Campanha Publicitária

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Transcrição da apresentação:

Campanha Publicitária

Campanha Publicitária O que é Quais seus elementos Tema de campanha Definição do tema Abordagem racional ou emocional: do atributo ao benefício Linhas criativas Apelos básicos De onde tirar as ideias

O que é Conjunto de peças criadas para divulgar um produto ou serviço Cada material criado a partir da mesma solução criativa é uma peça da campanha

Por que tudo isso? Várias peças... Várias mídias... Somatório de esforços Conseguir resultados / impacto CONVENCER O CONSUMIDOR

Dois grupos Peças de mídia Peças de não-mídia

Peças de Mídia Veiculadas nos meios de comunicação de massa (mass media / media) ANÚNCIO SPOT COMERCIAL OUTDOOR

Peças de Não-mídia Não veiculadas na mídia CARTAZ DISPLAYS FAIXA DE GÔNDOLA SINALIZAÇÃO MALA DIRETA FOLHETOS

Tipos de Campanha

CAMPANHA PROMOCIONAL Reforça a imagem de marca de produtos ou serviços

CAMPANHA INSTITUCIONAL Visam à imagem da instituição ou empresa-cliente

CAMPANHA DE VAREJO Campanha de venda de produtos Pode estar ligada às grandes redes varejistas

CAMPANHA SOCIAL Pode estar ligadas a Ongs ou governos

CAMPANHAS POLÍTICAS Promove imagem de marca com objetivos eleitorais

CAMPANHAS DE MARKETING DIRETO Campanhas de resposta direta Promove a venda por um instrumento contido na própria peça (cupom)

Planejamento Criação Veiculação Criação da Campanha Planejamento Criação Veiculação

Planejamento CONFEÇÃO DO BRIEFING Informações sobre o mercado, concorrência, consumidor, produto ou serviço: O que dizer? Para quem? Para que? Em que mídias? Como fazer?

CRIAÇÃO CUMPRIMENTO DO BRIEFING Início dos trabalhos da dupla de criação Tema de campanha Linha criativa Apelos básicos Slogan Criação das peças

VEICULAÇÃO Divulgação para o público-alvo Plano de comunicação (nem tudo vai ao mesmo tempo... É preciso “sentir” os resultados

Construir a unidade da campanha Auxiliar no processo de persuasão Tema de Campanha Construir a unidade da campanha Auxiliar no processo de persuasão

Construir a unidade da campanha “amarração” Interrelação entre as peças Signos verbais / signos não-verbais Identificação do conjunto de diferentes peças de uma campanha

O consumidor deve entender cada peça... Uma não depende da outra... A mensagem é sempre completa

Unidade Mesma ideia Mesmo slogan Mesmas cores Mesmo estilo

Auxiliar no processo de persuasão Campanha percebida, lembrada, vender... Tema: impacto Empatia entre público-alvo e produto Exploração de símbolos que compõe seu imaginário

Linha criativa Apelo básico QUE EFEITO??? Tema Linha criativa Apelo básico QUE EFEITO???

Definição do Tema Já existe algo em veiculação? Ou a peça pode (quem sabe???) ser o embrião de uma campanha?

Criar uma peça e criar um tema são coisas diferentes.... Primeiro passo da dupla de criação (já munida de informações) criar o tema da campanha O CAMINHO CRIATIVO

A busca Conceito criativo Tema de campanha Tema criativo... Nomenclaturas...

Primeira Etapa Refletir/problematizar a respeito da melhor forma de abordar o diferencial O argumento que amarra a campanha CONCEITO GUARDA-CHUVA: forte para adequar-se à produção de peças em qualquer mídia!

Tema de Campanha... Caminho criativo Apenas a linha...

Um exemplo...

Café Solúvel Parmalat Briefing: explorar a força da marca na campanha Caminho criativo: leite e café associados CORES PRETO E BRANCO (café / leite)... Mas... O quê???

Seguir a linha dos bichinhos? Animais como a zebra? Pandas? Vamos fazer com bichinhos!!

Uma nova abordagem? Criemos! Cinema... Foto em preto e branco?? Clássicos??? Cada cena clássica, uma peça? Modelos negros e brancos – figura humana? SIIIIMMMMM!!! Criemos!

Preto e Branco Raças Miscigenação... Povo brasileiro!!! Mas... Como seriam as fotos? E o título?????? Bem... Mas o tema já está posto!

Abordagem racional e/ou emocional Do tributo ao benefício

Que caminho seguir? RACIONAL EMOCIONAL

Emocional Quando não há diferencial técnico Apelar para o benefício Não vendemos características, vendemos benefícios

Por que você compra um micro-ondas? Porque o tempo de operação é reduzido, em média, 5 minutos em relação à concorrência??? NÃO... Mas porque eu terei cinco minutinhos a mais para curtir a minha família...

Racional ou Emocional? Até aqui, a dupla apenas lidou com ideias... Hora de começar a produzir as peças...

Definição da Linha Criativa da Campanha Ferramentas para o início... Um ponto de partida

O que define a linha? Caráter geral... Base: comportamento do público-alvo

Algumas possibilidades Linhas...

Humorístico

Erótico