivenciaram seres e histórias narradas por poetas. Assim, as navegações contribuíram para o que Max Weber chamou mais tarde de “desencantamento do mundo”. Fazia-se necessário um saber que explicasse os fatos ocorridos na natureza que não recorresse a histórias sobrenaturais.”

2ª CAUSA: O CALENDÁRIO E A MOEDA

O CALENDÁRIO E A MOEDA “Viver podendo pensar o tempo abstratamente e quantificando valores para realizar trocas não é algo que sempre ocorreu na história da humanidade. Quando os gregos passaram utilizar o calendário e a moeda, introduzida pelos fenícios, conseguiram abstrair valores como símbolo para as coisas, fazendo avançar a capacidade de matematizar e de representação. Tudo isso favoreceu um desenvolvimento mental muito significativo e com grande capacidade de abstração.”

3ª CAUSA: A ESCRITA

A ESCRITA “Outro fator que potencializou em grande medida o poder de abstração do homem grego foi transcrever a palavra e o pensamento com símbolos: eis o alfabeto. A escrita permite o pensamento mais aguçado sobre algo quando ficamos lendo e analisando alguma coisa, como, por exemplo, uma lei. Ao ser fixada, a lei fica exposta como um bem comum de toda a cidade, um saber que não é secreto como um saber vinculado ao exercício de um sacerdote, mas propriamente público, além de estabelecer uma nova noção na atividade jurídica, a saber, uma verdade objetiva.”

4ª CAUSA: A POLÍTICA

A POLÍTICA “Esta é a principal causa para a origem da Filosofia, já que, até agora, vimos somente a contribuição das técnicas para isso; porém, havia mais recursos técnicos no Oriente que na Grécia, e a Filosofia é uma invenção genuinamente grega, além do Oriente não ter se libertado dos mitos. Note que a palavra política é formada pelo termo grego polis, cujo significado é cidade, cidade-estado, conjunto de cidadãos que vivem em um mesmo lugar e uma mesma lei. E o mais importante: são os cidadãos que faziam suas próprias leis mediante uma assembleia. Esta prática teve início com os guerreiros que, juntos, discutiam o melhor modo de vencer ao inimigo, cada um dos guerreiros tinha o direito de falar, bastando para isso ir ao centro do círculo formado na assembleia; ao final da guerra, outras assembleias eram feitas para dividir o que foi ganho. Isto é, ocorre a prática do diálogo para a decisão, dando a todos o direito de falar e a condição de serem iguais uns aos outros e à lei partilhada entre eles. Aquele que conseguir convencer a maioria de que sua proposta é a que aproxima-se mais da verdade de como vencer aos inimigos, receberá maior número de votos. Ora, é esta a prática que o filosofia adotou mais tarde: escrevendo ou discursando, tornava pública suas ideias por considerá-las verdadeiras, por pretender encontrar a harmonia perdida do debate entre opiniões divergentes. Debater, trocar opiniões, argumentar, eis a prática democrática, eis a prática filosófica. A Filosofia nasce como uma filha da polis, como uma filha da democracia.”

RESPONDA 1 – Como as navegações contribuíram com uma mudança no modo de pensar dos homens da Antiguidade Grega? 2 – Como a moeda e o calendário contribuíram com uma mudança no modo de pensar dos homens da Antiguidade Grega? 3 – Por que a política é a principal causa para a origem da Filosofia na Antiguidade Grega? Responda citando também a importância dos guerreiros e sua prática democrática. 4 – O que você entende por um novo “universo espiritual da pólis”? 5 – As navegações, o calendário e a moeda, a escrita e a política contribuíram com a mudança no modo de pensar dos homens na Antiguidade Grega. Você considera que, hoje, a informática, com a virtualidade, pode está mudando o nosso modo de pensar? Explique.

Fontes: Texto Causas e Origens da Filosofia. Prof. Ms. Humberto Zanardo Petrelli. Disponível em Acesso 27 de fevereiro de Imagens. Disponível em Acesso 27 de fevereiro de 2008.