Apresentação Multimédia #30 Tema VI | A psicologia aplicada em Portugal Capítulo 1 | O trabalho dos psicólogos em Portugal Objetivos: Caracterizar os.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Joyce Munarski Pernigotti. ABORTO REPRODUÇÃO ASSISTIDA TERAPIA GÊNICA CLONAGEM FERTILIZAÇÃO “IN VITRO” EUTANÁSIA USO DE TECIDOS HUMANOS DOAÇÃO DE.
Advertisements

Prof. Dr. Douglas Roque Andrade Educação Física e Saúde
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
2 COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE VILA NOVA DA BARQUINHA.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano. A BASE DO SISTEMA EDUCATIVO É O ALUNO, E A ESCOLA UMA VIA INSTITUCIONAL ENTRE OUTRAS, DE ACESSO À EDUCAÇÃO E IMPLICITAMENTE.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
EA976 – Engenharia de Software AULA 6 Equipes e Gerenciamento de Pessoal.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Apresentação Multimédia #26 Tema v | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA capítulo 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
Apresentação Multimédia #8 Tema I | Antes de mim Capítulo 3 | A cultura → a história pessoal como um contínuo de organização entre fatores internos.
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #27 TEMA V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA CAPÍTULO 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Apresentação Multimédia #28 Tema V | Problemas e conceitos teóricos estruturadores da psicologia Capítulo 1 | Os grandes autores da história da psicologia.
Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma nº5
→ Os técnicos que intervêm na esfera psicológica
ADMINISTRAÇÃO Prof. Odivar Marcos Bonetti 1
M9 - Gestão de procedimentos de manutenção
Curso Treinamento & Desenvolvimento Planejamento Estratégico de RH
Apresentação Multimédia #7 Tema I | Antes de mim Capítulo 3 | A cultura Objetivo: Caracterizar os fatores fundamentais no processo de tornar-se humano.
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
Psicologia: Ciência e Profissão.
Apresentação Multimédia #15 Tema II | EU Capítulo 2 | A emoção
Cultura organizacional
Universidade de São Paulo
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
ADMINISTRAÇÃO Profª. Kelly Magalhães 1 1
PSICOEDUCAÇÃO: INGREDIENTE DINÂMICO NA ABORDAGEM TERAPÊUTICA COGNITIVA
Apresentação Multimédia #24 Tema IV | EU NOS CONTEXTOS capítulo 1 | O MODELO ECOLÓGICO DE DESENVOLVIMENTO → OS DIFERENTES CONTEXTOS DE EXISTÊNCIA DOS.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Psicologia: Ciência e Profissão.
Técnicas de Secretariado Viviana Cordeiro Nº31
Coaching Organizacional na CMLisboa
Psicologia Aplicada ao Direito
Perfil de atribuições do Psicólogo em Contexto Escolar
A formação do Enfermeiro e suas competências
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O QUE É O PEDAGOGO.
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Fundamentos do Psicodiagnóstico
AS FUNÇÕES DA PROFISSÃO CONTABILIDADE
Luciane Silveira Miranda de Lima
Especialização em Psicologia Organizacional
Flávia Peterini Boeira Orientadora: Ariane da Cruz Guedes
Boa-fé 11ºCfa – 2015 Deontologia Policial
ANEXO IV Segurança e qualidadE da Vida nocturna o Papel dos psicólogos Raquel raimundo Lisboa│Dezembro 2017.
Oficina de Serviço Social
Boa-fé 11ºCfa – 2015 Deontologia Policial
Semana de iniciação científica da UFMG
Ciclos de vida: algumas questões sobre a Psicologia do Adulto Marta Kohl de Oliveira.
Biomecânica, Reabilitação e Tecnologia Assistiva (1)
ENFERMAGEM: TEORIA, CONCEITOS, PRINCÍPIOS E PROCESSO.
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
(35) A DIREÇÃO E O SENTIDO DA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA Júlia Eugênia Gonçalves.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Educação Profissional em Enfermagem II Profa Fernanda Góes Turma B Nova Síntese.
Transcrição da apresentação:

Apresentação Multimédia #30 Tema VI | A psicologia aplicada em Portugal Capítulo 1 | O trabalho dos psicólogos em Portugal Objetivos: Caracterizar os principais níveis e áreas de trabalho da psicologia em Portugal. Analisar a intervenção do psicólogo como promotora de desenvolvimento e de autonomia. → Os principais níveis e áreas de trabalho da psicologia em Portugal

intervenção psicológica O que é a intervenção psicológica?

intervenção psicológica Enquanto agentes promotores de mudança, os psicólogos intervêm com o objetivo de capacitar os indivíduos para o autoconhecimento e para a manutenção da saúde mental. Neste sentido, contribuem num esforço colaborativo para a construção da autonomia dos indivíduos (no sentido lato) em quem se foca a intervenção. Sendo que o principal objetivo da intervenção PSICOLÓGICA é ajudar a existir, ESTA pode assumir diferentes configurações, dependendo da orientação TEÓRICO- PRÁTICA do psicólogo, do contexto, da natureza das questões e/ou dos problemas e do momento da intervenção. Qual o objetivo da intervenção psicológica? Que fatores podem influenciar o tipo de relação de ajuda mantida entre psicólogo e o alvo da intervenção?

problemas e momentos de intervenção Que diferenças existem quanto aos tipos de problemas e momentos de intervenção?

problemas e momentos de intervenção No que respeita ao problema em foco e ao momento da intervenção, distinguimos a intervenção para a remediação, para a prevenção e para a promoção. INTERVENÇÃO PARA A REMEDIAÇÃO PROBLEMA: CRISE INSTALADA MOMENTO: PASSADO INTERVENÇÃO PARA A PREVENÇÃO PROBLEMA: PRESENÇA DE UM RISCO MOMENTO: PRESENTE INTERVENÇÃO PARA A PROMOÇÃO PROBLEMA: DESENVOLVIMENTO MOMENTO: FUTURO O que distingue intervenção para a remedição, para a prevenção e para a promoção?

níveis de intervenção Que níveis de intervenção existem na prática psicológica?

níveis de intervenção Além do problema e do momento de intervenção, distinguem-se também diversos níveis de intervenção: orientadas para o indivíduo. Orientadas para grupos. Orientadas para organizações ou para comunidades. Para além do problema em que foca e do momento em que ocorre, a intervenção pode ter vários níveis. Quais?

Áreas de intervenção Quais as áreas de intervenção do psicólogo?

áreas de intervenção De forma simples, podemos dizer que o trabalho dos psicólogos se organiza em três categorias distintas, mas complementares: Naturalmente, é possível que um mesmo psicólogo preencha a sua semana de trabalho com atividades das três categorias. PRÁTICA PSICOLÓGICA ENSINO INVESTIGAÇÃO Em que categorias se organiza a atividade do psicólogo?

áreas de intervenção Prática psicológica Na prática psicológica existem várias áreas de intervenção ou de especialização. Podemos encontrar psicólogos a trabalhar no contexto da educação, no contexto clínico e da saúde e no contexto do trabalho, social e organizacional, por exemplo. Estas são as áreas mais tradicionais e, por isso, aquelas que reúnem maior número de profissionais. Mas podemos também encontrar psicólogos em contextos como a justiça, o desporto ou a reabilitação neuropsicológica. Quais as principias áreas de intervenção ou de especialização quando falamos em prática psicológica?

Áreas de intervenção investigação No que se refere à investigação (muitas vezes diretamente ligada ao ensino), podem considerar-se dois domínios distintos, mas complementares: a investigação pura – preocupada com a produção de conhecimento; a investigação aplicada – empenhada na aplicação do conhecimento disponível. Nos dois casos encontramos um conjunto alargado de áreas de estudo que têm atraído a atenção dos psicólogos contemporâneos (ligadas, por exemplo, à psicologia social, experimental, do desenvolvimento, da personalidade, da psicometria e à biopsicologia, entre outras). O que distingue a investigação pura e investigação aplicada? Que áreas de estudo têm atraído a atenção dos psicólogos contemporâneos?

ética e deontologia Qual a importância do código deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses?

ética e deontologia Por intervir no ser humano, com o ser humano e para o ser humano, Os psicólogos orientam a sua prática por um código deontológico, isto é, por um conjunto de deveres, princípios ou normas adotados por este grupo profissional. Publicado em 2011 pela ordem dos psicólogos portugueses, o código deontológico é baseado em princípios gerais e específicos. Por que razão existe um código deontológico para os psicólogos em Portugal? Que princípios gerais e específicos são elencados no código em questão? PRINCÍPIOS GERAIS RESPEITO PELA DIGNIDADE DAS PESSOAS COMPETÊNCIA RESPONSABILIDADE BENEFICÊNCIA NÃO-MALEFICÊNCIA PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS CONSENTIMENTO INFORMADO RESPEITO PELA PRIVACIDADE CONFIDENCIALIDADE RELAÇÕES PROFISSIONAIS …

Bibliografia AAVV. (2010). Dicionário de Psicologia APA. Porto Alegre: Artes Médicas.