SEMINÁRIO INTEGRADOR IV

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professora Regina 3º anos.
Advertisements

Contexto histórico - “A modernidade”
TRABALHO POR PROJETO: DIVULGAÇÃ DO RESULTADO Pesquisando sobre o TRABALHO POR PROJETO: DIVULGAÇÃ DO RESULTADO.
EM ETALÍVIO PEREIRA MARTINS EM ETALÍVIO PEREIRA MARTINS Campo Grande de agosto de Professora: Alunos: 5º ano BIG BANG Formação do Universo e da Terra.
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
O que são variáveis? Operacionais ou Teóricas
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Unidade 3 Produção de textos no meio acadêmico e profissional
Curso de Filosofia - UFRN
O QUE É CIÊNCIA? A ciência é parte do desígnio humano de buscar a verdade no mundo.
O PLANETA TERRA POR CAROLINA VITOR.
COMO A VIDA ORIGINOU-SE NA TERRA?
LÓGICA? É LÓGICO!!!!.
Trabalho Científico Monografia Trabalho Didático
Curso de Especialização de Enfermagem em Cardiologia
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Metodologia Científica
METODOLOGIA DE PESQUISA AULA 2 PROF. PATRÍCIA BUENO DAS NEVES
O impacto da tics na educação: Professor x educando
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
pensamento crítico Cleomara Mendes Demétrio Elaine Lima Santos
Aulas Multimídias – Santa Cecília
INTRODUÇÃO À LÓGICA Argumentos Validade Lógica Falácias formais Exercícios Por que estudar Lógica? Julian Dutra Professor de Filosofia Colégio João Paulo.
AGOSTINHO DE HIPONA (354 – 430) 
Introdução ao estudo da Psicologia
Observações importantes
CURRICULARIZAÇÃO/CREDITAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE
O QUE É CIÊNCIA PARA VOCÊ ?
Acadêmicas: Anna Clara de Oliveira Carling Nayara Caroline Anderle
PROJETO INTEGRADOR Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte Contribuição Prof. Olschowsky Atribuição.
Resumo PARTE 1.
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
8. Utilizar a pesquisa e a inovação.
Noção de filosofia..
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
DIRETRIZES CURRICULARES
TIPOS DE CONHECIMENTOS. OBJECTIVOS DA AULA: 1. Conhecer os diferentes tipos de conhecimentos 2. Caracterizar os diferentes tipos de conhecimentos; 3.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
49 anos Não podemos esquecer. EM Carlos Drummond de Andrade
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Capítulo 2 Nascimento de um projeto de pesquisa quantitativo, qualitativo ou misto: a ideia.
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
Conceitos O Poder Formas de Poder
Teorema de Stevin – Vasos comunicantes
Currículos e Programas
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
Ciências e pet
Dia Nacional da Ciência
Capacitação Pedagógica Aula 02
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Disciplina: MAF – 1175 Estágio Supervisionado IV
Metodologia Científica Adriana Carvalho Aula 2. O conhecimento Na aula 1, vimos que os tipos de conhecimentos são saberes que fazem parte de nosso dia-a-dia.
O Que é Ciência?.
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
Campos Conceituais: A Teoria de Vergnaud Diana Mary Moura Nogueira.
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
SEMANA PEDAGÓGICA 2017/1: METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE.
Nome do Professor Aula 1 Título do tema da aula Nome do Professor Aula 1 O conhecimento.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
O Método Científico. " Fatos são os dados do mundo. Teorias são estruturas de idéias que explicam e interpretam os fatos." - Stephen Jay Gould.
Educação Ambiental Ensino Fundamental. Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental A educação ambiental (EA) recebeu, ao.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO INTEGRADOR IV Professora: Cíntia Inês Boll Tutora: Patrícia Kusma Graduandas: Carmem Regina Lessa Cunha                       Fernanda Duarte de Oliveira                       Graça Xavier                       Hilda Andrade                       Núbia Cerutti

RELIGIOSA (CRIACIONISMO) ORIGEM DO UNIVERSO TEORIAS CIENTÍFICA (BIG BANG) RELIGIOSA (CRIACIONISMO)

MAPA CONCEITUAL MAPA CONCEITUAL

QUADRO DE CERTEZAS E DÚVIDAS Existem teorias para a origem do Universo  Deus criou o Universo?  A Religião explica a criação do Universo pela fé  O Big Bang originou o Universo?  A ciência explica a criação do Universo pelo Big Bang     

Nosso plano de ação contemplou a realização de atividades que elucidassem as dúvidas sobre o tema partindo do conhecimento sobre as correntes teóricas que afirmavam ser a sua opinião a mais fundamentada. PLANO DE AÇÃO

Entrevista com o Frei Turra, da Igreja Santo Antônio – Porto Alegre Na entrevista, o Frei Turra afirma que a Igreja reconhece o conhecimento científico em consonância com a fé religiosa. Podemos afirmar, portanto, que as duas teorias se encontram em alguns pontos e podem coexistir de forma harmonica.

CONCLUSÃO Ao fim desta pesquisa, podemos concluir que pesquisar sobre a criação do universo, a partir destas duas vertentes, a do criacionismo e a do Big Bang, é muito relevante em decorrência dos questionamentos feitos pelas crianças. Apesar de ser, de certa forma, um tema polêmico, pois envolve religião X ciência, acreditamos que ainda é muito válido ser pesquisado em sala de aula, pois vem ao encontro da curiosidade das crianças.   A teoria do criacionismo nos explica a criação do universo baseada em fatos religiosos e mitológicos, enquanto a teoria do big bang, por outro lado, nos dá uma explicação científica, baseando-se em observações e pesquisas de cientistas. O mais importante é que nossos alunos possam ter acesso a estas duas explicações e a partir delas, decidir o que mais se inclui no seu modo de pensar, para que assim possa obter argumentos e defender suas ideias baseados em fatos concretos e acadêmicos.