Aprendizagem autêntica, Tecnologia e Inovação em Ciências – EduPARK, um projeto com Realidade Aumentada num parque de cidade Lúcia Pombo, et al. lpombo@ua.pt Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) Universidade de Aveiro
O Projeto EduPARK: Mobile Learning, Realidade Aumentada e Geocaching na Educação em Ciências – um projeto inovador de investigação e desenvolvimento Este projeto é financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto POCI-01-0145-FEDER-016542
O Site edupark.web.ua.pt
Participantes 2016/19 Mobile Learning Educação em Ciências Realidade aumentada Educação em Ciências Geocaching 2016/19 REF: POCI-01-0145-FEDER-016542
Aprendizagem autêntica Inter- disciplinaridade Palavras-chave Aprendizagem autêntica Impacto na sociedade Ambientes outdoor Mobile Learning Realidade Aumentada gamificação Educação em Ciências Geocaching (Dunleavy, 2014; Gianni & Divitini, 2015)
Contexto Objetivo Objetivo criar estratégias originais, atrativas e eficazes de aprendizagem interdisciplinar em Ciências, através da criação de uma aplicação interativa em Realidade Aumentada, para ser explorada por professores e alunos desde o ensino básico ao superior, ao ar livre, com potencial utilidade também no domínio do turismo/público em geral.
Mascote
Tarefas Disseminação dos resultados Revisão de literatura – livro de caracterização do Parque Criação da aplicação em realidade aumentada Conceção de guiões educativos Criação e manutenção do website Desenvolvimento e avaliação do processo Disseminação dos resultados
(Parker, 2011; Anderson & Shattuck, 2012) Metodologia de investigação Fase 1 – Analisar o problema Fase 2 - Desenho & desenvolvimento de uma solução Fase 4 – Refletir & reportar Fase 3 - Implementar & avaliar Design-based approach Foco do Projeto Desenvolvimento de uma app, em contexto educativo real, envolvendo várias fases de melhoria e refinamento do jogo em RA. (Parker, 2011; Anderson & Shattuck, 2012)
Produtos Placas de identificação com RA Aplicação móvel /jogo Site Livro comunicações Congresso final Guiões educativos artigos Atividades in loco Formação de professores
Livro EduPARK Lançamento do Livro – 5 de junho, Dia do Ambiente, Feira do Livro, no âmbito do Programa da semana do Ambiente da CMA
1º CEB 2º + 3º CEB E Sec + E Sup Turismo App EduPARK Jogo Modo livre
RA na App EduPARK
Atividades novembro 2016 “Semana Aberta da Ciência e Tecnologia - UA” Versão Beta da App para validação 1 turma do 8º ano, 2 turmas do 4º ano
Atividades 10 maio 2017 “Open Campus-UA” Nova Versão da App para validação Feedback de 23 alunos do Ens Secundário – Ermesinde, Manteigas, Felgueiras 10 maio 2017 “Open Campus-UA” Nova Versão da App para validação Feedback de 23 alunos do Ens Secundário – Ermesinde, Manteigas, Felgueiras
Atividades 16 maio 2017 “Prática Pedagógica Supervisionada” Mestrado em Ensino do 1º CEB e de MCN do 2º CEB Escola Básica de Bom Sucesso – 4º ano
20 maio e 3 junho 2017 “I Jornadas pedagógicas” Atividades 20 maio e 3 junho 2017 “I Jornadas pedagógicas” “Salas de Aula do Futuro: Novas pedagogias, Novas tecnologias” Formação de 40 professores Orgs: Câmara Municipal de Mortágua e Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão
10 e 11 junho 2017 “Semana do Ambiente” Público em geral Atividades 10 e 11 junho 2017 “Semana do Ambiente” Público em geral Orgs: Agora Aveiro, Camara Municipal de Aveiro (CMA) e Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Resultados Isto é o estudo do futuro. Que boa forma de explorar e aprender no nosso Parque, desfrutando de beleza e ar livre! Estudar assim estudo do meio é como abrir um livro e já estarmos lá no sítio.
Obrigada pela atenção lpombo@ua.pt http://edupark.web.ua.pt/