Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia

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Transcrição da apresentação:

Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia Prof. Edicléia A. Bonini Adaptado de “Bases Curriculares (Nacionais e Estaduais) para o Ensino de Ciências Naturais e Biologia da Educação Básica” – Profa. Eduarda Maria Schneider

Parâmetros Curriculares Nacionais Os conteúdos a serem ensinados  estão dispostos em dois grupos. Áreas de conhecimento, que são:   Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Ciências Naturais, Arte, Educação Física e Língua Estrangeira Conteúdos organizados em “temas transversais”: ética, educação ambiental e saúde, orientação sexual, pluralidade cultural e trabalho, consumo e cidadania.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais.

Temas Transversais Temas Transversais, segundo o Ministério da Educação (MEC): “são temas que estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva e com a afirmação do princípio da participação política”. Formação Integral! Endossando essa afirmativa, há a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9394/96), os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Currículo, assim, tais documentos ressaltam, também, que a finalidade da educação é formar o jovem para a cidadania e para o trabalho. Segundo Moreno a educação não pode mais se ater apenas ao ensino de conhecimentos científicos pois deve focar também em um trabalho voltado para a construção de personalidades autônomas e críticas, capazes de defender seus direitos, ao mesmo tempo.

Critérios adotados para a seleção dos Temas Transversais

POSSIBILIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL TEMAS TRANSVERSAIS URGÊNCIA SOCIAL ABRANGÊNCIA NACIONAL POSSIBILIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL FAVORECER A COMPREENSÃO DA REALIDADE E A PARTICIPAÇAO SOCIAL

Pluralidade Cultural; Temas Transversais Temas transversais (TT) apresentados nos PCN: Ética; Pluralidade Cultural; Meio Ambiente; Saúde; Orientação Sexual; Trabalho e Consumo. buscam propiciar o desenvolvimento de valores e condutas em conjunto com a dimensão cognitiva.

Temas Transversais Transversalidade: integrar os TT no currículo. Não como uma área de conhecimento específica, mas como temas que integrem as áreas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas, relacionando-as às questões da atualidade e que sejam orientadores também do convívio escolar. Os “temas transversais” dizem respeito a assuntos de caráter social, que devem ser incluídos no currículo do ensino fundamental, de forma “transversal”, ou seja: a ser ministrado no interior das várias áreas estabelecidas. Por isso os TT não representam mais uma disciplina no currículo e sim, assuntos que devem ser explorados por todas as disciplinas, já que estas possibilitam a reflexão e a compreensão dos mesmo através de conteúdos trabalhados no dia-a-dia.

Temas Transversais Complementaridade dos TT: Ética e pluralidade cultural - formação do aluno para conviver harmoniosamente com seus pares e a sociedade em geral, pautando-se em um relacionamento de diálogo, cooperação, respeito as diferenças, justiça, etc. Os TT se complementam entre si para que o aluno possa, durante o Ensino Fundamental, ter uma educação voltada para a cidadania e os valores. Constitui um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN /MEC) e reflete a preocupação para que a escola realize um trabalho que incentive a autonomia na constituição de valores de cada aluno, ajudando-o a se posicionar nas relações sociais dentro da escola e da comunidade como um todo. São quatro blocos temáticos principais: respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade. É um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN / MEC). Como a sociedade brasileira é formada por diversas etnias, a pluralidade cultural é um tema especialmente importante. O desafio é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural

Temas Transversais Meio ambiente, saúde, orientação sexual e trabalho e consumo pautam-se no relacionamento com o outro e também com o próprio corpo e a natureza. Estes assuntos abordam o respeito ao outro, pois a degradação do meio ambiente, a falta de cuidado com a saúde e a sexualidade tratados de forma promiscua não caracterizam um maleficio em particular, mas sim coletivo. Constitui um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN /MEC) e introduz nas salas de aula um tema cada vez mais atual. Para o educador, o Meio Ambiente não se restringe ao ambiente físico e biológico, mas inclui também as relações sociais, econômicas e culturais. O objetivo é trazer reflexões que levem o aluno ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental. Constitui um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN /MEC) e, antes de tudo, é um direito fundamental do cidadão. Nesse sentido, a escola tem a função de orientar o estudante com as noções básicas de higiene e saúde, lembrando-lhe que cada indivíduo deve ser responsável pelo seu próprio bem-estar Constitui um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN / MEC). É um assunto polêmico, que envolve questões de foro íntimo, mas a escola tem o dever de orientar os alunos e esclarecer suas dúvidas a esse respeito. Aids, métodos contraceptivos, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST s) e a descoberta do próprio corpo e da sexualidade são questões a serem abordadas em sala de aula. Constituem Temas Transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN / MEC), principalmente ao final do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, momento oportuno para preparar os jovens para a sua inserção no mundo do trabalho e discutir temas como consumo, direitos, desemprego, entre outros.

Temas Transversais Por fim... Os TT vem complementar as disciplinar específicas por isso são de extrema importância!!!