Merchandising
Estágios Processo de Decisão de Compra Busca de Informação Avaliação alternativas Reconhecimento do problema Decisão de compra Comportamento pós-compra
Intenção de compra não é compra Decisão de Compra Intenção de compra não é compra Outros Intenção Imprevisto Compra Risco
Papéis no processo de compra iniciador decisor comprador usuário influenciador
Solução complexa de problemas Tipos de compra Compra rotineira O que Onde Quanto Quando Comprar Solução complexa de problemas
Modelo de Comportamento do Consumidor - Estímulo Resposta Processo Resposta
“ Uma mídia importante para transmitir mensagens e fechar vendas é o PDV” (Paco Underhill) Sinalização Posição na prateleira Expositores e displays Tornam mais provável ou não a compra de um produto
... o primeiro produto que os consumidores vêem, nem sempre terá vantagem? a função é a antecipação visual (Paco Underhill)
Durante a compra, a Visão é o primeiro sentido humano responsável pelo processo de escolha. É o primeiro estímulo que faz o cérebro reagir na direção do produto. O Merchandising trabalha essa primeira impressão. (Regina Blessa)
Experiência de Compra Qual é a finalidade da visita?
À medida que produtos e serviços tornam-se commodities, experiências de compra é que importam mais; Era da experiência de compra - “Experiences will matter most . Goods and services are no longer enough”;
FUNDAMENTOS Comunicação Integrada CONSUMIDOR PRODUTO PUBLICIDADE PROPAGANDA EMBALAGEM SERVIÇOS PATROCÍNIOS IMAGEM DA EMPRESA PROMOÇÕES ATENDIMENTO BOCA A BOCA CONSUMIDOR MERCHANDISING
O que é Merchandising "O Merchandising compreende um conjunto de operações táticas efetuadas no ponto-de- venda, para colocar no mercado,o produto ou serviço certo: no lugar certo na quantidade certa, no preço certo no tempo certo com o impacto visual adequado e Bud Wilson na exposição correta.”
O que é Merchandising É o conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, ambientar e promover no ponto-de-venda. marcas produtos serviços Comitê POPAI Brasil
MERCHANDISING E PROMOÇÃO DE VENDAS A diferença entre Merchandising e Promoção de Vendas é que a Promoção de Vendas é feita por tempo determinado enquanto Merchandising é constante.
MERCHANDISING AMBIENTE CONSUMIDOR PRODUTO MERCHANDISING $
Técnicas de Merchandising Comunicar a Vantagem objetivo direto simples esclarecedor
Material Promocional Destacar - cor - forma - impacto visual Critérios Básicos de Eficácia áreas de maior tráfego ângulo de visão exposto de forma acessível evitar conflito entre produto exposto e produto ofertado
Exibitécnica Como caminhar pela loja estimular o consumidor a caminhar criar espaços de valorização por toda a loja
“ Visibilidade cria Venda” Exibitécnica “ Visibilidade cria Venda” (Regina Blessa)
Exibitécnica Vantagens Para o consumidor: facilita a compra economiza tempo lembra necessidades
Exibitécnica Vantagens Para o varejista: cria fidelidade à loja atrai novos consumidores aumenta sua lucratividade valoriza o espaço de sua loja
Exibitécnica Vantagens Para o fornecedor: aumenta a rotatividade dos produtos cria fidelidade ao produto e à marca bloqueia as atividades da concorrência
Exibitécnica Disposição de Produto separação localização visibilidade agrupamento acessibilidade posicionamento disponibilidade comunicação volume
Exibitécnica Disposição de Produto 3,00m
Observar as áreas negativas Exibitécnica Áreas Negativas Observar as áreas negativas entrada saída corredores estreitos colunas empilhamento elevado proximidade do piso acima de 1,80 m
Exibitécnica Áreas Positivas área central da loja 3 a 4 m após a entrada ilhas corredores largos corredores de fluxo obrigatório prateleiras na altura dos olhos 1,60 m
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Comportamento do Consumidor O que leva o consumidor a: comprar em uma loja em lugar de outra comprar uma marca ao invés de outra comprar um produto no lugar de outro
Comportamento do Consumidor Expectativa do Consumidor Construir relacionamentos duradouros Relacionar-se é inerente ao ser humano
Como construímos Relacionamentos? Marcas Produtos Lojas Serviços
Uma Loja é um Sistema de Valores Visão Confiança Talento Histórias Informação Educação
Desenhar o ritmo de vida do Consumidor atender as expectativas do consumidor respeito o tempo do consumidor identificar o comportamento de compra
O papel do Visual Merchandising é trazer o cliente potencial para dentro da loja e eliminar a resistência
O que é preciso para uma boa exposição? na quantidade certa no preço certo na posição correta com impacto visual o produto certo no lugar certo
A Arquitetura e Projeto de Interiores são ferramentas que definem a Ambientação da Loja
A Comunicação Visual e o Visual Merchandising definem a Atmosfera da Loja
Somos uma civilização visual Merchandising Visual É a técnica de apresentação que potencializa a exposição e o giro
A primeira impressão é a que fica. A fachada e a entrada da loja estabelecem o convite à visitação do consumidor
“ a cada momento, algo novo e diferente acontece.” O lay-out, propõe ser conquistado pelo ambiente.
O ato de passear pela loja deve ser agradável, é um momento de intimidade, de escolha, e de decisão. Circulação - o caminho que o consumidor deverá percorrer
Efeito da luz - sensações
Cor provoca sensações
Ponto focal é o ponto para o qual nossos olhos são atraídos independente de nossa vontade.
Vitrine: local onde a mensagem da marca e do produto conquista o consumidor
Planejamento da Exposição estabelecer as linhas de produtos e marcas definir a localização de cada produto no equipamento sinalizar a marca, a promoção, o preço coordenar os itens complementares definir os volumes mínimos e máximos programar a troca
PLANEJAMENTO DE AÇÕES DE MERCHANDISING
Planejamento de Ações de Merchandising Objetivo Promocional aumentar o giro de linha de produtos definidos Ex.: decoração Inverno (creme hidratante, chá,queijo, vinho, etc)
Planejamento de Ações de Merchandising Objetivo Institucional criar ambiente e clima festivo e favorável à compra Ex.:Páscoa
Planejamento de Ações de Merchandising tipo de ação materiais de PDV produto e marca tipo de loja tempo perfil de consumidor duração frequência espaço necessário seleção de equipe preço treinamento quantidade
Planejamento de Ações de Merchandising A - Definir o Problema análise da situação do produto/ marca frente ao mercado e à concorrência ações realizadas pela empresa e pela concorrência e resultados obtidos preparar diagnóstico e recomendações
Planejamento de Ações de Merchandising B - Objetivo Gerais do Plano definir quais os resultados qualitativos e quantitativos esperados Ex.: aumento do giro do produto, ampliação do espaço no PDV novos adotantes lançar produto
Planejamento de Ações de Merchandising C - Estratégias como os objetivos serão atingidos quais as ferramentas que deverão ser utilizadas
Planejamento de Ações de Merchandising D - Públicos a quem se destina a ação com quem queremos falar como eles são quantos eles são quanto consomem
Planejamento de Ações de Merchandising E - Verba Dimensionar os recursos disponíveis Mensurar a aplicação
Planejamento de Ações de Merchandising F - Ação de Merchandising F1 - Tipo selecionar o tipo de ação mais adequado ao produto/ marca/ público
Planejamento de Ações de Merchandising F - Ação de Merchandising F2 - Tema é o conceito central, a mensagem que queremos transmitir
Planejamento de Ações de Merchandising F - Ação de Merchandising F3 - Justificativa razões que levaram a escolha e definição do tipo de ação
Planejamento de Ações de Merchandising F - Ação de Merchandising F4 - Mecânica detalhamento minucioso de todo o processo operacional de organização e implementação da ação
Planejamento de Ações de Merchandising F - Ação de Merchandising F4 - Mecânica O que Quando - cronograma Como Onde Para quem Quem
Atividades de planejamento planejar o orçamento promocional anual, montando e organizando métodos e processos de controle e aplicação de verbas
Atividades promocionais Planejamento Atividades promocionais desenvolvimento de ações cooperadas supervisão da execução das ações criação e produção dos materiais
Atividades administrativas Planejamento Atividades administrativas controle de aplicação de verbas controle de distribuição de material avaliação e controle de execução e final das ações elaboração de relatórios
Administração Planejamento ordenar, organizar, racionalizar e controlar as atividades operacionais necessárias à implementação da ação planejada, durante todo o seu período de execução, adotando os procedimentos cabíveis a cada situação
Administração Planejamento permitir a implementação de normas e atitudes de avaliação dos resultados, a qualquer momento do período da ação, possibilitando as correções e mudanças de rumo, sempre que se fizerem necessárias
Montagem e organização do processo administrativo-operacional Planejamento Montagem e organização do processo administrativo-operacional comentários (considerações iniciais) objetivos da ação idéia básica (mecânica) histórico do cliente e descritivo do produto