Especialização em GESTÃO ESTRATÉGICA EM TURISMO - UNIPAMPA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BARRA DO BUGRES.
Advertisements

Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional,
Assistente Técnica/Superintendente Escolar : Sandra Maria Rodrigues. Superintendentes Escolares : Eliana Bezerra de Carvalho Gomes. Maria Eliete da Silva.
A Educação Profissional e o Estágio Supervisionado: um ato educativo Elinilze Guedes Teodoro – PROEN Com Base na Minuta da Comissão Bicameral – CNE Relator.
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Proposta de Elaboração do Plano de Curricularização da Extensão do IFPA Maio
Apresentação da Palestrante e autora do livro
Comunicação & Expressão INTRODUÇÃO Vanessa Lima
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
Introdução à Eletromecânica
TRABALHO DE CURSO I Ementa: O Trabalho de Curso I consiste em desenvolver trabalhos, dentro do campo da Administração, com o objetivo de colocar em prática.
Novo Modelo de Pós-graduação Estácio
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
“Análise de resultados educacionais e replanejamento de ações pedagógicas”
Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ Aluno: Cynthia Guilhon Orientadora: Ana Paula Beato-Canato.
Seminário Seminário é uma técnica de estudos que inclui pesquisa, discussão e debate; sua finalidade é pesquisar e ensinar a pesquisar. Na preparação do.
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DISCIPLINA:
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
TRABALHO FINAL Teorias da Ação Cultural
COORDENAÇÃO GERAL: Profa. Dra. Maria Helena Fávero (PED/IP)
Estágio Supervisionado
METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA
Relatório de Autoavaliação Institucional
ANATOMIA PATOLÓGICA - AVALIAÇÃO
Planejamento de estratégias:
BIOTECNOLOGIA Curso de especialização lato sensu em
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
Especialização em Administração Hospitalar
30anos CENPEC.
Questões sociais e psíquicas que
Ensino Médio Integrado
I Encontro de Licenciaturas da
O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil
Reunião Ordinária COSEMS/RN
CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARCEIRA
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
MODELO DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO-UFSJ CONFORME RESOLUÇÃO Nº. 005/2010 DE 25 DE OUTUBRO DE 2010.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Avaliar desempenho de servidores
Especialização em Direito Civil e Processo Civil
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
TC Projetos de Estudos Integradores:
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Avaliar desempenho de servidores
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
Contextualização: escola e alunos
Curso de Especialização em Educação Física Escolar - Turma VIII
GESTÃO E PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Eleições de representantes para compor o Conselho Escolar
Formação Continuada CTPs
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
Pró - Reitoria de Ensino - PROEN
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Perspectivas para a Educação Profissional no Estado de São Paulo
Portfólio Residência Pedagógica Aniele Valdez Machado
PROGRAMAS PROFISSIONAIS Coordenador de Área Paulo J. P
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

Especialização em GESTÃO ESTRATÉGICA EM TURISMO - UNIPAMPA 2017/2018

Objetivos do Curso Problematizar a gestão do turismo como elemento propulsor do desenvolvimento territorial da fronteira; Possibilitar conhecimentos específicos inerentes às temáticas de gestão, marketing, empreendedorismo, governança, gestão pública, planejamento estratégico e outras que qualifiquem a formação estratégica do gestor de turismo;

Objetivos do Curso Estimular a autonomia profissional para a criação e/ou consolidação de empreendimentos turísticos visando o desenvolvimento de regiões de fronteira; Investir na formação continuada dos profissionais atuantes na atividade turística de forma que possa estimular ideias, projetos, programas para fortalecer a gestão do turismo no território fronteiriço;

Objetivos do Curso Fornecer suporte teórico-metodológico para a realização de pesquisas técnicas e científicas que visem a gestão estratégica do turismo e que possam contribuir para o desenvolvimento turístico regional.

Duração do Curso Terá duração de 420 horas aula obrigatórias de 60 minutos, sendo 390 horas nos componentes curriculares obrigatórios e 30 horas de orientação de pesquisa e trabalho de conclusão, obedecendo às normas do Ministério da Educação (MEC) e da Universidade Federal da Pampa - Unipampa.

Comissão do Curso O Comissão do Curso será composta pelo Coordenador do Curso, como seu Presidente, demais professores do curso como membros efetivos e um representante discente de cada local onde ocorrerá o curso a ser escolhido pelos alunos após o ingresso.

Disciplinas Teorias do Turismo Turismo de Fronteira e Identidade Territorial Fundamentos de Gestão Marketing Turístico Leitura e Produção Textual Gestão de Projetos Turísticos Desenvolvimento Regional e Turismo Governança em Destinos Turísticos Metodologia da Pesquisa Gestão Pública do Turismo Planejamento Estratégico no Turismo Seminário de Orientação Empreendedorismo e Inovação

Docentes Dra. Adriana Pisoni da Silva (coordenadora) Ma. Alessandra Buriol Farinha Me. Alexandre Caldeirão Carvalho Ma. Francielle de Lima (coordenadora substituta) Ma. Mirelle Barcos Nunes – convidada – IFRS- campus Restinga - POA Ma. Patrícia Schneider Severo Dr. Thiago Reis Xavier – convidado – UFSM – Santa Maria

Avaliação A avaliação do rendimento de cada aluno, nas diversas atividades curriculares, será feita pelos professores responsáveis, utilizando os seguintes conceitos e menções: A- Excelente; B- Satisfatório; C-Suficiente; D-Insuficiente; FF-Falta de Frequência; P: Aproveitamento de Estudos. Será exigida 75% de presença obrigatória em todas as disciplinas do curso. §1º Terá direito a um exercício de reposição o aluno que, não tendo comparecido ao exercício escolar programado, comprove impedimento legal ou motivo de doença, através de um atestado médico.

Trabalho Final Modalidade artigo científico; Pesquisa bibliográfica e análise crítica de textos, análise empírica, tendo como objetivos aprimorar a competência da Expressão escrita científica, em especial a clareza conceitual expressa na redação; Os Trabalhos de Conclusão devem ser projetos individuais; Avaliado por uma banca com três membros incluindo o orientador; De acordo com as normas de apresentação da ABNT e UNIPAMPA.

A experiência da beleza tem de vir antes. Rubem Alves TURMA 2017/2018 Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes. Rubem Alves SEJAM BEM-VINDOS!

Referências REGULAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO, DENOMINADO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DO TURISMO, SOB A RESPONSABILIDADE DO CAMPUS JAGUARÃO (2016). PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA EM TURISMO (2016).