Equipe técnica responsável: NOME DO PROJETO: o nome é o primeiro impacto um bom nome é ½ venda da idéia Equipe técnica responsável: Mês / ano
Introdução Os slides a seguir compõem uma relação estruturada de itens para a apresentação de um projeto. Deve ser seguida apenas como orientação e lembrete, pois é possível que alguns itens não sejam aplicados e outros necessitem de maior aprofundamento, dependendo do tema a ser desenvolvido. Utilize os itens propostos apenas se possível e necessário. Este próprio item (uma introdução antes mesmo do conteúdo) pode ser utilizado para relembrar o histórico de relacionamento consultoria / cliente, para os agradecimentos à equipe interna, e outros blás. Cuidado apenas para que não se torne uma “encheção de lingüiça”. Atenção: cuidado com os termos coloquiais demais. Mês / ano
Introdução Orientações gerais: DAS: Defina Seus Acrônimos. Explique o que significa cada acrônimo ou sigla utilizada. Números e estatísticas sempre impressionam. Sempre que possível mencione as fontes dos dados. Comece pelo fim: O nosso ganho será este.... ... só que para isso, teremos que ... Se quiser comece pelo slide 7 – objetivo do projeto. Se necessário coloque slides separando as seções do projeto: Introdução; Benefícios; Retrato da situação atual; Plano de ação. Erros de português comprometem o conteúdo. Mês / ano
Conteúdo Item pág. Sumário executivo 05 Situação futura projetada 06 Benefícios em potencial 07 Investimentos necessários 11 Outros impactos positivos 12 Implicações do modelo recomendado 13 Metodologia utilizada 14 Um retrato da situação atual 15 Plano de ação 17 Mês / ano
Sumário executivo Um ou dois slides com uma descrição do projeto em termos não técnicos. É o porque do trabalho, a principal motivação para que o trabalho seja levado adiante. Premissas utilizadas Pessoas, equipamentos, locais, serviços externos e de suporte, manufatura, vendas, etc.. Exemplo: Tomamos como base apenas os dados disponíveis no sistema xpto; Não consideramos o custo de demissão pois a política de desligamentos ainda não foi definida pelo Comitê Executivo; Etc. Mês / ano
Situação futura projetada Descreva a situação futura. Descreva o que, não o como. É uma descrição do novo modelo de atuação; É a transformação enriquecedora pretendida. Mostre as vantagens de seguir na direção recomendada. Exemplos: Fluidez da comunicação; Melhor posicionamento de mercado; Ter as pessoas certas no lugar certo; Etc.. Mês / ano
Benefícios em potencial É o objetivo do projeto: O que será conseguido ao final da implementação do projeto. Mostre: Benefícios tangíveis: Financeiros DÊ DESTAQUE Não financeiros Benefícios intangíveis Internos: Cultura, clima, etc.. Externos: Imagem projetada, relação com a comunidade, governo, etc.. Mês / ano
Benefícios em potencial Mostre algum gráfico. Sempre que possível as tabelas devem ser acompanhadas de gráficos. Os gráficos de pizza são mais fáceis de entender. Lembre-se que em muitas ocasiões o seu público-alvo não participou da elaboração do projeto. Faça uma apresentação “a prova de tolo”. Mês / ano
Benefícios em potencial Benefícios com o redesenho dos processos atuais. -1.000 1.000 2.000 3.000 4.000 5.000 6.000 7.000 8.000 9.000 Dez-00 Mar-01 Jun-01 Set-01 Dez-01 Mar-02 Jun-02 Set-02 R$ Mil Redução de Despesas Investimentos Saldo Ponto de equilíbrio Mês / ano
Benefícios em potencial Benefícios com o redesenho dos processos atuais. Fiscal 29% Suprimentos 21% Controle de Gestão 12% Contabilidade 10% RH Desenvolvimento Contas a Pagar Contas a Receber 5% Tesouraria 2% RH Gestão 1% Informática 0% Mês / ano
Investimentos necessários Mostre o preço a pagar para se conseguir os resultados esperados. Estrategicamente, apenas uma tabela é suficiente: Passe rapidamente para o slide seguinte. O QUE Treinamento Customização do sistema atual Compra de novo software Consultoria QUANTO R$ x.xxx,xx QUANDO Jan/01 Fev – Mar/01 Abr/01 Jan – Mai/01 TOTAL R$ xx.xxx,xx Mês / ano
Outros impactos positivos Gestão do negócio: Informações de gestão em tempo real; Maior disponibilidade de dados para análise e comparações; Medidores para análise de não-conformidades dos processos; Base universal para tomada de decisão; Análise de clientes e fornecedores por grupo econômico; Etc.. Mês / ano
Implicações do modelo recomendado Operacionais: Haverá a necessidade de uma maior dedicação de tempo dos envolvidos; Será necessário uma maior qualificação técnica das pessoas para lidar com o novo sistema; Etc.. Estratégicas: No início da implementação é possível que ocorra uma redução no número de clientes; Estaremos deixando de lado o mercado de pizzas, para nos concentrarmos no mercado de comida italiana; E se algo não der certo? Temos um plano contingencial (o famoso plano B!) Mês / ano
Metodologia utilizada Mostre as principais técnicas utilizadas para elaborar o projeto. O objetivo é dar credibilidade ao trabalho. Definições. Princípios. Técnicas. Mapeamento e Análise dos Processos; Voz do Mercado; Etc.. Seqüência das ações. O que foi feito e quando Mês / ano
Um retrato da situação atual Dê uma visão geral de alto nível do processo atual: Áreas funcionando adequadamente: Quais e porque. Áreas que apresentam oportunidades de melhorias: Quais áreas e quais oportunidades. Ex.: Sistema de informação não integrado; Missão dos cargos não definida claramente; Treinamentos não seguem a orientação da área de RH; Etc.. Áreas à frente: Exemplos a serem seguidos (benchmarking). Mês / ano
Um retrato da situação atual Exemplifique com uma ou duas situações críticas observadas: Exemplos qualitativos; Exemplos quantitativos. PARA MAIS INFORMAÇÕES... Liste aqui as fontes de consulta, o local ou o contato para obter especificações (ou outros documentos afins) Mês / ano
Plano de ação Relacione, sinteticamente, o que acontecerá na prática... Exemplo: Aprovar o desenho final da estrutura e definir próximos passos (agenda do curto prazo). Definir o perfil das principais Unidades Organizacionais. Nome do cargo; Missão do cargo; Atribuições e responsabilidades; Linha de subordinação; Características do ocupante. Mês / ano
Plano de ação Customizar Metodologia de Avaliação. Aplicar metodologia de avaliação / recondução aos cargos-chave. Promover os ajustes: Reconduções; Movimentações; Admissões; Demissões. Elaborar a descrição detalhada dos cargos: Cada ocupante contribui para a descrição do seu próprio cargo, baseando-se em formulário específico; Ajustes. Etc.. Mês / ano
Plano de ação ... e quando. Exemplo: Aprovar desenho final Jan/01 Fev/01 Mar/01 Abr/01 Mai/01 Aprovar desenho final Definir o perfil das UO’s Customizar avaliação Aplicar avaliação Promover ajustes Descrição dos cargos Etc.. Mês / ano
Plano de ação Organização do projeto. Descreva a estrutura de implementação: Trabalho em times ou trabalho solo; Recursos materiais necessários; Medição do avanço do projeto; Estratégia de comunicação; Etc.. Coordenador do projeto: Faz a integração entre todas as atividades e coordena os grupos. Grupos-tarefa: Líder; Componentes. Mês / ano