Gestão de Projetos Tecnológicos

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Transcrição da apresentação:

Gestão de Projetos Tecnológicos Aula 10 Flávia Vancim

Apresentação Conhecer as áreas de Gerenciamento de Projetos: Comunicação; Riscos; Aquisições.

Fases do Gerenciamento de Projetos Iniciação Integração; Comunicação. Planejamento Escopo; Tempo; Custo; Qualidade; RH; Comunicação; Riscos; Aquisição. Execução O mundo passou por grandes transformações. Por exemplo: os meios de transporte Naquela época, não era importante entender de combustão, mecânica ou leis de trânsito. Monitoramento e Controle Integração; Escopo; Tempo; Custo; Qualidade; Comunicação; Riscos; Aquisição. Encerramento 3

As 9 áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos 1 Integração 2 Escopo 3 Tempo 4 Custo 5 Qualidade 6 RH 7 Comunicação 8 Riscos 9 Aquisições O mundo passou por grandes transformações. Por exemplo: os meios de transporte Naquela época, não era importante entender de combustão, mecânica ou leis de trânsito. 4

Gerenciamento da Comunicação do Projeto Somente através de uma ótima comunicação (interna e externa), torna-se viável sanar conflitos, detectar oportunidades, entre outros aspectos; No ambiente de projetos, a comunicação deve fluir de forma franca, clara e dirigida! oralsurgeon.libsyn.com

Gerenciamento da Comunicação do Projeto A gestão da comunicação do projeto visa assegurar que as informações sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada; Os gerentes de projeto investem a maior parte de seu tempo comunicando-se! www.mhconsult.com.br

Gerenciamento da Comunicação do Projeto Os processos envolvidos no Gerenciamento da Comunicação do projeto são: Identificar as Partes Interessadas Planejar as Comunicações Distribuir Informações Gerenciar as Expectativas das Partes Interessadas Reportar o Desempenho

O gerenciamento da comunicação do projeto: 1 O gerenciamento da comunicação do projeto: 1. Identificar as partes interessadas Detecta quem pode ser afetado pelo projeto e também documenta informações relevantes aos seus interesses, envolvimento e impacto no sucesso do projeto. Lembrando que as “partes interessadas” são as pessoas, organizações, clientes, patrocinadores, etc. que estão ativamente envolvidos no projeto. olesya-educacaocomamor.blogspot.com

Gerenciamento da comunicação do projeto: 2 Gerenciamento da comunicação do projeto: 2. Planejar as comunicações do projeto Determina as necessidades de informações no projeto e define uma abordagem de comunicação, respondendo às necessidades de informações e comunicações das partes interessadas (ex.: quem precisa de quais informações). casadaconsultoria.com.br

Gerenciamento da Comunicação do Projeto: 3 Gerenciamento da Comunicação do Projeto: 3. Distribuir informações do projeto Distribuir as informações do projeto implica em colocá-las à disposição das partes interessadas do projeto. Este processo é executado durante todo o ciclo de vida do projeto e em todos os processos de gerenciamento. abrhba.org.br

Gerenciamento da comunicação do projeto: 4 Gerenciamento da comunicação do projeto: 4. Gerenciar expectativas das partes interessadas do projeto Finalidade: comunicar e interagir com as partes interessadas para atender suas necessidades e solucionar as questões na medida em que elas ocorrerem; Cabe ao Gerente do Projeto esta função. estrategiasact.com.br

Gerenciamento da comunicação do projeto: 5 Gerenciamento da comunicação do projeto: 5. Reportar o desempenho do projeto Envolve a coleta e a análise periódica da linha de base em relação aos dados reais para entender e comunicar o andamento e desempenho do projeto, bem como para prever os resultados do projeto. www.febconsultores.com.br

Fases do Gerenciamento de Projetos Iniciação Integração; Comunicação. Planejamento Escopo; Tempo; Custo; Qualidade; RH; Comunicação; Riscos; Aquisição. Execução O mundo passou por grandes transformações. Por exemplo: os meios de transporte Naquela época, não era importante entender de combustão, mecânica ou leis de trânsito. Monitoramento e Controle Integração; Escopo; Tempo; Custo; Qualidade; Comunicação; Riscos; Aquisição. Encerramento 13

As 9 áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos 1 Integração 2 Escopo 3 Tempo 4 Custo 5 Qualidade 6 RH 7 Comunicação 8 Riscos 9 Aquisições O mundo passou por grandes transformações. Por exemplo: os meios de transporte Naquela época, não era importante entender de combustão, mecânica ou leis de trânsito. 14

Gerenciamento dos riscos do projeto Consiste em processos sistemáticos de identificação, análise e avaliação dos riscos e no estabelecimento de respostas adequadas aos mesmos; printweek.ru

Gerenciamento dos riscos do projeto Portanto esta gestão tem por objetivo minimizar o impacto de potenciais eventos negativos e obter plena vantagem de oportunidades com vistas a melhoramentos; O risco possui duas dimensões: a probabilidade de sua ocorrência e o impacto sobre o projeto. Desta forma, é necessário que se compreenda e avalie estas dimensões para que se possa administrar o risco; valpimentinha.blogspot.com

Gerenciamento dos riscos do projeto Os processos que envolvem o Gerenciamento de Riscos são: Planejar o Gerenciamento dos Riscos Identificar os Riscos Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos Planejar as Respostas aos Riscos Monitorar e Controlar os Riscos

Gerenciamento dos riscos do projeto: 1 Gerenciamento dos riscos do projeto: 1. Planejar o Gerenciamento dos Riscos Define como conduzir as atividades. O planejamento cuidadoso e explícito aumenta a probabilidade de sucesso para os outros cinco processos subsequentes. ecommercenews.com.br

Gerenciamento dos riscos do projeto: 2. Identificar os Riscos Determina os riscos que podem afetar o projeto bem como documenta suas características; É um processo iterativo porque novos riscos podem surgir ou se tornar conhecidos no decorrer do ciclo de vida do projeto. printweek.ru

Gerenciamento dos riscos do projeto: 3. Realizar a Análise Qualitativa Prioriza os riscos através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto. Com isto, consegue-se focar nos riscos de alta prioridade; A análise qualitativa de riscos é um meio rápido e econômico de estabelecer as prioridades do processo de Planejar as Respostas aos Riscos. printweek.ru

Gerenciamento dos riscos do projeto: 4. Realizar a Análise Quantitativa Analisa numericamente os efeitos dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto. Esta análise é realizada nos riscos que foram priorizados pela análise anterior (qualitativa). www.businessnewsdaily.com

Gerenciamento dos riscos do projeto: 5. Planejar Respostas aos Riscos Desenvolve opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto; Além disto, é designada uma pessoa para ser responsável por cada resposta ao risco que foi acordada / financiada. printweek.ru

© Andres Rodriguez Dreamstime.com Gerenciamento dos riscos do projeto: 6. Monitorar e Controlar os Riscos Implementa planos de respostas a riscos, acompanha os riscos identificados, monitora os riscos residuais, identifica novos riscos e avalia a eficácia do processo de riscos durante todo o projeto; © Andres Rodriguez Dreamstime.com

Fases do Gerenciamento de Projetos Iniciação Integração; Comunicação. Planejamento Escopo; Tempo; Custo; Qualidade; RH; Comunicação; Riscos; Aquisição. Execução O mundo passou por grandes transformações. Por exemplo: os meios de transporte Naquela época, não era importante entender de combustão, mecânica ou leis de trânsito. Monitoramento e Controle Integração; Escopo; Tempo; Custo; Qualidade; Comunicação; Riscos; Aquisição. Encerramento 24

As 9 áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos 1 Integração 2 Escopo 3 Tempo 4 Custo 5 Qualidade 6 RH 7 Comunicação 8 Riscos 9 Aquisições O mundo passou por grandes transformações. Por exemplo: os meios de transporte Naquela época, não era importante entender de combustão, mecânica ou leis de trânsito. 25

Gerenciamento das Aquisições do projeto Abrange um conjunto de processos relacionados às necessidades de compras, aquisições e contratações do projeto, que tem o intuito de garantir um resultado positivo, bem como dar segurança ao Gerente de Projetos e aos outros Stakeholders acerca da saúde do projeto. www.assimsefaz.com.br

Gerenciamento das Aquisições do projeto Os processos que envolvem o Gerenciamento das Aquisições são: Planejar Compras e Aquisições Desenvolver o Plano de Contratações Solicitar Respostas dos Fornecedores Selecionar Fornecedores Administração dos Contratos Encerramento dos Contratos

Gerenciamento das Aquisições do projeto: 1 Gerenciamento das Aquisições do projeto: 1. Planejar Compras e Aquisições  Identifica quais necessidades do projeto podem ser melhor atendidas pela compra ou aquisição de bens fora da equipe do projeto e quais devem ser realizadas pela equipe do projeto durante sua execução; Este processo envolve a consideração de como, o que, quanto, se e quando adquirir. admabrangente.blogspot.com

Gerenciamento das Aquisições do projeto: 2 Gerenciamento das Aquisições do projeto: 2. Desenvolver o plano de contratações  Através da documentação gerada pelas outras áreas de gestão do projeto, deve-se elencar os itens a serem comprados, adquiridos ou contratados de outras instituições, organizações ou mesmo internamente à organização executora; cbre.com.br

Gerenciamento das Aquisições do projeto: 3 Gerenciamento das Aquisições do projeto: 3. Solicitar Respostas dos Fornecedores Obtém respostas, como cotações e propostas, de possíveis fornecedores; É um processo simples, porém, demanda atenção, pois falhas são comuns. Uma estratégia boa é enviar ao fornecedor somente o que se quer que ele oferte, a fim de facilitar a consolidação das propostas recebidas. cbre.com.br

Gerenciamento das Aquisições do projeto: 4. Selecionar Fornecedores Recebe cotações ou propostas e aplica critérios de avaliação para selecionar um ou mais fornecedores que sejam qualificados e aceitáveis como um fornecedor; cbre.com.br

Gerenciamento das Aquisições do projeto: 5. Administrar Contratos Garante que o desempenho do fornecedor atende aos requisitos contratuais e que o comprador atua de acordo com os termos do contrato. www.omelhorfornecedor.com.br

Gerenciamento das Aquisições do projeto: 6. Encerramento dos Contratos Fornece suporte ao processo Encerrar o Projeto, pois envolve a confirmação de que todo o trabalho e as entregas foram aceitáveis; Também envolve atividades administrativas, como a atualização de registros para refletir resultados finais e o arquivamento dessas informações para uso futuro. liviarmimoveis.blogspot.com

Referências Bibliográficas FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratégias Empresariais e Formação de Competências: Um Quebra-cabeça Caleidoscópio da Indústria Brasileira. São Paulo: Editora Atlas, 2000. GREENE, J.; STELLMAN, A. Use a Cabeça PMP. Editora Alta Books, Rio de Janeiro, 2008. KEELLING, R. Gestão de projetos: uma abordagem global. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.

Referências Bibliográficas KERZNER, H. Gestão de Projetos: as melhores práticas. São Paulo: Editora Bookman, 2ª edição, 2004.   PMBOK. Um guia do Conjunto de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos. 4ª Edição, Project Management Institute, 2008. PMI – Project Management Institute. http://brasil.pmi.org/ , 2012

Referências Bibliográficas SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 8ª edição, 2007. THAMHAIN, H. J. Team Building in Project Management. In: CLELAND, D.I. & KING, W.R. Project Management Handbook. Van Nostrand Reinhold, New York, 1993. VALERIANO, D. Gerenciamento Estratégico e Administração por Projetos. São Paulo: Editora Makron Books, 2001.

Referências Bibliográficas  VALLE, A. B.; SOARES, C. A. P.; FINOCCHIO, J. J.; SILVA, L. S. F. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos. Rio de Janeiro: FGV Management, ISBN: 9788522506125, 207. VARGAS, R. V. Gerenciamento de Projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 6ª edição, 2005. YOUNG, T. L. Manual de Gerenciamento de Projetos. São Paulo: Editora Clio, 2008.

Gestão de Projetos Tecnológicos Atividade 10 Flávia Vancim

Assinale a alternativa incorreta sobre os conceitos de: distribuir informações, gerenciar expectativas e reportar o desempenho do projeto .

Distribuir as informações do projeto implica em colocá-las à disposição das partes interessadas do projeto. O processo de distribuir as informações do projeto é executado durante todo o ciclo de vida do projeto. É responsabilidade do gerente do projeto gerenciar as expectativas das partes interessadas. É responsabilidade do departamento de RH gerenciar as expectativas das partes interessadas. Reportar o desempenho do projeto envolve a coleta e a análise periódica da linha de base em relação aos dados reais; para entender e comunicar o andamento e desempenho do projeto.

(Slide do Professor) Distribuir as informações do projeto implica em colocá-las à disposição das partes interessadas do projeto; O processo de distribuir as informações do projeto é executado durante todo o ciclo de vida do projeto; É responsabilidade do gerente do projeto gerenciar as expectativas das partes interessadas; É responsabilidade do departamento de RH gerenciar as expectativas das partes interessadas; Reportar o desempenho do projeto envolve a coleta e a análise periódica da linha de base em relação aos dados reais; para entender e comunicar o andamento e desempenho do projeto.

Assinale a alternativa incorreta sobre os conceitos de: planejar o gerenciamento dos riscos, identificar os riscos, realizar a análise qualitativa e realizar a análise quantitativa dos riscos.

Planejar o Gerenciamento dos Riscos define como conduzir as atividades. Identificar os Riscos é um processo iterativo, pois novos riscos podem surgir conforme o ciclo de vida do projeto avança. Identificar os Riscos é um processo que ocorre exatamente e somente após o planejamento de riscos. Realizar a análise qualitativa significa priorizar os riscos através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto. Realizar a análise quantitativa significa analisar numericamente os efeitos dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.

(Slide do Professor) Planejar o Gerenciamento dos Riscos define como conduzir as atividades; Identificar os Riscos é um processo iterativo, pois novos riscos podem surgir conforme o ciclo de vida do projeto avança; Identificar os Riscos é um processo que ocorre exatamente e somente após o planejamento de riscos; Realizar a análise qualitativa significa priorizar os riscos através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto; Realizar a análise quantitativa significa analisar numericamente os efeitos dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.