CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA

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Transcrição da apresentação:

CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA DISCIPLINA: DIDÁTICA PROFESSORA: Giovana Gomes Albino

O QUE É PORTFÓLIO? É um instrumento pedagógico de identificação da qualidade do ensino-aprendizagem mediante a avaliação do desempenho do aluno e do professor.

O valor de um portfólio está caracterizado no seu desenvolvimento, especialmente porque o processo envolve a autorreflexão do aluno, induzindo-o à autoavaliação e oferecendo a oportunidade para sedimentar e ampliar suas aprendizagens.

Caracteriza-se por um conjunto de trabalhos de um estudante que apresenta registros em ordem cronológica, relativos aos construtos de aprendizagem estabelecidos, visando promover uma reflexão crítica sobre o processo acadêmico.

É um diário de aprendizagem onde se registra, constantemente, uma seleção de amostras do trabalho vivenciado; as dúvidas e as conquistas.

Um portfólio deve incluir, entre outros itens, planos e reflexões sobre os temas importantes tratados em sala de aula, estudos de caso pertinentes aos conteúdos em evidência, relatórios, sínteses de discussões, produções escritas ou gravadas que devem ser a base para a avaliação contínua e evolutiva do progresso dos alunos em relação ao aprendizado.

A reflexão tem por objetivo colocar os envolvidos numa situação de assumir a própria aprendizagem, cobrando de si mesmos a responsabilidade em construir seus conhecimentos, além de avaliar seu grau de envolvimento nas atividades, situando-o no seu próprio aprendizado (no que adquiriu ou não).

As informações que o compõem podem e devem representar os esforços do indivíduo numa área de estudo determinada e demonstrar sua integração e aplicação no desenvolvimento dos trabalhos.

em sua construção, O Portfólio requer: Um título e uma apresentação que sirva de orientação para o seu leitor sobre o que encontrará, com relação ao processo. Linguagens e materiais livremente selecionados, desde que coerentes com o seu conteúdo. Apresentação por meio de diferentes suportes: pastas variadas, livros encadernados, cd rom, vídeo, em forma de revistas, jornais, sites, criações artísticas, dentre outros.

critérios para a aprovação do Portfólio como instrumento de avaliação Evidência de capacidade reflexiva, crítica e criativa do aluno sobre as aprendizagens significativas à formação profissional; Expressão de um “antes” e um “depois”, mediados por uma transformação nas atividades selecionadas para compor o Portfólio; Evidência das trajetórias individuais; Alusão a referenciais teóricos ao longo das reflexões sobre o conteúdo. Registro sob a forma de diferentes suporte

ENFIM, O PROTFÓLIO É... Uma ferramenta de avaliação que convida o aluno a contar a história de seu trabalho e a se tornar mais reflexivo sobre suas práticas (KISH ET AL, 1997).