Prof.Doutor Jeffy Mukora Maputo, Agosto 2015

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Transcrição da apresentação:

Prof.Doutor Jeffy Mukora Maputo, Agosto 2015 Metodologia de trabalho, indicadores, padrões e critérios de verificação Prof.Doutor Jeffy Mukora Maputo, Agosto 2015

Sumário Contextualização Instrumentos e procedimentos de auto- avaliação produzidos Padrões e critérios de verificação Discussão

Contextualização 1/4 Experiência-piloto de avaliação de cursos entre os anos de 2013 e 2014 permitiu a: aprendizagem de algumas lições, desafios, e perspectivas Em seguimento da análise feita ao processo e aos resultados da experiência-piloto, e como preparação de processos futuros, foi necessário rever as ferramentas existentes

Contextualização 2/4 Os consultores estão a rever as ferramentas tomando em consideração as recomendações feitas pelos seguintes actores: IES envolvidas na experiência-piloto; Comissões de Avaliação Externa; Consultores, através do relatório de análise crítica; Participantes da Conferência Nacional; Equipa técnica do CNAQ; Membros do CNAQ; IES selecionadas.

Contextualização 3/4 Foram consultados os seguintes sistemas internacionais e regionais : Portugal; Brasil; Inglaterra; e África do Sul Revisão bibliográfica

Contextualização 4/4 Avaliação e acreditação dos cursos com base em padrões ou critérios de verificação alcançados: Uma metodologia para a medição, monitorização e acreditação dos cursos e/ou programas de ensino superior em Moçambique (CNAQ 2013); Ref 46 manual do CNAQ; A análise de cada indicador/padrão deverá ser feita conforme abaixo descrito; Elaboração de um comentário avaliativo: com base nas evidencias, a CA tece comentários sobre o desempenho da Unidade Orgânica no padrão.

Ferramentas revistas e produzidas Guião de auto-avaliação revisto Procedimentos de auto-avaliação Elaboração do plano de melhorias Elaboração do manual de auto-avaliação Elaboração do relatório de auto-avaliação Padrões revistos e critérios de verificação produzidos Pontuação/classificação

Padrões revistos e Critérios de verificação produzidos Um padrão é uma expectativa explícita que descreve o nível de desempenho aceitável de uma instituição, uma unidade orgânica ou de um curso. Critério de verificação é um facto observável que exprime e permite medir ou avaliar o nível do cumprimento ou do alcance dos padrões, com base numa escala quantitativa ou qualitativa. Uma evidência é um facto observável que comprova o grau de alcance do critério de verificação.

Nível de desempenho aceitável em relação à missão (Art. 17 SINAQES) Sua formulação Relevância Actualidade Divulgação

Gestão Democraticidade Governação Prestação de contas Descrição de funções e tarefas Adequação da estrutura da direcção e administração Mecanismos de gestão da qualidade

Currículo Desenho curricular Processos de ensino e aprendizagem Avaliação de estudantes

Corpo docente Processo de formação Qualificações Desempenho e progressão Razão professor/estudante Regime de ocupação Condições de trabalho Vinculação académica e à sociedade

Corpo discente Admissão Equidade Acesso aos recursos Retenção e aprovação Desistência Participação na vida da instituição Apoio social

Corpo técnico administrativo Qualificações e especializações Desempenho Razão Corpo Técnico e Administrativo/ Docente Adequação do CTA aos processos pedagógicos

Pesquisa e extensão Impacto social e económico Produção cientifica Relevância da produção científica Estratégia e desenvolvimento da investigação Cooperação Ligação com o processo de ensino e aprendizagem Recursos financeiros Interdisciplinaridade Monitorização do processo

Infra-estruturas Adequação ao ensino Salas de aulas Laboratórios Equipamentos Bibliotecas Tecnologias de Comunicação e Informação Espaços recreativos Lazer e deporto Refeitórios Gabinetes de trabalho Anfiteatros, manutenção de instalações e equipamentos

Internacionalização Promoção da mobilidade de estudantes e docentes estrangeiros Parcerias na investigação Troca de docentes ou estudantes

Ferramentas antigas Indicador 1: Missão e Objectivos gerais da Unidade Orgânica Padrão 1.1 A missão da Unidade Orgânica está determinada claramente e é relevante às funções, recursos e suas orientações de desenvolvimento, e relacionada com as estratégias de desenvolvimento socio-económico das comunidades e do país Padrão 1.2 A declaração da missão da Unidade Orgânica articula-se coerentemente com os seus objectivos gerais e operacionais e a sua prática Padrão 1.3 Os objectivos perseguidos pela Unidade orgânica são revistos em cada período de cinco anos e aprovados por órgãos estatutários

Nova proposta, ver página 1, mapa Padrão Critério de verifica- ção S; N; ou N/A Eviden-cias Comentá-rios Pontuação

Trabalho em grupos Grupos 1 & 4 = indicador Missão Grupos 2 & 5 = indicador Gestão Grupos 3 & 6 = indicador Currículo 8:30-9:15 Dia 26 de Agosto

Trabalho em grupos Grupos 1 & 4 indicadores = Corpo Docente & Corpo Discente Grupos 2 & 5 indicadores = CTA & Pesquisa e extensão Grupo 3 & 6 indicadores = Infra-estruturas & Internacionalização 10:45-12:30 dia 26 de Agosto

Tarefas de cada grupo Analisar cada padrão, se esta bem formulado, é relevante, etc. Se não esta bem formulado ou se não esta claro, propor a sua formulação. Quais são as actividades necessárias para atingir cada padrão a nível da unidade orgânica. Analisar cada critério de verificação, se está bem formulado, é relevante e se tem evidências que o suportem. Propor uma evidência ou evidências para cada critério de verificação.

Prof.Doutor Jeffy Mukora Maputo, Agosto 2015 Metodologia de Trabalho, Indicadores, Padrões e critérios de verificação Muito obrigado! Prof.Doutor Jeffy Mukora Maputo, Agosto 2015