REUNIÃO MMR-DIRETORES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Advertisements

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Acesso pelo site
METODOLOGIA PDCA.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
Análise Desenvolvimento/Testes Entrega Suporte. Nome da atividade Análise de Negócio Fase Análise Finalidade Esta atividade tem por finalidade analisar.
Orientações para Planificação da Agenda de Ações Multiplicadoras 1º sem de 2006 O diagnóstico Análise da realidade Para realizar qualquer ação necessitamos.
Cap. 2 Planejamento LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez,2011.
TREINAMENTO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DO IPEN FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS Módulo 4 Rosemeire Petrauskas Paiva Tereza Salvetti.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE OLIVAL Decreto-Lei n.º 3/2008.
Avaliação de Projectos de Desenvolvimento
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Sistema de avaliação de ensino
O PLANEJAMENTO DA FORMAÇÃO
ANÁLISE DE CUSTOS Prof.: LEONIDAS LOPES DE CAMARGO
AUTOAVALIAÇÃO.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
“Análise de resultados educacionais e replanejamento de ações pedagógicas”
Ciclo PDCA COB - 19/09/2006.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas
TÍTULO DO PROJETO Área(s) / Setor(es) Modalidade: PDCA.
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
PHA – 2542: Sistema de Gestão Ambiental
DESIGN DIDATICO DIGITAL
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
Curso - Avaliação e Aprendizagem
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: MUDANÇAS NECESSÁRIAS
Christopher Berwig Turma 4
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
plano anual de capacitação
Planejamento de estratégias:
Titulo do Trabalho Área(s) / Setor(es) Líder(es): Autor(es):
SISTEMAS DE GESTÃO ANTISSUBORNO
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
Treinamento e Desenvolvimento
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
ACIDENTE EM ATIVIDADE DE IÇAMENTO DE VEÍCULO REALIZADA POR UMA EMPRESA DE GUINCHOS E REBOQUES.
Gamificação da Khan Academy: Uma Proposta Mais Lúdica na Aprendizagem da Matemática A Experiência de um Projeto-Piloto no Ensino Básico em Portugal Renata.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
OS REGISTROS NO DIÁRIO DE CLASSE A FAVOR DO PEDAGÓGICO
TCC Aula 2 Caroline Petian.
Planejamento Estratégico em Logística
elaboração de plano de ação
Data Base: __/__/___ AÇÃO ATRASADA CAUSA DO ATRASO RESPONSÁVEL NOVO PRAZO.
Método de Melhoria de Resultados
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Como Investigar um Acidente de Trabalho
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico UO:CAMPO GRANDE 05/12/2018 Conselho de Classe.
Manuais Administrativos
Data Base: __/__/___ AÇÃO ATRASADA CAUSA DO ATRASO RESPONSÁVEL NOVO PRAZO.
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Informações do preenchimento de cada lacuna do termo de referência
MBA: Gestão Estratégica de Pessoas
Aula S7 Lição de Casa da Aula S6
CICLO PDCA Nome: Elenice Sasaqui Setor: Almoxarifado
Consolidando....
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
MÉTODO DE MELHORIA DE RESULTADOS MMR
Formação para Diretores de Escola 30/05/2019 Comitê Regional MMR
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Acolhimento Pedagógico 2019
Acordo de Cooperação Técnica STN/MF e Tribunais de Contas
Transcrição da apresentação:

REUNIÃO MMR-DIRETORES Diretoria de Ensino – Norte 2 REUNIÃO MMR-DIRETORES Abertura da Dirigente Regional Plano de Melhoria Ação planejada Problema- causa raiz Análise dos sinalizadores do 2º bimestre Ação Complementar e Ação Corretiva

PDCA

Dimensão da gestão na escola Política: conjunto de regras ou normas que orientam as escolas. As definições do marco operativo podem definir políticas para a escola. Ações: Indicam os projetos estratégicos que a escola deverá implementar segundo orientação da SEE ou projetos específicos conforme necessidade e autonomia local. Objetivos- grandes desafios: são norteadores das metas anuais da escola

Identificar o Problema - Estabelecer Plano de Ação - PLAN Estabelecer indicadores Fluxo Desempenho INSE Analisar os dados do problema Definir meta: de onde vêm? Sinalizador de referência Estruturar o plano e dar visibilidade no gestão à vista Painel

Execução do Plano de Ação - DO Plano de Ação - conjunto de ações organizadas no tempo e atribuídas aos responsáveis, com objetivo eliminar as causas priorizadas na análise dos indicadores A partir da causa imediata, buscamos os porquês É possível que uma causa dê origem a mais de uma ação ou uma ação impacte mais de uma causa priorizada As metas bem estabelecidas ajudam a impulsionar o aprendizado e novos conhecimentos

Consistência do Plano de Ação As ações estão coerentes com as causas fundamentais/priorizadas? As ações são de melhoria ou se referem à rotina? Estão bem detalhadas e distribuídas entre os responsáveis? Os prazos das ações e procedimentos foram definidos considerando o tempo necessário para impactar o resultado?

PLANO DE AÇÃO PARA O ALCANCE DA META DE IDEB Importante: Um plano de ação sozinho é um mero documento, por melhor que tenha sido o processo de análise e estruturação das ações. O que promove resultados é a ação disciplinada de todos os envolvidos liderados por pessoas inspiradoras e apoiadoras.

Verificação da Execução do Plano de Ação - CHECK Implementar as ações possibilita à escola alcançar as metas estabelecidas Pontos de atenção Verificar adequadamente o status de cada ação do plano (atualização na SED); Verificar as evidências e se ações realizadas abrangem o público previsto; Atrasos sucessivos (justificativas); Verificar se a ação não está sendo realizada adequadamente; Propor ações preventivas para evitar problemas.

Verificação dos Resultados Atingiu ou não a META? Verificar o plano de ação e identificar se a ação proposta foi efetiva e impactou positivamente o resultado. O que fazer se atingiu? Padronização das boas práticas O que fazer se não atingiu? Relatório 3G

O que é o relatório 3 G? Resultado não foi o esperado e precisamos verificar o plano e entender a correlação entre as ações e os indicadores (passado/presente) Analisar as causas do resultado negativo e propor ações corretivas (futuro) Ações corretivas – ações que irão corrigir os rumos, definidas conforme as novas causas foram encontradas e serão incorporadas no plano de ação.

O que é ação complementar? Decorrentes da análise do plano de melhoria, quando este não possui força suficiente para impactar os problemas que a escola elencou no processo inicial. Ou ainda quando a escola detecta em seus instrumentos internos a necessidade de complementar a seu plano.

ATÉ ONDE CHEGAMOS.... “CORRIGINDO RUMOS”

Parte do ciclo – PDCA - em que paramos: (ÍTEM 7) Porque recebemos os resultados dos Sinalizadores de processo e esses indicam o potencial de crescimento da escola num período fechado: o bimestre. Ao recebermos os resultados identificamos:

Todos os resultados obtidos foram mais elevados do que o Sinalizador de referência – meta a ser atingida

SINAL DE ATENÇÃO – DE QUE PRECISAREMOS “ Temos então SINAL DE ATENÇÃO – DE QUE PRECISAREMOS “ CORRIGIR OS RUMOS”

O que é que está acontecendo? Qual o tamanho do desvio? Qual foi o resultado? O que é que está acontecendo? Qual o tamanho do desvio? O quanto nos distanciamos do sinalizador proposto? 1º Movimento do “Corrigindo Rumos” Analisando o tempo “presente” da escola em função dos resultados.

1ª parte do “corrigindo rumos” Como corrigir os rumos? Onde ficou localizado o problema? (quebrando novamente o problema) FLUXO DESEMPENHO Em que ano? Em que turma? Qual o turno com menor fluxo? Relação entre: digitação da frequência dos alunos/cadastro das escolas. Concepção da AAP, nas escolas % de digitação das avaliações na SED – todas as salas foram digitadas Quantificar os alunos com baixo desempenho no 2º Bimestre. 1ª parte do “corrigindo rumos” Analisando o tempo “presente” da escola em função dos resultados. Esta é a – Quem ajuda o diretor nesse processo – Coordenador, Vice, professor especialista da disciplina...

Como corrigir os rumos? Lembrando: desempenho é referente ao 5º ano, 9º ano ou ao 3ª série do EM Lembrando: Fluxo é referente a todos os anos/séries FLUXO DESEMPENHO Em que ano? Em que turma? Qual o turno com menor fluxo? Relação entre: digitação da frequência dos alunos/cadastro das escolas. Concepção da AAP, nas escolas % de digitação das avaliações na SED – todas as salas foram digitadas Quantificar os alunos com baixo desempenho no 2º Bimestre. A PARTIR DESTES QUESTIONAMENTOS: QUAL A NOVA CAUSA RAIZ?

Qual o status atual do Plano de Melhoria Quais são as ações que estão propostas no nosso plano? Existem ações no plano de eram “robustas” o suficiente para atuar na melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos? “2º Movimento do Corrigindo Rumos” Essas reflexões orientam a relação entre o Plano de Melhoria e os resultados obtidos. É analisar o passado para entender os resultados.

É PRECISO ENTÃO: Ação Corretiva Medida decidida pelo conjunto da escola, que vai nos ajudar a diminuir a distância de onde eu estou para onde quero chegar – melhoria progressiva da aprendizagem dos alunos

Feita a análise, a escola está preparada para apresentar os resultados e medidas que orientarão os trabalhos, para um próximo período:

Concluindo... O preenchimento dos PPT – N3 com ou sem resultado é o resultado, síntese de um processo de análise contínuo do trabalho que a escola realiza regularmente. Demonstra o compromisso de todos na obtenção da melhoria continua do aprendizado

Agradecemos a todos pela presença