CTI de gestão da qualidade das informações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Advertisements

Titulo da apresentação Nome dos integrantes da equipe 2010 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU MANTENEDORA: ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL IGUAÇU Nome do.
Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA - COMITÊ TEMÁTICO INTERDISCIPLINAR REGISTRO ELETRÔNICO EM SAÚDE - CTI-RES - Gilberto Antônio Reis.
Certificação e Auditorias Benefícios internos: Melhoria dos processos de negócio; Melhorias na motivação e no desempenho dos colaboradores; Clarificação.
Recursos Humanos para os NIT’s: Estrutura e Perfil da Equipe Proposta preliminar para discussão no FOPROP Cargo / Qualificação / Atribuições Analista de.
I ENCONTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA DO GDF Projeto: Diagnóstico dos Arquivos do Governo do Distrito Federal. Rejane Soares Canuto.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação Ministério da Educação SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento,
Apresentação de relatórios técnico científicos
OFICINA SOBRE OS RELATÓRIOS Analíticos e Descritivos
Projeto de Extensão Unisul
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Atlas de água, saúde e saneamento
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Secretaria de Estado da Saúde
Prof. José Paulo Hernandes
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
Metodologia de investigação
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
1ª Mostra Integrada de Projetos Científicos Curso de Engenharia Civil
Oficina de trabalho “Salas de situação de saúde no Brasil: Sistematização das experiências” Painel de Monitoramento.
Elaboração de um projeto de pesquisa
Metodologia otimizada
Roteiro de multimídia, rádio e televisão
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL EM SAÚDE Instrumentos de Planejamento em Saúde Paraíba / Agosto 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de Pessoas
Elaboração de Projetos
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
Universidade Federal de Pelotas
1.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Modelo Toyota Valéria Castro.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Plano de Gerenciamento de Resíduos Documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo.
Yaneisy Guerra González
Relatórios de Auditoria
Proposta MINUTA DE RESOLUÇÃO COEX
PAUTAS Elaboração do TCC Tipo de TCC Sala virtual de TCC.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DE UM PROJETO DE MONTAGEM ELETROMECÂNICA UTILIZANDO A TÉCNICA DE ANÁLISE DO VALOR AGREGADO (INDICADORES SPI E CPI) Aluno: Isabela.
ATENÇÃO PRIMÁRIA Contratos de Gestão SMS-RIO.
Plano de Avaliação do ProJovem
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
em Educação em Direitos Humanos
ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA
Universidade Federal de Pelotas
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
BANCO DE PREÇOS EM SAÚDE – BPS 12ª Reunião CT/BPS
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
Realizar Formação Continuada
Projeto de Desenvolvimento Sócio-Comunitário
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Ideia SUS Fiocruz em Cooperação com CONASS, CONASEMS e COSEMS RJ
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
Elaboração do Plano de dados Abertos (PDA)
O Prontuário Eletrônico do Cidadão como ferramenta para qualificar o cuidado e a gestão da AB Rio Claro 18 de Abril de 2018.
Transcrição da apresentação:

CTI de gestão da qualidade das informações Ripsa Situação em out/2009

Antecedentes Metodologia de trabalho Resultados Próximos passos

Antecedentes Oficina de trabalho – ago/07 Recomendações Fazer recomendações para a criação de um processo formal e regular de avaliação dos dados e das informações dos sistemas de informação em saúde do Brasil, tendo em vista a prevenção de possíveis erros e o aprimoramento dos dados e das informações produzidas. Recomendações Criação do CTI Avaliar o processo de produção dos dados e informações, não se restringindo aos resultados Diretrizes que deveriam ser observadas no decorrer dos trabalhos

CTI de gestão da qualidade das informações Criado em 2008 “Propor metodologia para um processo formal e regular de gestão da qualidade dos dados e das informações oriundas dos sistemas de informação em saúde (SIS) no Brasil.” Integrantes Área acadêmica Fiocruz, UFRJ, UFBA, USP, UNB Gestão SVS, ANS, SAS, DATASUS, Anvisa, SES-RJ, SMS-SP Outras instituições IBGE, CONASS, CONASEMS

Produtos esperados Glossário de nomenclaturas com conceitos apropriados ao Brasil Critérios para priorização da avaliação dos sistemas Elenco de técnicas para prevenção de erros Elenco de instrumentos necessários para viabilizar a implementação de avaliações rotineiras; o aprimoramento dos dados e informações; Relação de problemas prioritários dos SIS Relatório contendo: Matriz para avaliação de cada sistema de âmbito nacional (deve ser diferenciado por SIS) dimensões de qualidade prioritárias, indicadores, parâmetros métodos para avaliação

Metodologia de trabalho - subgrupos Terminologias Definir conceitualmente o termos utilizados em avaliação de qualidade das informações dos SIS Gestão das informações Identificar as ações para aprimoramento da qualidade, as avaliações realizadas e a sensibilidade do gestor em relação aos principais problemas do SIS na esfera federal nas demais esferas Metodologias Identificar metodologias de gestão de qualidade elaboradas por outros paises para verificar a possibilidade de sua adequação ao Brasil

Resultados dos subgrupos Terminologias Analisar a metodologia do Canadá Conhecer as experiências do CDC e da comunidade européia Revisar as experiências exitosas de outros países e as dimensões neles utilizadas para avaliar SIS. Destacar os conceitos utilizados para compará-los e testar a sua aplicação nos sistemas nacionais Gestão das informações Identificação Frequência, dimensões e técnicas Principais problemas Metodologias Realizar um piloto para definir metodologia para gestão de um SIS do Brasil, utilizando como base a metodologia elaborada pelo Canada  CNES

Principais problemas identificados pela esfera federal Recursos Humanos qualificado Integração com outros sistemas Acesso aos dados Dificuldades com o aplicativo Não avaliação das informações  falta de confiança na qualidade  pouco uso para tomada de decisão

Subgrupo – Metodologia para avaliar o CNES Elaborar uma metodologia de gestão da qualidade do CNES, tendo como base a metodologia utilizada pelo Instituto Canadense para Informações de Saúde (Canadian Institute for Health Information) Integrantes: SAS (coord), SVS, ANS, ANVISA, IBGE, FIOCRUZ, DATASUS, UFRJ, CONASS, CONASEMS 1ª reunião: mar/09 1 encontro mensal

Desenvolvimento dos trabalhos Identificou-se a necessidade de explicitar: Objetivo do CNES População alvo e pop de referencia Atores Processos e etapas necessários para a geração do dado e da informação Fluxos Recursos necessários Principais indicadores conforme usuário Usos conforme atores Subsídios para elaboração de um formulário de avaliação

Produtos já alcançados Debate entre gestor, área acadêmica e principais usuários resultou em: Identificação de conceitos que não estavam muito claros Documentação do modelo lógico do CNES Identificação dos processos e etapas, atribuindo responsabilidade Identificação dos recursos (indispensáveis ou desejáveis) para se alcançar a qualidade das informações Identificação de algumas limitações no processo de coleta dos dados  recomendações Identificação das variáveis essenciais

Recomendações para a gestão Explicitar claramente de quem é a responsabilidade pelo cadastramento dos estabelecimentos que atendem ao SUS e dos que não atendem ao SUS Deve-se formalizar acordo com: a ANS para o gestor do CNES ser notificado quando for detectada incorreção a ANVISA para que seja feito o cadastramento do CNES ao ser emitido alvará para um estabelecimento de saúde O n. do alvará deve ser mantido no banco de dados do CNES, sendo a chave de ligação com os dados da ANVISA Estabelecer convênios com as Vigilâncias Sanitárias Estaduais, para que informe ao gestor local da existência de estabelecimentos de saúde não SUS

Recomendações para a avaliação Deve considerar a condição de gestão do município O formulário de avaliação deve verificar: Se os conceitos relativos ao sistema estão claros (objetivo, o que é estabelecimento de saúde) A clareza quanto ao universo que o CNES deve contemplar/cobrir A adesão ao CNES A acessibilidade aos dados e informações A existência dos recursos indispensáveis A qualidade das variáveis essenciais

Próximas etapas Adaptar a metodologia utilizada pelo Canadá as necessidades do CNES Traduzir a metodologia para o português  em processo de contratação de tradutor Incluir no roteiro proposto pelo Canadá as questões específicas ao CNES Aplicar o roteiro Analisar os resultados Ajustar o roteiro Sugerir periodicidade, parcerias e formato de uma avaliação regular das informações do CNES