CLASSIFICAÇÕES DE EVENTOS

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Transcrição da apresentação:

CLASSIFICAÇÕES DE EVENTOS GIACAGLIA (2008), mostra que os eventos de cunho comercial e institucional podem ser classificados quanto a: Finalidade Periodicidade Área de abrangência Dimensão Categoria Âmbito Público-alvo Nível de participação .

Finalidade Dependendo dos objetivos esperados os eventos podem ser classificados em institucionais ou promocionais. Aqueles cuja principal finalidade é desenvolver, manter ou aperfeiçoar a imagem corporativa da empresa, tornando-a simpática ao mercado como um todo ou ao seu público-alvo, em especial, são considerados eventos institucionais.

Periodicidade Eles podem ser esporádicos, periódicos ou de oportunidade: Os eventos esporádicos são aqueles realizados sem periodicidade predefinida e fixa. Quando o evento é classificado em periódico ele é desenvolvido com periodicidade definida e, geralmente, fixa. Os eventos de oportunidade, apesar de, assim como os esporádicos, também não possuírem periodicidade predeterminada, diferem dos primeiros por serem desenvolvidos de acordo com oportunidades externas de mercado e não surgidos a partir de uma ação interna da empresa. (GIACAGLIA, 2008, p40 a p41)

Abrangência GIACAGLIA (2008) esclarece que “de acordo com a abrangência esperada os eventos podem ser classificados em locais, regionais, nacionais e internacionais”.

Dimensão Macroevento ou Megaevento Eventos que ocupam todo o parque hoteleiro de uma ou várias cidades,mobilizam milhares de pessoas em sua organização e operação, envolve entidades privadas e públicas, assim como exigem divulgação em âmbito internacional. Atraem pessoas de diferentes partes do mundo. São geralmente coordenados por entidades públicas. De modo geral são raros e quando acontecem, as empresas escolhidas para promovê-los são as maiores dos mercados nacional e internacional. Exemplos : Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, Encontros Internacionais como a “Eco 92”

Dimensão Eventos de Grande Porte Geralmente privados, esse tipo de evento envolve um grande número de participantes e público de milhares de pessoas. Utilizam boa parte das ofertas locais de espaço para sua realização e beneficiam toda área de turismo e hotelaria. Normalmente são idealizados por empresas de porte nacional e internacional para público de interesse geral. Exemplo : Salão do Automóvel, Feira Nacional da Indústria Têxtil, Feicom (Feira Nacional da Construção)

Dimensão Eventos de Médio Porte São o grande alvo da maioria das empresas que se dedicam a eventos. Quase sempre de origem privada e podem atingir um grande público. São feiras, exposições, seminários setoriais, congressos nacionais e outros encontros que acontecem regularmente em várias regiões do país, possibilitando a participação da população regional. Utilizam apenas um centro de convenções ou exposições. Exemplo : Congresso Goiano da Imprensa Esportiva; Seminário Regional de Medicina Estética.

Dimensão (tamanho, alcance) Eventos de Pequeno Porte Compõem a maioria dos eventos no mundo inteiro. Podem ser de caráter empresarial, público ou privado, mas sempre de um setor ou de um segmento definido, com presença reduzida de participantes. Exemplo : Feira de Artesanato Indígena da Serra do Cipó, V Encontro dos Funcionários da Fiat Betim, Seminário sobre Educação Física da UFMG.

Categoria GERAL: Diversificado, Amplo, voltado a todo tipo de público. DIRIGIDO - Afinidade Temática dos participantes ESPECÍFICO - Interesses Profissionais e Pessoais específicos (restrito, fechado)

Âmbito GIACAGLIA complementa ainda mais as classificações quando expõe sobre o âmbito: Embora a maior parte dos eventos das empresas ocorra em ambientes amplos, fora de suas sedes, às vezes elas optam por realizá-los nas próprias dependências. Por esse motivo convém diferenciar aqueles eventos organizados fora da empresa, que são classificados como externos, dos realizados dentro de suas dependências, os chamados eventos internos. (GIACAGLIA, 2008, p.41)

Público-Alvo GIACAGLIA classifica os eventos em relação ao público-alvo: Dependendo do perfil do público-alvo estabelecido pela empresa o evento pode ser classificado em corporativo ou para o consumidor. Os primeiros são voltados aos públicos das empresas e os segundos ao consumidor final. (GIACAGLIA, 2008, p.41)

Níveis de Participação Normalmente as empresas que trabalham com produtos e serviços voltados ao mercado consumidor ou mesmo corporativo organizam seus eventos com recursos financeiros próprios. No entanto existem empresas que optam por participar, indiretamente, eventos organizados por outras instituições, por meio de patrocínio. (GIACAGLIA, 2008, p.41)

Critérios de Classificação FINALIDADE Institucional ou Promocional DATA PERIODICIDADE Fixa; Móvel; Esporádica Periódicos, Esporádicos e de Oportunidade ÁREA DE ABRANGÊNCIA Locais, regionais, nacionais e internacionais DIMENSÃO Macroevento; Evento de grande porte; Evento de médio porte; Evento de pequeno porte

Critérios de Classificação CATEGORIA Diversificado - Amplo (Geral) Afinidade Temática (Dirigido) Interesses Profissionais/Pessoais (Específico) ÂMBITO Externos e Internos PÚBLICO Corporativos/públicos Consumidor final NÍVEIS DE PARTICIPAÇÃO Financeiros próprios Patrocínio e apoio

MÃOS À OBRA Forme duplas de trabalho Escolha um evento de interesse já existente. Analise de acordo com o quadro referência: Finalidade, Data/Periodicidade, Área de Abrangência, Dimensão, Categoria, Âmbito, Público-alvo e Nível de participação Apresentar seu evento para a turma com os critérios de classificação ao final – apresentação na próxima aula.