Aprendizagem autêntica, Tecnologia e Inovação em Ciências –

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prêmios Santander  Lançados em 2005, os Prêmios estão em sua 4ª Edição.  Iniciativa do Santander Universidades. Gestão e desenvolvimento do Universia.
Advertisements

Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
Do texto à obra – uma proposta de experimentação musical Marisa T. de Oliveira Fonterrada.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
XADREZ E. M. Professor Antonio Lopes Lins
Reunião de Início do Semestre Letivo
AUTOAVALIAÇÃO.
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPE 2016
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
Aprendizagem de Línguas em e-learning e integração de migrantes/refugiados 05 de julho de 2017.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Confabulando com Fábulas.
PROBLEMATIZAÇÃO O IVV surge da:
DESIGN DIDATICO DIGITAL
Avaliação Algumas questões para pensar
Prof. Dr. Carlos Cyrne Out
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Metodologia do Ensino de Física I
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
TIC Aplicadas às Necessidades Educativas Especiais -2016
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
TÍTULO DO TRABALHO EM DESTAQUE: SUBTÍTULO, SE HOUVER
Educação Musical e Autonomia: um relato de experiência a partir do princípio sobre autonomia de Paulo Freire De: Alan Caldas Simões Instituto Federal.
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
Consórcio CEDERJ modelo e inovações
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Imersivas e Interativas
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
8 Competências Essenciais do Professor Inovador
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Aula 2 – comentários Gaspar da Silva, V. L. & Amante, L. (2015) Objetos da Escola? Quando novos personagens entram em cena,Arquivos Analíticos de Políticas.
RESGATANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DE FORMA LÚDICA
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Recolha e análise de dados
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
Treinamento e Desenvolvimento
Mobile Learning e Pensamento Computacional:
Era da conexão (Weinberger, 2003)
Formação de professores e aprendizagem científica
4º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA Mesa redonda 2: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO PARANÁ: REALIDADE E DESAFIOS Ms. Lucievelyn.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ferramenta Pedagógica
Hugo Carvalhal Silva1 , Fátima Kzam Damaceno de Lacerda².
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
Contextualização: escola e alunos
Curso de Especialização em Educação Física Escolar - Turma VIII
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
Elisabeth Hafner Facin
Tópicos sobre gestão educacional
Orientações de estágio
Fundada em 15 de março de 1946, no Rio de Janeiro (73 anos de trajetória)
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Gestão do ensino nas Instituições de Educação Superior
APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS - PROEB /2018
Portfólio Residência Pedagógica Aniele Valdez Machado
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

Aprendizagem autêntica, Tecnologia e Inovação em Ciências – EduPARK, um projeto com Realidade Aumentada num parque de cidade Lúcia Pombo, et al. lpombo@ua.pt Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) Universidade de Aveiro

O Projeto EduPARK: Mobile Learning, Realidade Aumentada e Geocaching na Educação em Ciências – um projeto inovador de investigação e desenvolvimento Este projeto é financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto POCI-01-0145-FEDER-016542

O Site edupark.web.ua.pt

Participantes 2016/19 Mobile Learning Educação em Ciências Realidade aumentada Educação em Ciências Geocaching 2016/19 REF: POCI-01-0145-FEDER-016542

Aprendizagem autêntica Inter- disciplinaridade Palavras-chave Aprendizagem autêntica Impacto na sociedade Ambientes outdoor Mobile Learning Realidade Aumentada gamificação Educação em Ciências Geocaching (Dunleavy, 2014; Gianni & Divitini, 2015)

Contexto Objetivo Objetivo criar estratégias originais, atrativas e eficazes de aprendizagem interdisciplinar em Ciências, através da criação de uma aplicação interativa em Realidade Aumentada, para ser explorada por professores e alunos desde o ensino básico ao superior, ao ar livre, com potencial utilidade também no domínio do turismo/público em geral.

Mascote

Tarefas Disseminação dos resultados Revisão de literatura – livro de caracterização do Parque Criação da aplicação em realidade aumentada Conceção de guiões educativos Criação e manutenção do website Desenvolvimento e avaliação do processo Disseminação dos resultados

(Parker, 2011; Anderson & Shattuck, 2012) Metodologia de investigação Fase 1 – Analisar o problema Fase 2 - Desenho & desenvolvimento de uma solução Fase 4 – Refletir & reportar Fase 3 - Implementar & avaliar Design-based approach Foco do Projeto Desenvolvimento de uma app, em contexto educativo real, envolvendo várias fases de melhoria e refinamento do jogo em RA. (Parker, 2011; Anderson & Shattuck, 2012)

Produtos Placas de identificação com RA Aplicação móvel /jogo Site Livro comunicações Congresso final Guiões educativos artigos Atividades in loco Formação de professores

Livro EduPARK Lançamento do Livro – 5 de junho, Dia do Ambiente, Feira do Livro, no âmbito do Programa da semana do Ambiente da CMA

1º CEB 2º + 3º CEB E Sec + E Sup Turismo App EduPARK Jogo Modo livre

RA na App EduPARK

Atividades novembro 2016 “Semana Aberta da Ciência e Tecnologia - UA” Versão Beta da App para validação 1 turma do 8º ano, 2 turmas do 4º ano

Atividades 10 maio 2017 “Open Campus-UA” Nova Versão da App para validação Feedback de 23 alunos do Ens Secundário – Ermesinde, Manteigas, Felgueiras 10 maio 2017 “Open Campus-UA” Nova Versão da App para validação Feedback de 23 alunos do Ens Secundário – Ermesinde, Manteigas, Felgueiras

Atividades 16 maio 2017 “Prática Pedagógica Supervisionada” Mestrado em Ensino do 1º CEB e de MCN do 2º CEB Escola Básica de Bom Sucesso – 4º ano

20 maio e 3 junho 2017 “I Jornadas pedagógicas” Atividades 20 maio e 3 junho 2017 “I Jornadas pedagógicas” “Salas de Aula do Futuro: Novas pedagogias, Novas tecnologias” Formação de 40 professores Orgs: Câmara Municipal de Mortágua e Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão

10 e 11 junho 2017 “Semana do Ambiente” Público em geral Atividades 10 e 11 junho 2017 “Semana do Ambiente” Público em geral Orgs: Agora Aveiro, Camara Municipal de Aveiro (CMA) e Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Resultados Isto é o estudo do futuro. Que boa forma de explorar e aprender no nosso Parque, desfrutando de beleza e ar livre! Estudar assim estudo do meio é como abrir um livro e já estarmos lá no sítio.

Obrigada pela atenção lpombo@ua.pt http://edupark.web.ua.pt/