Racionalização de Cargos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emenda Constitucional n° 70 de 29 de março de 2012
Advertisements

IX ENCONTRO NACIONAL DO CONACI
O PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL E OS DESAFIOS DO DEVIDO PROCESSO LEGISLATIVO Carlos Eduardo Lula.
CAPÍTULO I ÂMBITO DE ABRANGÊNCIA
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.
CARGOS PÚBLICOS Criação, transformação e extinção: Art. 48, X, CF – existência de lei; Criação: formam-se novos cargos; Extinção: eliminação de cargos;
APRESENTAÇÃO DA UFRN, ADAPTADA PARA UNIFESP 19/Novembro/2008.
INSTRUÇÃO NORMATIVA CGU nº 04/2009
Atividades e atos administrativos
REGISTROS PÚBLICOS AULA 3
II CONEGOV Conferência Sul-Americana de Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico Florianópolis, 11 e 12 de agosto de Aires J. Rover Prof.
PIS – COFINS IMPORTAÇÃO
Bases jurídicas para uma boa Administração
XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS
Prof.: Dirceu Rodrigues Junior
Organização Política e Administrativa
LEI DE ORGANIZAÇÃO E DIVISÃO JUDICIÁRIA
Estrutura de um Processo de Licenciamento
(051) SUBSÍDIO ÚNICO (051)
EMENDA CONSTITUCIONAL Nº de Março de 2012
CARREIRA DE NÍVEL SUPERIOR
FENTECT JULHO PROBLEMAS MAIS URGENTES RELATIVOS A CATEGORIA: 1.Perda salariais para a categoria de base, devido a falta do princípio isonômico na.
CONCURSO PÚBLICO Procedimento Administrativo que tem por fim aferir as aptidões pessoais e selecionar os melhores candidatos ao provimento de cargos e.
ASSESSORIA E CONSULTORIA PREVENTIVA – PARECERES TÉCNICOS DEFESA EM AÇÕES CIVÍS PÚBLICAS, POPULARES E MANDADOS DE SEGURANÇA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE LEI,
1 – Garantias Constitucionais tributárias
Unidade 3 Sistema Tributário Nacional
DIREITO CONSTITUCIONAL II
Atividades e atos administrativos Aula 11 – 2ª parte.
Estrutura Organizacional da Administração Pública
AUDIÊNCIA PÚBLICA EXERCÍCIO DE 2013
Aprovação das Contas do Inmetro
Direito Constitucional I
Abrangência Cargos de provimento efetivo, em carreira e isolados
Princípio da Legalidade
CAPÍTULO V MANDADO DE INJUNÇÃO
Ciclo de Planejamento PPA.
Adrieni Ferreira Yassine
PORTARIA SAS/MS Nº 134 DE 4 DE ABRIL DE 2011
Seminário Sobre Racionalização Base Legal. O Que É? Quais Os Cargos Que Fazem Parte Da Proposta? Os Próximos Passos. GT CARREIRA DA ASSUFRGS/CIS.
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS
Terceirização de Serviços na Administração Pública.
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Roteiro de Aula Convicência DO PODER JUDICIÁRIO
1. Começando pelo nome: - Técnico de Educação do Ministério da Educação - Decreto-lei 1.190/39 ...“função que jamais foi bem definida por aquele órgão”.
LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
Licitação e Contratação para Prestação de Serviços Uma Visão do TCM/SP
Desenvolvimento Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome LUCILENE RODRIGUES Consultora Jurídica Brasília Abril/2007 Desenvolvimento.
DIREITO FINANCEIRO X DIREITO TRIBUTÁRIO
DIREITO CONSTITUCIONAL III
TERCEIRIZAÇÃO: DESREGULAMENTAÇÃO PROGRAMADA
CURSO DE DIREITO Direito Administrativo I
Título VI Da Tributação e do Orçamento Capítulo II Das Finanças Públicas Clarissa Duarte 2009.
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
Cronograma de Aulas : 08h00 às 09h40 09h50 às 11h30.
Atividades e atos administrativos Aula 9 Administração Direta e Indireta Empresa pública e sociedade de economia mista.
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO
Dieter Janssen Prefeito de Jaraguá do Sul Presidente da AMVALI.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CONCURSO PÚBLICO Exigência legal – art. 37, II, da Constituição Federal Brasileira. “A investidura em cargo ou emprego público depende.
Créditos Adicionais.
PEC 45/2009 PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL R OBERTO P AULO AMORAS Auditor Geral do Estado Endereço : Rua Domingos Marreiros Nº 2001 Bairro: Fátima -
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
DIREITO ADMINISTRATIVO RECEITA FEDERAL 2012
CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS 09/03/2015. Art Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Elaboração de Plano de Cargos e Carreiras Prefeitura Municipal de Campo Grande.
NORMAS GERAIS DO CONTROLE INTERNO PROJETO DE LEI NACIONAL DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE INTERNO.
Transcrição da apresentação:

Racionalização de Cargos Carreira do Seguro Social Lei nº 10.855, de 1º de abril de 2004, reestruturada pela Lei nº 11.501, de 11 de julho de 2007.

Racionalização de Cargos / Carreira do Seguro Social - Modelo A jurisprudência sobre o assunto tem apontado a viabilidade de agrupar sob uma mesma denominação os cargos cujas atribuições, requisitos de qualificação, escolaridade, remuneração, habilitação profissional ou especialização exigidos para ingresso sejam idênticos ou essencialmente iguais.

Racionalização de Cargos – CSS Cargos de Nível Auxiliar DENOMINAÇÃO ATUAL DENOMINAÇÃO PROPOSTA ATRIBUIÇÕES GERAIS AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS AUXILIAR DE SERVIÇOS DIVERSOS Realizar atividades de nível auxiliar, com a finalidade de possibilitar o apoio operacional e administrativo necessários à execução dos trabalhos de todas as unidades o INSS. Compreende a realização de serviços de entrega, recepção, reprodução, envio e arquivamento de documentos; de conservação e transformação de bens, bem assim outras atividades de mesma natureza ou grau de complexidade inerentes às competências do INSS. AUXILIAR DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS MENSAGEIRO

Racionalização de Cargos - CSS Cargos de Nível Intermediário - I DENOMINAÇÃO ATUAL DENOMINAÇÃO PROPOSTA ATRIBUIÇÕES GERAIS AGENTE DE PORTARIA AGENTE DE SERVIÇOS DIVERSOS Realizar atividades de nível intermediário com a finalidade de garantir o apoio operacional e administrativo necessários à execução dos trabalhos de todas as unidades do INSS, inclusive a realização de serviços externos, atendimento geral aos usuários e a execução de outras atividades inerentes às competências do INSS. AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS AUXILIAR DE SERVIÇOS DIVERSOS

Racionalização de Cargos – CSS Cargos de Nível Intermediário - II DENOMINAÇÃO ATUAL DENOMINAÇÃO PROPOSTA ATRIBUIÇÕES GERAIS ARTÍFICE DE ARTES GRÁFICAS TÉCNICO DE SERVIÇOS DIVERSOS Realizar atividades de apoio técnico operacional necessárias a garantir a execução dos trabalhos de todas as unidades organizacionais do INSS, inclusive realização de serviços externos; atendimento geral aos usuários e a execução de outras atividades inerentes às competências do INSS. ARTÍFICE DE CARPINTARIA E MARCENARIA ARTÍFICE DE ELETRICIDADE E COMUNICAÇÕES ARTÍFICE DE ESTRUTURA DE OBRAS E METALURG. ARTÍFICE DE MECÂNICA

Racionalização de Cargos - CSS Cargos de Nível Intermediário - III DENOMINAÇÃO ATUAL DENOMINAÇÃO PROPOSTA ATRIBUIÇÕES GERAIS AGENTE ADMNISTRATIVO TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL Realizar atividades técnicas e administrativas, internas e externas, necessárias ao desempenho das competências constitucionais e legais a cargo do INSS, fazendo uso dos sistemas corporativos e dos demais recursos disponíveis para a consecução dessas atividades. ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO ASSISTENTE TEC. ADMINISTRATIVO AUXILIAR ADMINISTRATIVO ESCRITURÁRIO SECRETÁRIA TÉCNICO DE SECRETARIADO TÉCNICO PREVIDENCIÁRIO

As atribuições específicas dos cargos serão estabelecidas em Decreto.

Decisões do Supremo Tribunal Federal Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 1.591-5, Rio Grande do Sul, 19/08/1998. Ementa: “Unificação, pela Lei Complementar nº 10.933, de 1997, do Rio Grande do Sul, em nova Carreira de Agente Fiscal do Tesouro do Estado, das duas, preexistentes, de Auditor de Finanças Públicas e de Fiscal de Tributos Estaduais.

Assertiva de preterição da exigência de concurso público rejeitada em face da afinidade de atribuições das categorias em questão, consolidada por legislação anterior à Constituição de 1988. Ação direta julgada, por maioria, improcedente.” . “A tese prevalecente foi a de que, ocorrido um processo de gradativa identificação entre as categorias – calcadas na afinidade das atribuições e na equivalência de vencimentos – e, ainda, tendo-se em vista o legítimo propósito da Administração Pública em racionalizar 2 atividades que possuíam o mesmo universo de atuação, não se vislumbrava qualquer afronta ao art. 37, II da Lei Fundamental.”

CF “Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: .............................................................................................. II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)”

Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 2 Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 2.713-1, Distrito Federal, 18/12/2002. “Transformação dos cargos de Assistente Jurídico da Advocacia-Geral da União em cargos de Advogado da União.” “Rejeição, ademais, da alegação de violação ao princípio do concurso público (CF, arts. 37, II e 131, § 2º)”. CF – Art. 131, “§ 2º - O ingresso nas classes iniciais das carreiras da instituição de que trata este artigo far-se-á mediante concurso público de provas e títulos.” (AGU)

“É que a análise do regime normativo das carreiras da Advocacia Geral da União – AGU em exame apontam para uma racionalização, no âmbito da AGU, do desempenho de seu papel constitucional por meio de uma completa identidade substancial entre os cargos em exame, verificada a compatibilidade funcional e remuneratória, além da equivalência dos requisitos exigidos em concurso. Precedente: ADI nº 1.591, Rel. Min. Octavio Galloti. Ação direta de inconstitucionalidade julgada improcedente.”

Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 2 Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 2.335-7, Santa Catarina, 11/06/2003. “Ementa: ADI. 2. Lei Complementar nº 189, de 17 de janeiro de 2000, do Estado de Santa Catarina, que extinguiu os cargos e as carreiras de Fiscal de Tributos Estaduais, Fiscal de Mercadorias em Trânsito, Exator e Escrivão de Exatoria, e criou, em substituição, a de Auditor Fiscal da Receita Estadual.

3. Aproveitamento dos ocupantes dos cargos extintos nos recém criados 3. Aproveitamento dos ocupantes dos cargos extintos nos recém criados. 4. Ausência de violação ao princípio constitucional da exigência de concurso público, haja vista a similitude das atribuições desempenhadas pelos ocupantes dos cargos extintos.” “Ação julgada improcedente”.

Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 1 Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 1.677-4, Distrito Federal, 03/02/2003. Esta ADIN procede a argüição de inconstitucionalidade material do artigo 3º da Lei nº 1.626, de 11 de setembro de 1997, do DF, porquanto ele determina que, nos novos cargos de Fiscal Tributário, da Carreira Auditoria Tributária, haja o aproveitamento dos servidores dos cargos de Técnico Tributário, sem a prévia aprovação em concurso público. Ação julgada procedente.

Neste caso, a Lei Distrital procedeu à Transformação do cargo de Técnico Tributário em Fiscal Tributário (que implica em alteração do título e das atribuições do cargo, configura novo provimento, a depender da exigência de concurso público), “cogitando expressamente de aproveitamento de servidores em cargos mais elevados do que aqueles que estavam legitimados a ocupar, ou seja, aproveitou os então atuais ocupantes de cargos de nível médio em cargos de nível superior, além de alterar suas atribuições, procedimento este ofensivo ao disposto no artigo 37, inciso II da CF”.

Transposição / Transformação ADI 266-0 RJ “A chamada transposição simplesmente reside na passagem de um cargo atual para cargo idêntico da mesma natureza, do novo sistema classificatório ou no deslocamento de um cargo existente para classe de atribuições correlatas do novo sistema.”

“Já a transformação chega a consistir na alteração de titulação e atribuições do cargo com seu ocupante ou na alteração das atribuições de um cargo existente. Como se vê, ao passo que a transposição não atinge a natureza ou as atribuições essenciais do cargo, são ambas alteradas (além da denominação), pela chamada transformação, por meio da qual se opera uma modificação substancial, capaz de caracterizar um novo provimento de cargo.”

Obs.: “Todavia, há, excepcionalmente, transformações que não entestam com o Texto Constitucional, porque não importam em investidura em novo cargo público. É o caso das que tenham por objetivo cargos vagos; casos especiais com natureza de mera reclassificação, em que há revisão geral da denominação e/ou dos níveis de vencimentos dos cargos de determinada categoria funcional, mas sem alteração das suas atribuições – são casos de aumento ou diminuição do número de classes de uma carreira”.