Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio.

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Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio

Balanced Scorecard O Balanced Scorecard foi criado por Robert Kaplan e David Norton; Sistema de planejamento e administração estratégico; Usado para: Alinhar as atividades de negócio com a visão e com a estratégia da organização; Melhorar a comunicação (interna e externa); Monitorar o desempenho da organização em relação aos seus objetivos estratégicos.2

Balanced Scorecard Sugere que a organização seja vista a partir de quatro perspectivas; A partir dessas perspectivas: Devem ser desenvolvidas métricas; Dados devem ser coletados e analisados.

Balanced Scorecard - Perspectivas Financeira – “Para ter sucesso financeiro, qual deveria ser a nossa imagem para os nossos acionistas?” Processos interno de negócio – “Para satisfazer nossos acionistas e clientes, em quais processos de negócio devemos possuir excelência?”

Balanced Scorecard - Perspectivas Cliente – “Para atingir a nossa visão, qual deve ser a nossa imagem para os nossos clientes?” Aprendizado e Crescimento – “Para atingir nossa visão, como sustentaremos nossas habilidades em mudar e melhorar?”

Balanced Scorecard A partir disso são criados “placares” (scoreboards) – visão geral dos dados obtidos e tomar decisões estratégicas;

Balanced Scorecard de TI É possível adaptar esse sistema para a TI; São mantidas as perspectivas; Procura-se saber: Como a TI pode dar suporte a cada uma dessas perspectivas; e Quais seriam os indicadores a serem medidos.

Balanced Scorecard de TI Perspectiva Indicadores (para TI) Financeira Nova receita gerada por soluções de TI; Retorno do investimento em TI Custos de retrabalho de sistemas; e Custos de exposição ao risco de TI.

Balanced Scorecard de TI Perspectiva Indicadores (para TI) Processos Internos de Negócio Taxa de entrega de projetos de TI no prazo; Defeitos de softwares entregues para produção; Disponibilidade de aplicações; Disponibilidade de infraestrutura; Eficiência do 1º nível de Service Desk; e Qualidade dos projetos de TI.

Balanced Scorecard de TI Perspectiva Indicadores (para TI) Cliente Satisfação dos usuários com os sistemas; Satisfação dos usuários com os serviços de TI; Cobertura de treinamento para os usuários de TI; e Participação dos usuários no desenvolvimento de novos projetos de TI

Balanced Scorecard de TI Perspectiva Indicadores (para TI) Aprendizado e Crescimento Porcentual de profissionais certificados; Satisfação dos colaboradores; Horas-ano de treinamento por colaborador; Projetos de inovação em desenvolvimento; Rotatividade dos colaboradores; e Retenção de talentos.