Conjuntura política/social/econômica e a atuação das entidades de Nutrição Ernane Silveira Rosas Brasília - Julho 2017.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL IEGM. CONTEXTO HISTÓRICO Situação econômica Conscientização da população Impactos sociais Administração gerencial.
Advertisements

Professora Ana Paula Siqueira Aula 10 – Elaboração do Balanço Social.
Palmas - TO, 14 de setembro de 2016 Paulo Antenor de Oliveira Secretário da Fazenda.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
22 de Setembro Congresso Brasil Competitivo 08 de outubro Adesão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) 20 de outubro Reunião do Comitê Estratégico.
Reunião Conselho COEP – 01/07/2011 Presidência da República Secretaria-Geral.
Encontro Intersetorial das Ações Estratégicas do PETI Maceió/AL 13 de julho de
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
08 de Agosto de 2016 Seguro Agrícola no Brasil Uma visão estratégica de sua importância para a economia brasileira (Estudo Realizado em Julho de 2012)
UNIDADES RECEBEDORAS DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS: CONCEITUAÇÃO E ESCLARECIMENTOS.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LOA OBJETIVOS Transparência de Gestão Fiscal conforme art. 48 § único da LC 101/ LRF; Participação da população no processo.
A ONG Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba desenvolvendo desde 2006 projetos em todo Brasil na área de inclusão.
Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas (Parte II)
Análise Trimestral parcial dos Serviços de Acolhimento.
Unidade B Organização Económica dos Estados Democráticos Conceitos Conceito de Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades.
Conjuntos Programas, Ações e Atividades EstadoDireitoCidadaniaSeguimento Social, Cultural, ou Econômico. Políticas.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
A EMPRESA SOLUÇÕES BASEADA EM Criada em 17 de março de 2011.
LEGISLAÇÃO – garantia qualidade matérias primas e produto acabado
Investindo Contra a Fome
“Abrace a Segurança, abrace a vida!”
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo
SAÚDE DO TRABALHADOR Aula 1 – Relação entre conceito de saúde e trabalho.
Trabalho e cooperação: o trabalhador coletivo
Os efeitos da PEC do teto de gastos sobre os estados
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ /
Seminário Internacional Educação, Pobreza e Desenvolvimento
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
8º Simpósio do Cuidar em Enfermagem e Saúde 1º Simpósio Internacional do Cuidar em Enfermagem e Saúde 1st International Symposium on Nursing.
Projeto de Lei 3021/2008 Disciplina a certificação das entidades beneficentes de assistência social Traz novas perspectivas para o Terceiro Setor Está.
Tráfico Humano. Aulão de redação. ENEM
Aula 5. História e políticas de alimentação e nutrição
21 de outubro I Workshop do Grupo de Trabalho do Pacto pela Reforma do Estado 17 de novembro II Workshop do Grupo de Trabalho do Pacto pela.
MESA BRASIL SESC.
Ripsa – Bahia Oficina de trabalho “salas de situação de saúde no Brasil: Sistematização das experiências” 26 e 27 de maio de 2009.
AGRICULTURA FAMILIAR Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra essencialmente,
Disciplina de Promoção da Saúde Profa. Helena Akemi Wada Watanabe
Diagnóstico da criminalidade no Brasil
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.. O ESTADO E A SOCIEDADE.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Sistema Único de Saúde SUS
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
O conceito básico da Agenda 21
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
PREFEITURA DE MANICORÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TREINAMENTO DE AGENTES COMUNITÁRIOS ZONA RURAL E URBANA.
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Sistema Brasileiro de Inspeção de
Seminário Internacional O Trabalho no Setor Público Municipal
ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
POLÍTICAS E PROGRAMAS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
O sistema SISCEBAS tem como foco o fortalecimento na gestão do processo de certificação das Entidades Beneficentes para a devida transparência. Decreto.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
O que é? Lei nº , de 20 de outubro de 1978
GRUPO EDUCACIONAL UNIGRANRIO
O ENFERMEIRO E SUA PRÁTICA PROFISSIONAL
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: O QUE É?  MUNDO...  Por ano no MUNDO, cerca de 1/3 dos alimentos é jogado no lixo.  1,3 BILHÃO DE TONELAS AO ANO  33% DA.
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
LEGISLAÇÃO – garantia qualidade matérias primas e produto acabado
Estrutura Administrativa
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  É o responsável pelos levantamentos e.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Transcrição da apresentação:

Conjuntura política/social/econômica e a atuação das entidades de Nutrição Ernane Silveira Rosas Brasília - Julho 2017

Situações onde a Política é Praticada Definição de Política Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público. Situações onde a Política é Praticada Política da Boa Vizinhança Política Econômica / Financeira Política Agropecuária Política de Distribuição de Rendas Política Social Outras Federação Interestadual dos Nutricionistas dos Estados de Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e São Paulo

A Construção da Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil O principal marco histórico para esse conceito foi o primeiro inquérito alimentar realizado no Brasil por Josué de Castro na década de 1930, que levanta e caracteriza a fome como um problema político. Daí por diante, instalam-se várias iniciativas governamentais de combate ao problema, mas todos sem continuidade. Em 1985, o Ministério da Agricultura lança uma proposta de Política Nacional de Segurança Alimentar, a construção dessa política ganha certa envergadura a partir da realização da I Conferencia Nacional de Alimentação e Nutrição em 1986 Em 1999 o Ministério da Saúde aprova a Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Em 2003, o Programa Fome Zero do Governo Federal institui várias ações de combate a insegurança alimentar no país. Em 2006 aprova-se a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nacional (LOSAN) que cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Federação Interestadual dos Nutricionistas dos Estados de Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e São Paulo

O Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) A garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada é condição primeira para o exercício da cidadania. Consta no relatório especial da ONU: O direito à alimentação adequada é um direito humano inerente a todas as pessoas de ter acesso regular, permanente e irrestrito, quer diretamente ou por meio de aquisições financeiras, a alimentos seguros e saudáveis, em quantidade e qualidade adequadas e suficientes, correspondentes às tradições culturais do seu povo e que garanta uma vida livre do medo, digna e plena nas dimensões física e mental, individual e coletiva. Então por que somos o país que desperdiça muitos alimentos? E por que as indústrias de alimentos não tem dificuldades para comercializarem seus produtos em nosso país? Como é que nós nutricionistas podemos reverter este grave problema? Federação Interestadual dos Nutricionistas dos Estados de Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e São Paulo

Corrigindo o Brasil As tentativas de aumentar a Segurança Alimentar esbarram em dois grandes problemas que se relacionam entre si, que são: 1º - O atual modelo do sistema alimentar que está baseado em monoculturas altamente dependentes de agrotóxicos e sementes transgênicas de alimentos que não é “comida de verdade”. 2º - Os principais atores neste sistema são as empresas transnacionais, cuja finalidade primordial não é a erradicação da fome, mas a geração de lucros. Ou seja, o governo brasileiro financia as empresas produtoras de commodities e deixa de ajudar os pequenos produtores que são a Agricultura Familiar. Existem requisitos mínimos sobre uma alimentação humana correta, no que tange a garantia de alimentos saudáveis: I – Eles tem que ser alimentos seguros, livres de substâncias prejudiciais à saúde humana; II – Saudáveis, capaz de gerar saúde ao ser humano; III – Culturalmente aceito pela população. Não dá para garantir esses requisitos com os alimentos que o Brasil produz em abundância Federação Interestadual dos Nutricionistas dos Estados de Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e São Paulo

O Sistema Único de Saúde - SUS “O SUS é um conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas Federais, Estaduais e Municipais, da administração direta ou indireta e de Fundações, mantidas pelo poder público e complementarmente pela iniciativa privada! Lei nº 8.080/90 Desafio do SUS: inadequação da sua organização frente às condições de saúde da população SITUAÇÃO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA Tripla carga de doenças: A forte predominância relativa das doenças crônicas e de seus fatores de riscos; Crescimento de agravos à saúde por causas externas(violência, trânsito); Permanência de doenças infecciosas, parasitárias e desnutrição/carências nutricionais. SISTEMA DE SAÚDE FRAGMENTADO E HIERARQUIZADO, VOLTADO PARA AS CONDIÇÕES AGUDAS. Alta Complexidade Média Complexidade Atenção Básica Federação Interestadual dos Nutricionistas dos Estados de Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e São Paulo

Alguns Dados do SUS 190 milhões de beneficiados, sendo que145 milhões de pendem exclusivamente do SUS 2 milhões de profissionais em atuação permanente 64 mil estabelecimentos de saúde 333 mil leitos de internação 3,2 bilhões de procedimentos ambulatoriais por ano 11,3 milhões de internações por ano É o SUS que deveria avalizar os alimentos que comemos, como totalmente sem risco Federação Interestadual dos Nutricionistas dos Estados de Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e São Paulo

Federação Interestadual dos Nutricionistas dos Estados de Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e São Paulo

Onde está o Profissional Nutricionista? Então com toda essa atenção a Segurança Alimentar e Nutricional, onde está o profissional nutricionista neste contexto? Nosso papel é assegurar para toda a população que a saúde de todos está intimamente ligada ao nosso trabalho e as políticas governamentais. Quantos nutricionistas trabalham em Saúde Pública? E na Merenda Escolar? E qual é o principal papel dos nutricionistas na Merenda Escolar? Sabemos que o que a quantidade de nutricionistas atuando nas políticas públicas não é suficiente para desenvolver um trabalho adequado, com resultado positivo. É preciso refazer o modelo brasileiro de educação, onde a população brasileira vai reconhecer o nosso valor. Seria valorização da SAÚDE e não da DOENÇA. O governo gasta mais na cura, sem valorizar a prevenção das doenças através da Nutrição! Federação Interestadual dos Nutricionistas dos Estados de Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e São Paulo

Só vamos conseguir vencer as barreiras da nossa valorização, com a união de todos! Federação Interestadual dos Nutricionistas dos Estados de Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e São Paulo

OBRIGADO!!! FEDERAÇÃO INTERESTADUAL DOS NUTRICIONISTAS DOS ESTADOS DE ALAGOAS, BAHIA, MATO GROSSO DO SUL, PARÁ, PERNAMBUCO E SÃO PAULO Sede: Rua 24 de Maio, 104 – 8º Andar – São Paulo - SP Tel.: (11) 3337-5263 Ernane Silveira Rosas Presidente federacao.febran@gmail.com www.febran.com.br