ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães

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Transcrição da apresentação:

ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães 1 1 1 1 1 O capítulo do livro-texto é indispensável para a adequada preparação da seção. Prof.ª Kelly Magalhães 1 1 1 1 1

Desenvolvimento de um novo negócio Avaliação de idéias de produto OBJETIVOS Desenvolvimento de um novo negócio Avaliação de idéias de produto Avaliação da oportunidade de comprar negócios existentes Escolha do tipo de empresa Internacionalização da empresa 2 2 2

DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO NEGÓCIO 3 3 3

DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO NEGÓCIO RIQUEZA CIRCULANDO OPORTUNIDADES 4 4 4

OPORTUNIDADES = CRIAÇÃO DE VALOR 5 5 5

De onde surgem as oportunidades? Categorias principais das fontes de ideias: Criatividade do empreendedor e o Mercado 6 6 6

Fontes de oportunidades de negócios Novo negócio com base em novo conceito Novo negócio com base em conceito existente Necessidades de consumidores Aperfeiçoamento do negócio Exploração de hobbies Derivação da ocupação Observação de tendências 7 7 7

Patenteá-lo ou registrá-lo de alguma forma Licenças Se o empreendedor desenvolve um novo produto ou serviço, mas não tem os recursos financeiros para produzi-lo e distribuí-lo, ou não tem interesse em criar ou aumentar uma empresa, mas deseja explorar a ideia, uma boa saída são as licenças; em troca de comissão sobre as vendas ou pagamento predefinido. Patenteá-lo ou registrá-lo de alguma forma 8 8 8

Fatores críticos para o sucesso de novos produtos Pesquisa adequada de marketing Atendimento de uma necessidade Grande vantagem do produto Qualidade e preço adequado no lançamento Escolha dos canais corretos de distribuição 9 9 9

AVALIAÇÃO DE IDEIAS DE PRODUTOS Nenhuma delas é garantia de sucesso, riqueza e muito menos perenidade. Estratégia! Não apenas a criatividade e inovação Muitos aspectos a considerar e planejar – Avaliação da viabilidade e dos riscos 10 10 10

Critérios para avaliar produtos e negócios Nenhuma delas é garantia de sucesso, riqueza e muito menos perenidade. Estratégia! Não apenas a criatividade e inovação Muitos aspectos a considerar e planejar – Avaliação da viabilidade e dos riscos 11 11 11

Alguns aspectos devem ser incluídos na avaliação de uma oportunidade: Critérios para avaliar produtos e negócios Alguns aspectos devem ser incluídos na avaliação de uma oportunidade: 12 12 12

Viabilidade de mercado Critérios para avaliar produtos e negócios Viabilidade de mercado O produto tem compradores potenciais? Com que frequência o produto seria comprado? Quem compraria? Quantos comprariam? Onde estão os compradores? Qual preço aceitariam? Há sazonalidade? 13 13 13

2) Concorrência Critérios para avaliar produtos e negócios Quem são os concorrentes? Quantos são? Onde estão? Quais são as suas vantagens competitivas? Qual é o alcance e a eficácia de seus canais de distribuição? Há barreiras para novos ingressantes? Quais são os fornecedores concorrentes? 14 14 14

3) Viabilidade de produção Critérios para avaliar produtos e negócios 3) Viabilidade de produção Existem componentes e matérias-primas para fazer o produto ou tipo de negócio? Existem máquinas, equipamentos e instalações? Existe a mão de obra? Qual a necessidade de desenvolvimento e de experimentação? Qual o investimento necessário? 15 15 15

4) Controle governamental Critérios para avaliar produtos e negócios 4) Controle governamental Há controles governamentais sobre o produto ou tipo de negócio? Há necessidade de licenciamento ou aprovação? Qual o investimento necessário para atender a legislação? 16 16 16

5) Investimento inicial e retorno Critérios para avaliar produtos e negócios 5) Investimento inicial e retorno Qual o investimento necessário? Qual o período de retorno desse investimento? 17 17 17

AQUISIÇÃO DE UM NEGÓCIO EXISTENTE 18 18 18

Analisar as vantagens e desvantagens deste tipo de operação. AQUISIÇÃO DE UM NEGÓCIO EXISTENTE Analisar as vantagens e desvantagens deste tipo de operação. 19 19 19

AQUISIÇÃO DE UM NEGÓCIO EXISTENTE PRÓS 20 20 20

AQUISIÇÃO DE UM NEGÓCIO EXISTENTE CONTRAS 21 21 21

Histórico da empresa e perspectivas AVALIAÇÃO DO NEGÓCIO Histórico da empresa e perspectivas Patrimônio e operações em andamento Preço da compra 22 22 22

TIPOS DE EMPRESA 23 23 23

Escritório doméstico (home office) Cooperativas AVALIAÇÃO DO NEGÓCIO Empresa tradicional Empresa familiar Franquia Escritório doméstico (home office) Cooperativas 24 24 24

VÍDEO Pipoqueiro https://www.youtube.com/watch?v=vsAJHv11GLc 25 25 25