PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Advertisements

Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Classificação dos Métodos de Ensino:
A VALIAÇÃO NA PRÉ - ESCOLA U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA Capítulo 06: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança Jussara Hoffmann.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Introdução a Engenharia de Alimentos
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Oficina 1 Formação de Gestores Escolares
FORMAÇÃO DO PROGRAMA Chão da escola 07 e 08 de junho
O ensino de História: teoria e prática
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Especialização em Docência do Ensino Superior
Projeto Político Pedagógico - PPP
PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Formação de professores de ciências no Brasil
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
1.
Perfil de atribuições do Psicólogo em Contexto Escolar
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O QUE É O PEDAGOGO.
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
DIRETRIZES CURRICULARES
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
PORTFOLIO CAPA: Nome do Docente Departamento Categoria Para quê?
em Educação em Direitos Humanos
GESTÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES Profa. Dra
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
ERG 339- Cuidado Integral ao Adulto e Idoso no Perioperatório
CONTRATO DIDÁTICO Por meio deste instrumento de contrato didático eu,____________________ _____________________________________________________________.
Realizar Formação Continuada
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
Administração amintas paiva afonso.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
Mapeamento de Competências de Empresários Juniores Brasileiros
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Zabalza, Miguel a. Os professores universitários.
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
Atribuições das/os Pedagogas/os Editais 37/2004 e 10/2007
OFICINA SEXUALIDADE: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E DISCUSSÃO
VIII Fórum Institucional de Ensino
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Educação Profissional em Enfermagem II Profa Fernanda Góes Turma B Nova Síntese.
Transcrição da apresentação:

2200018 - PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2° Ano - Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem Ribeirão Preto, 22 de março de 2017

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Profa. Dra. Karina de Melo Conte e Profa. Dra. Luciane Sá de Andrade – DEPCH Profa. Dra. Marlene F. C. Gonçalves – DEPCH Profa. Dra. Marta Angélica Iossi Silva – DEMISP Profa. Dra. Simone Saltareli – DEPCH APOIO: Alunos PG – PAE (Programa de Aperfeiçoamento do Ensino): Ana Beatriz Campeiz, Ana Carla Ramos Monitoria – Isabela Barbuzano Gouvêa, Bruna Domingos dos Santos Enfermeira DEPCH – Marina Liberale

OBJETIVO GERAL Desenvolver aprendizado significativo, na relação com os pares e inseridos na realidade escolar, para a formação do enfermeiro na área de competência da educação, voltada para a promoção da saúde na educação básica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Reconhecer o contexto da escola de educação básica Conhecer e analisar o PP da escola, analisando o prescrito e o efetivamente realizado com relação às ações de promoção e prevenção em saúde Identificar temáticas de interesse dos alunos para educação em saúde Planejar atividades educativas voltadas para a saúde por meio de metodologias ativas de ensino- aprendizagem Desenvolver as atividades educativas planejadas Avaliar o desenvolvimento das atividades educativas propostas

CONTEÚDOS DE ENSINO Conceito de Promoção da Saúde; Articulação das Políticas Públicas de Educação, programas e outros documentos norteadores para a educação básica e as propostas de promoção da saúde; A estratégia de Escola Promotora de Saúde; Projeto político-pedagógico escolar e sua articulação com a promoção em saúde; Planejamento de ações preventivas e educativas voltadas à promoção da saúde na escola; Metodologias ativas de ensino aprendizagem.

METODOLOGIA DE ENSINO Ciclo de Aprendizagem Imersão na Educação Básica Síntese Provisória Busca teórica Nova Síntese LPPP – Laboratório de Prática Pedagógica Profissional Avaliação METODOLOGIA DE ENSINO Ciclo de Aprendizagem

Saberes Cognitivos Conceito de Promoção da Saúde e a estratégia de Escola Promotora de Saúde. Articulação das Políticas Públicas de Educação, programas e outros documentos norteadores para a educação básica e as propostas de promoção da saúde. Projeto Político Pedagógico, com foco na Promoção da Saúde na Educação Básica. Processo ensino-aprendizagem na educação básica. Relações professor-aluno na educação básica. Planejamento do Processo ensino-aprendizagem (objetivos, conteúdos, métodos, estratégias, avaliação) na educação básica. Articulação entre acuidade visual e o processo de aprendizagem na educação básica.

Saberes Procedimentais Busca ativa de documentos e informações em diferentes fontes, agindo de forma ética (compromisso profissional, respeito, linguagem clara gerando entendimento para o interlocutor, apresentação pessoal adequada). Análise das informações de modo crítico e contextualizado. Realização de entrevista com diretor, coordenador pedagógico, professores e alunos da educação básica. Identificação das temáticas de interesse dos alunos para educação em saúde.

5. Elaboração de plano de aula de ações educativas na educação básica. Saberes Procedimentais (cont.) 5. Elaboração de plano de aula de ações educativas na educação básica. 6. Desenvolvimento de atividades educativas. 7. Desenvolvimento de relatos críticos e reflexivos a partir da realidade vivenciada e articula com a base teórica, construindo assim o portfólio reflexivo. 9. Exercício da habilidade de comunicação e observação. 11. Realização do teste de Snellen na escola (acuidade visual).

Saberes Atitudinais Atuação de forma ética (compromisso profissional, respeito, linguagem clara gerando entendimento para o interlocutor, apresentação pessoal adequada). Atitude crítico-reflexiva no processo ensino-aprendizagem. Desenvolvimento, de forma inicial, da autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Postura no trabalho em grupo: tomada de decisões; negociação de conflitos; relação com as diferenças. Desenvolvimento do compromisso social com atores da escola de educação básica.

A disciplina, no decorrer desse processo, articula-se ainda com Didática, Psicologia da Educação e Políticas e Organização da Educação Básica.

AVALIAÇÃO Constarão da avaliação o desempenho do estudante no pequeno grupo e no cenário de prática, exercício de avaliação cognitiva e o portfólio reflexivo construído pelo estudante. Será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) e frequência mínima de 70%. A recuperação ocorrerá ao longo do processo ensino-aprendizagem. Não está prevista 2ª avaliação.

APROVEITAMENTO FINAL Desempenho no grupo; Desempenho no cenário de prática; Avaliação Cognitiva; Portfólio.

Correlacionar os conceitos chaves da disciplina Clareza / coerência INSTRUMENTO CRITÉRIOS PESO Correlacionar os conceitos chaves da disciplina Clareza / coerência Objetividade Articulação de conceitos interdisciplinares Apresentação, Postura, Envolvimento, Participação, Assiduidade (presença/horário), Articulação de conceitos interdisciplinares Envolvimento na atividade educativa: domínio do conhecimento, iniciativa, cooperação, integração grupal, atitude, respeito com colegas e alunos. Crítico-reflexivo, Articulação de conceitos interdisciplinares, Encadeamento das etapas do ciclo Apresentação, Compromisso - entrega/prazo Entrega obrigatória 2,5 Avaliação Cognitiva Avaliação desempenho no grupo Avaliação desempenho no cenário de prática Portfólio

2200018 - PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Carga Horária: 135h Período: 4ª Feiras - 22/03/2017 a 06/12/2017 Horários: 14h às 18h EERP 13:30h às 17:30h IMERSÕES

E. E. Vicente Teodoro de Souza Rua: Jorge de Lima, 660 - Jardim Maria Goretti Telefone: 3637-1844 Ensino Fundamental – Ciclo II Períodos manhã, tarde. DOCENTE: Profa. Dra. Simone Saltareli

E. E. GLETE DE ALCÂNTARA Rua Wladimir Pinto Ferraz, 156 - Parque Ribeirão Telefone: 3620-8376 / 3637-0662 Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio Períodos manhã, tarde e noite. DOCENTE: Profa. Dra. Marlene F. C. Gonçalves

GLETE

E. E. RAFAEL LEME FRANCO Rua Padre Anchieta, 1730 - Bairro Jardim Antártica Telefone: 3633-2811 / 3630-0921 Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio Períodos manhã e tarde. DOCENTE: Profa. Dra. Marta Angélica Iossi Silva

RAFAEL

E. E. WALTER FERREIRA Rua Machado de Assis, 761 - Bairro Vila Tibério Telefone: 3633-3024 Ensino Fundamental Ciclo II E Ensino Médio Períodos manhã e tarde. DOCENTE: Profa. Dra. Karina de Melo Conte e Profa. Dra. Luciane Sá De Andrade

BOM TRABALHO PARA TODOS NÓS!!