O Papel do Ministério Público no Ciclo das Políticas Públicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Responsabilidade por ações e omissões em matéria ambiental e urbanística Adilson Abreu Dallari Prof. Titular da PUC/SP.
Advertisements

A gestão de pessoas e a judicialização: ameaça às políticas públicas?
Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica São Paulo, 13 de dezembro de 2006 Carlos Américo Pacheco – IE/Unicamp.
MINISTÉRIO PÚBLICO.
Objeto e legitimação ativa
FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS DE ESTADO NO BRASIL
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
Sistemas de Accountability
Teoria Geral do processo
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Políticas Públicas.
Meio Ambiente: o papel do Ministério Público.
Caderno de Textos: Subsídios para debates
Bases jurídicas para uma boa Administração
O PAPEL INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO NAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO II FÓRUM DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA CENTRAL CONSULT Material.
DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Sandra Krieger Gonçalves
Ministério Público da União Ministério Público do Trabalho Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente Plano.
Justiça Pública e Poder Judiciário
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
A INTERVENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO: UM PROBLEMA TEÓRICO OU CASUÍSTICO? Luís Cláudio Almeida Santos Promotor de Justiça, Professor.
Ministério da Cultura.
CORREGEDORIA-GERAL Órgão da Administração Superior do MP, orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta de membros do Ministério.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ 1 O que é o Ministério Público? A Constituição Federal, que é a lei mais importante do País, define o Ministério Público.
(Primeira ação de planejamento para a área fim do MP)
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
O Ministério Público Federal e a tutela do consumidor brasileiro Dr. José Elaeres Marques Teixeira Subprocurador-Geral da República Coordenador da 3ª Câmara.
Direito constitucional i
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Controle Social: Papel e Organização da Sociedade Civil
AGÊNCIAS REGULADORAS Origens históricas da regulação: –Primeira fase: FEUDALISMO; –Segunda fase: ESTADO MODERNO; Revoluções burguesas; Estado Social de.
Direito Constitucional III
Descentralização: impactos e desafios na sociedade civil organizada 3 Seminário da Série Aprimorando o Debate II Descentralização das Políticas e Ações.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.
PONTOS RELEVANTES Profº Carmênio Barroso
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Direito à saúde e defesa do consumidor
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Histórico do SS no MPPR A CF/88, deu nova conformação ao Ministério Público definindo-o em seu artigo 127 como: “uma instituição permanente, essencial.
HERZ e HOFFMANN Capítulos 1 e 2 Isabela Ottoni Penna do Nascimento graduanda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.
Separação e Funcionamento dos poderes.
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
Abordagens,modelos interpretativos e instrumentos de análise
PODER JUDICIÁRIO.
DIREITO ADMINISTRATIVO I Prof. Anderson Rosa 2015 / 2.
NILZIR SOARES VIEIRA JUNIOR – Promotor de Justiça
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
MINISTÉRIO PÚBLICO. 1. Funções Persecução penal Defesa de instituições, bens e valores fundamentais ou pessoas Preservação dos valores fundamentais do.
Políticas Públicas para a Cultura Considerações sobre o conceito de “Políticas Públicas”
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Políticas Públicas de Desenvolvimento e a Tutela dos Direitos Sociais
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
DIREITO PÚBLICO Introdução. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios  Legalidade  Moralidade  Interesse público  Impessoalidade  Publicidade  Finalidade.
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO CONSTITUCIONAL Objeto  Poder estatal.
DIREITO PÚBLICO Introdução. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios  Legalidade  Moralidade  Interesse público  Impessoalidade  Publicidade  Finalidade.
DIREITO À SAÚDE E JUDICIALIZACÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS Itana Viana, 31 de julho de 2015.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA.
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Ministério Público É instituição estatal destinada ao zelo do interesse público no processo. No Capítulo IV – Das Funções.
Ministério Público A atuação do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos da criança e do adolescente com deficiência, transtornos ou altas.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Transcrição da apresentação:

O Papel do Ministério Público no Ciclo das Políticas Públicas Autor: Moizés Ferreira Borba Filho Instituição: Ministério Público do Estado de Goiás MP-GO

O Papel do Ministério Público no Ciclo das Políticas Públicas Justificativa Moizés Ferreira Borba Filho - UnB

O Papel do Ministério Público no Ciclo das Políticas Públicas Introdução Contexto A Constituição de 1988 Expansão do Poder Judiciário O Papel do Ministério Público Moizés Ferreira Borba Filho - UnB

O Papel do Ministério Público no Ciclo das Políticas Públicas Judicialização da Política Marco Institucional Cenário Internacional Condições Facilitadoras Existência de uma ordem democrática Separação dos Poderes do Estado Universalização do acesso à Justiça Constituição de direitos e valores Existência de Controle de Constitucionalidade Moizés Ferreira Borba Filho - UnB

O Papel do Ministério Público no Ciclo das Políticas Públicas Judicialização da Política Condições Facilitadoras Uso dos tribunais por grupos minoritários Uso dos tribunais pela oposição Uso Estratégico do Tribunal Constitucional Hipertrofia legislativa Ineficácia das Instituições Judicialização como contrapeso do sistema tripartite O MP como parte do processo de Judicialização Moizés Ferreira Borba Filho - UnB

O Papel do Ministério Público no Ciclo das Políticas Públicas Órgão Independente Atribuições advindas do próprio texto constitucional Defesa da Sociedade Tutela da Ordem Jurídica e Democrática Defesa dos Interesses sociais e individuais indisponíveis Independência funcional e autonomia administrativa e financeira Moizés Ferreira Borba Filho - UnB

O Papel do Ministério Público no Ciclo das Políticas Públicas Amplo leque de atribuições Ampliação de seu poder de atuação Novos instrumentos de ação Ação Civil Pública Legitimidade para propor Adins Inquérito Civil Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) Proatividade e politização Moizés Ferreira Borba Filho - UnB

O Papel do Ministério Público no Ciclo das Políticas Públicas O MP como ator político relevante Importante ator de políticas públicas Interfere em todas etapas do policy cycle: Definição da Agenda Formulação da Política Tomada de Decisão Implementação Avaliação Moizés Ferreira Borba Filho - UnB

O Papel do Ministério Público no Ciclo das Políticas Públicas Conclusão O Ministério Público assume um importante papel como ator político e influenciador do ciclo das políticas públicas. Aciona o poder judiciário sobre os conflitos políticos e sociais. Por meio de sua proatividade e liberdade de ação, interfere no curso das políticas. Moizés Ferreira Borba Filho - UnB