DISTÂNCIA TRANSACIONAL: PERCEPÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA MEDIADA POR WEBCONFERÊNCIA Rita Lisboa Carla Dias Aline Gomes Márcia Rendeiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
Advertisements

Resultado da Avaliação IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Intersubjetividade na EAD: implicações e possibilidades Maria Cristina Lima Paniago.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi.
PESQUISAS SOBRE A QUALIDADE DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ALUNOS Miguel Carlos Damasco dos Santos.
Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo.
Experiência da Rede Senac na Avaliação EAD Otacília da Paz Pereira
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
Tipo: INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (IC)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Curso de Especialização de Enfermagem em Cardiologia
Informações importantes
Minha terra encanta o mundo inteiro
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Introdução a Educação a Distância
Profª. Drª. Adriana Clementino Profª. MSc. Diólia de Carvalho Graziano
1º semestre Plano de Formação
Ambiente Virtual de Aprendizagem
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM VIRTUAL Aula 02
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Coordenação: Vani Kenski
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Introdução a Educação a Distância
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Tainá Silveira Antônio Lisboa
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
Gerações da EAD Educação a Distância
Evolução do ensino a distância
Design Instrucional para Disciplina de
Abrangência das ações aos municípios paranaenses
PRÁTICA DOCENTE DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Cíntia Alves Sanches, Patrícia Cristina Silveira, Alexandre Lins.
Foco do artigo: Este artigo foca na importância da inter-relação e formação continuada no atuar da tutoria e da equipe de coordenação de conteúdo. Fonte:
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
Educação Profissional EaD Senac/SC:
LEGENDAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
Via Libras: Proposta Inovadora no Ensino de Libras na Modalidade EaD.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
A UTILIZAÇÃO GERENCIAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS E-TEC BRASIL NOS POLOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO IFRJ: UM RELATO.
Interatividade e Conectividade em Ambientes Virtuais
O USO DA WEBCONFERÊNCIA COMO ESTRATÉGIA
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Exemplo aplicação modelo ILDF em cursos online no
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
TCC I: Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Manual do Aluno EaD CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS E
Professor: Adam Luiz Claudino de Brito Aparecida Maria Vieira Edson Osmar Alviano Costa Luis Otavio Toledo Perin Minicurso: As inovações da educação a.
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
BOTÂNICA INTERATIVA: EXPERIÊNCIA COM O JOGO “DOMINÓ BOTÂNICO” NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR INTERMÉDIO DA TECNOLOGIA E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NA EaD Graça.
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Mineração de dados: a temática “Acessibilidade” como pauta em análise no âmbito da Educação a Distância” Mestranda Rita Lisboa Profª Drª Márcia Rendeiro.
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
Videoconferência e suas vantagens para o EAD.
O MOBILE-LEARNING COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
VIII Fórum Institucional de Ensino
Transcrição da apresentação:

  DISTÂNCIA TRANSACIONAL: PERCEPÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA MEDIADA POR WEBCONFERÊNCIA Rita Lisboa Carla Dias Aline Gomes Márcia Rendeiro

Webconferência É um recurso de transmissão de voz e vídeo, no qual possibilita que usuários de diversas localidades se comuniquem de forma síncrona através do áudio ou chat, assim compartilhando conhecimentos em tempo real.

Distância Transacional “...esta distância é a distância da compreensão e percepção causada pela distância geográfica que tem de ser ultrapassada por professores, alunos e instituições educativas para que ocorra um processo de aprendizagem eficaz, deliberado e planejado. Os procedimentos para ultrapassar esta distância são de natureza interativa e de concepção educativa e, para enfatizar que a distância é pedagógica e não geográfica, usamos o termo “distância transacional” (Moore & Kearsley, 1996, cf. Keegan, 1993)

Fonte: Romero Tori. Uso de Novas Tecnologias em Cursos Online. Aula1 Fonte: Romero Tori. Uso de Novas Tecnologias em Cursos Online. Aula1. Senac São Paulo

Fatores que influenciam a percepção da distância transacional Diálogo Autonomia Estrutura

Curso de Especialização na Saúde da Pessoa Idosa Ofertado: 2014/2015 502 alunos inscritos; 16 tutores; 4 supervisores; 2 coordenadoras; 1 pedagoga; 1 técnico de apoio ao suporte. Módulos obrigatórios - 13 Disciplinas eletivas- 09 Carga horária: 420h.

Objetivo Apresentar como ocorreu a webconferência como um instrumento tecnológico na apresentação das temáticas específicas do curso, pela ótica da distância transacional.

Análise realizada na enquete Auto-avaliação: Sugestão de novas Temáticas Análise realizada no Fórum Fale com seu tutor Dúvidas na construção do TCC.

Assim, foram implementadas as seguintes ações: Momento de reflexão e implementação de novas estratégias para atender as solicitações dos alunos. Assim, foram implementadas as seguintes ações:  

Planejamento Formulário: Aplicado a ferramenta para formulários do Google Drive  para que os alunos informassem as sugestões de temas a serem abordados nas palestras; Agenda: Definição das datas, horários e o link informando o endereço da transmissão; Divulgação para os tutores: No Fórum de discussão foi criado um post com todas as informações referentes as apresentações; Comunicação: Utilizado o fórum e mensageiro disponíveis no Moodle.

Execução - Nos dias das apresentações, foram seguidas algumas etapas: Desenvolvimento - Elaboração e envio de convites aos professores palestrantes. Execução - Nos dias das apresentações, foram seguidas algumas etapas:   Etapa 1: Orientação sobre o uso da ferramenta (chat e compartilhamento de arquivo), e o tempo para a realização da palestra. Etapa 2: Realizados os ajustes técnicos (imagem e som). Etapa 3: Os palestrantes iniciam a apresentação. Etapa 4: Ao final da apresentação, momento interação com perguntas e diálogo entre alunos e palestrante. Etapa 5: Após a resposta dos alunos, o apresentador faz uma breve consideração sobre o tema abordado e finaliza a sua apresentação. Etapa 6: Ao final das considerações do apresentador, o responsável técnico se despede dos ouvintes e finaliza a transmissão.

Resultados A utilização da webconferência permitiu:   A utilização da webconferência permitiu: Aprendizado de novas temáticas; Esclarecimento de dúvidas em relação ao desenvolvimento do TCC; Diálogo sincronizado entre aluno-aluno (chat) e aluno-palestrante (chat, vídeo e áudio). O acesso para alunos de forma assíncrona;

Resultados  

Conclusão Percebe-se que a aplicabilidade da webconferências foi realizada com êxito, essa análise foi observada especificamente na interatividade entre os envolvidos que acessaram em tempo real a transmissão via vídeo, voz e chat. Assim,  diminuindo através dessa ferramenta a percepção de distância e aumentando o sentimento de presença entre os participantes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.  

Bibliografia BOYD, R. A., APPS,J.W. and Associates. Redefining the discipline of adult education. San Francisco: Jossey­Bass, 1980 DIONNE, Hugues. A Pesquisa Ação para o Desenvolvimento local. Trad. Michael Thiollent. Brasília: Liber, 2007. HECLER, V; OLIVEIRA, M. Adobe Connect: Sistema de Webconferência potencializando ações pedagógicas no Ensino a Distância. Disponível em:file:///C:/Users/Rita/Downloads/web_UFPEL-1.pdf. Acesso em abril. de 2016. MOORE, Michael G. Teoria da Distância Transacional. Associação Brasileira de Educação a Distância. Agosto de 2002. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2002_Teoria_Distancia_Transacional_Michael_Moore.pdf. Acesso em Março de 2016. MOORE, Michael G. Teoria da Distância Transacional. In: KEEGAN, D. Theoretical Principles of Distance Education. London: Routledge, 1993. p. 22-38. Traduzido por Wilson Azevêdo, com autorização do autor. Revisão de tradução: José Manuel da Silva. MOORE, Michael G; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. Trad. Roberto Galman. São Paulo: Thomson, 2007. QUINTAS-MENDES; Antônio; MORGADO, Lina; AMANTE, Lúcia. Comunicação mediatizada por computador e educação online: da distância à proximidade. In: SILVA, Marco; PESCE, Lucila; ZUIN, Antônio; (Orgs.) Educação Online: cenário, formação e questões didático-metodológicos. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010. VALENTE, J. A. Curso de Especialização em desenvolvimento de projetos pedagógicos com uso das novas tecnologias: descrição e fundamentos. In: VALENTE, J.A.; PRADO, M.E.B.B.; ALMEIDA, M.E.B. Educação a distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003. p.23-5

Email- rlisboa@unasus.uerj.br Obrigada! Email- rlisboa@unasus.uerj.br www.unasus.uerj.br