Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Empresarial I Aula 02
Advertisements

Direito Empresarial I Aula IV Prof. Dr. Marco Félix Jobim.
Prof. Denis Domingues Hermida
Empresário Individual
ATIVIDADES ECONÔMICAS CIVIS EMPRESÁRIO INDIVIDUAL SOCIEDADE EMPRESÁRIA
DIREITO EMPRESARIAL II
RELAÇÃO JURÍDICA (Maria Helena Diniz)
Aula 5 – Empresário e Sociedades Empresárias
Empresário individual Capacidade
Dos Contratos Agrários
IANNY CRISTINA DE CAMPOS O E CARVALHO UNIDADE 2 DIREITO CIVIL I.
EMPRESÁRIO INDIVIDUAL Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Departamento de Ciências Sociais Aplicadas – DCIS Colegiado de Direito Disciplina:
Profº Carmênio Júnior
O EMPRESARIO O EMPRESARIO Aula 4 CURSO DE DIREITO
PROFESSORA: MARGO SARTORI
Daniela Emmerich de Souza Mossini Miskulin
 Os que prestam serviços, mas não se organizam como empresa, mesmo que o façam profissionalmente, não serão considerados empresários.
Profº Carmênio Júnior
CONCEITO LEGAL DE EMPRESÁRIO
DAS PESSOAS PESSOAS NATURAIS PESSOAS JURÍDICAS. DA PESSOA NATURAL É o ser humano considerado como sujeito de direitos e obrigações.
Pessoas Jurídicas e atividades econômicas Prof. Rafael Mafei.
REQUISITOS E OBRIGAÇÕES DO EMPRESÁRIO. Requisitos para ser empresário: Pergunta-se: Quem pode ser empresário? Resposta: Qualquer pessoa que tenha capacidade.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
Sociedade simples Sociedade simples É a sociedade que tem por objeto o exercício de atividade econômica não empresarial É a sociedade que tem por objeto.
EMPRESÁRIO Art Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de.
Prof. Eversio Donizete de Oliveira DO EMPRESÁRIO Art. 966 – Conceito – quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para produção ou a.
UNIDADE III O EMPRESÁRIO. A DEFINIÇÃO DE EMPRESÁRIO NO CÓDIGO CIVIL 2002 CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO 2002 Art Considera-se empresário quem exerce profissionalmente.
Direito Empresarial Aula 02 Mariana Gomes de Oliveira Tel.: (65)
Direito Empresarial I Aula 06 Marco Antonio Lorga Homepage:
Empresa no Direito Agrário: atividade rural multifuncional
DISCIPLINA DE DIREITO EMPRESARIAL
PONTO 4 CONCEITO DE EMPRESA e de EMPRESÁRIO
DISCIPLINA DE DIREITO EMPRESARIAL
Unidade 6 Sociedade em Nome Coletivo
Direito de Empresa – SOCIEDADES
CARREIRAS JURÍDICAS 2013 Direito Administrativo Matheus Carvalho.
FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE - FADIVALE
Do Direito de Empresa Noções Introdutórias
REGISTRO DE EMPRESA Uma das obrigações do empresário é a de inscrever-se no Registro das Empresas, antes de dar início a exploração do negócio- art. 967,
PROFESSORA: Cláudia Luiz Lourenço Goiânia 2012
Pessoas Jurídicas e atividades econômicas Prof. Rafael Mafei
Introdução ao Estudo do Direito Administrativo.
Comerciantes em Nome Individual
Prof. Rafael Mafei Rabelo Queiroz
Crimes falimentares © 2006 Ivanildo Figueiredo
TUTELA Art e ss..
PROF. CRISTIANE REIS 6º PERÍODO DIREITO EMPRESARIAL.
3. CONDIÇÕES DA AÇÃO COLETIVA
INTRODUÇÃO AO DIREITO CONSTITUCIONAL EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL E TRIBUTARIA
Prof. Lucas Pires Maciel
TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO CIVIL
TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO CIVIL
Direito Empresarial Aula 03
Profª Roberta Siqueira Teoria Geral do Direito Civil
CONTRATOS EMPRESARIAIS CLÁUSULAS CONTRATUAIS
Profª Roberta C. de M. Siqueira
PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMANTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIOS LEGALE - Aula 2 – Direito de Empresa II Planejamento Professor: Rogério Martir Doutorando.
Empresário individual
CARREIRAS JURÍDICAS 2013 Direito Administrativo Matheus Carvalho.
Obrigações do Empresário
FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE - FADIVALE
Personalidade e capacidade jurídica
TUTELA Art e ss..
CONDOMÍNIO PROFESSOR: DENIS DE SOUZA LUIZ
FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE - FADIVALE
A ACESSIBILIDADE COMO CONDIÇÃO PARA O TRABALHO
EMPRESÁRIO Art Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de.
Pós - Graduação Penal e Processo Penal
Transcrição da apresentação:

Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho Direito Empresarial Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho

Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa* (organização dos fatores de produção) Ex.: professor que constitui um cursinho

Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário “Para o exercício da profissão intelectual a organização dos fatores de produção é secundário ou mesmo irrelevante.” André Luiz Santa Cruz Ramos

Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário Para se caracterizar exceção, ou seja, para que a profissão intelectual seja caracterizada como empresa, será necessário: - que haja mais de um ramo de atividade sendo exercido; - que haja contratação de terceiros para atividade-fim.

Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário Das Sociedades Simples: São aquelas formadas por profissionais intelectuais, cujo objeto social é a exploração de suas profissões. Ex.: Sociedade de médicos para exercício da medicina, sociedade de contadores, economistas, administradores, etc.

Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário SOCIEDADE EMPRESÁRIA Atividade organizada para produção ou circulação de bens e serviços SOCIEDADE SIMPLES Atividade voltada para o exercício de profissão intelectual.

Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário O que define a natureza da sociedade será sempre seu objeto. Atenção!!!! Art. 982. Salvo as exceções expressas, considera-se empresária a sociedade que tem por objeto o exercício de atividade própria de empresário sujeito a registro; e, simples, as demais. Parágrafo único. Independentemente de seu objeto, considera-se empresária a sociedade por ações; e, simples, a cooperativa.

Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário Dos impedimentos legais para exercício da atividade empresária: § 1o Não podem ser administradores*, além das pessoas impedidas por lei especial, os condenados a pena que vede, ainda que temporariamente, enquanto perdurarem os efeitos da condenação o acesso a cargos públicos; por crime falimentar, de prevaricação, Suborno, *Entendimento majoritário: Estende-se aos empresários individuais.

Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário concussão, peculato; contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra as normas de defesa da concorrência, contra as relações de consumo, contra a fé pública ou a propriedade.

Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário Outros impedimentos Em razão da função (Leis especiais) Servidores Públicos Magistrados Membros do Ministério Público Militares

Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário EM RAZÃO DA INCAPACIDADE CIVIL Os menores de 16 (dezesseis) anos. Os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos; os ébrios habituais, os viciados em tóxicos, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido; os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; os ébrios habituais e os viciados em tóxico; aqueles que, por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade; os pródigos.

Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário Importante!!! Mesmo impedido, se o empresário contrair obrigações, responde por elas.

Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário Exceção: para dar continuidade a empresa e não para iniciar!!!! Poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança. § 1o Nos casos deste artigo, precederá autorização judicial, após exame das circunstâncias do caso.

Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário O EMPRESÁRIO CASADO Somente para empresário individual!!! Art. 978 cc - O empresário casado pode, sem necessidade de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens, alienar os imóveis que integrem o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real. Atenção: Os bens pertencem a empresa e não ao empresário!!!!