HEIJUNKA (NIVELAMENTO)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ferramentas e sistemas da qualidade
Advertisements

Engenharia de Negócios
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
HEIJUNKA.
Planejamento e Controle Just in Time
Faculdade de Tecnologia de Jundiaí - FATEC
Livro: Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Unidade 2
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Programação da Produção
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Objetivo: A implantação do “Cell Design” tem por objetivo a distribuição adequada das tarefas entre máquina e/ou operadores, garantindo a produtividade.
Administração de Materiais
Balanceamento de Linhas
Grupo 1 Subgrupo x: Pedro, Rafael e Anderson
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Gestão de estoques na cadeia de logística integrada
U07 Grupo 19V.
U07 19 X Keyna Milena Priscyla Bernardes Victor Ramiscli.
Os fluxos associados ao tipo de gestão
Produção Enxuta - JIT Toyoda Kiichiro ( ) Filho da Sakichi.
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
Kanban e Tecnologia de Produção Otimizada (Teoria das Restrições)
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO.
ANDON GESTÃO VISUAL.
Ana Carolina de Souza Larissa Orsi Mauana Dalmollin
Just in time.
Logística Empresarial Unidade 2
Vanessa Farias Pereira
Processo Puxado e empurrado: Características Vantagens / Desvantagens
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Unidade 7 - Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Unidade U07 Os fluxos associados aos tipos de gestão de estoque.
U07 – Gestão de Estoques Grupo: 19S01.
U07 – GESTÃO DE ESTOQUES.
Estoques Grupo: 19Q072.
Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações
Universidade de Brasília
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE FORNECIMENTO
Mapeamento de Fluxo Valores.
JUST-IN-TIME “JIT” Integrantes: Ana Paula G. de Oliveira
Engenharia de produção Mecânica
Kanban Alunos: Carlos Venâncio Doniseti Berioni Emerson Schumiski
CESUSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Simbologia (ROTHER, M. , SHOOK, J
Programação da Produção I
Controle de estoque.
Foco Atual da Logística Empresarial
Just in time Aula 07.
JUST IN TIME.
Alunos do grupo 19 Z Arthur Ilo Silvana Wesley.
Giovanni da Rosa e Jadson Boll
Sistemas de produção enxuta Apresentação
Sistema kanban de Abastecimento
KANBAN Jéthero Mendes Machado Julio de Siqueira 14051
U 07- Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Prof. Fernando Penteado
Programação da Produção
PRODUÇÃO ENXUTA JUST IN TIME
PCPII Apresentação da Disciplina, Datas de Provas, Definições de trabalhos extra sala.
JUST IN TIME.
JIT (Just in Time) - História
Sistemas de Planejamento de Produção
Módulo: Qualidade e organização da produção
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
Gestão de Estoques São considerados estoques todos os bens e materiais mantidos por uma organização para suprir demandas futuras, ou seja, é a diferença.
Prof. Fernando Penteado Kaizen significa melhoria contínua. Para se tornar uma ferramenta efetiva, o Kaizen deve envolver todos os empregados da empresa.
Transcrição da apresentação:

HEIJUNKA (NIVELAMENTO) SILVANE BRESOLIN ANTONIO FELIPE GOMES TEIXEIRA ARIANY RIBERA BEJARANO

ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO; CONCEITO; FUNCIONAMENTO; IMPORTANCIA DO SISTEMA DE GESTÃO; CASES;

CONTEXTUALIZAÇÃO - Estabilidade A Estabilidade Produtiva é a situação onde o processo ou fluxo produtivo é mantido dentro do planejado (Takt time e 4M’s). Indicadores de estabilidade: Quantidade produzida Produtividade Paradas Falta de operadores Qualidade

Contextualização: estabilidade Causas da Instabilidade Variação da demanda Paradas Má qualidade Falta de pessoal

CONTEXTUALIZAÇÃO: ESTABILIDADE Causas da variação da demanda Tendências Sazonalidade Aleatoriedade Promoções, eventos

HEIJUNKA – NIVELAMENTO DA PRODUÇÃO : CONCEITO Heijunka: criação de uma programação nivelada. Seqüenciamento de pedidos em um padrão repetitivo. Nivelamento das variações diárias dos pedidos. Corresponde à demanda no longo prazo Ou seja, é o nivelamento das quantidades e tipos de produtos. Visa flexibilizar e alisar a produção.

HEIJUNKA – NIVELAMENTO DA PRODUÇÃO É o principal conceito que ajuda a trazer estabilidade para o processo de manufatura; Adequar o ritmo da produção a instabilidade do mercado; Melhora a qualidade do produto final; Produção em pequenos lotes e a minimização dos inventários;

HEIJUNKA – NIVELAMENTO DA PRODUÇÃO : FUNCIONAMENTO É geralmente usado em combinação com outras técnicas lean de produção para estabilizar o fluxo de valor, como o Kanban e Kaizen.

HEIJUNKA – NIVELAMENTO DA PRODUÇÃO : FUNCIONAMENTO Sua programação de produção permite a combinação de itens diferentes de forma a garantir um fluxo contínuo de produção, nivelando também a demanda de recursos de produção.

HEIJUNKA – NIVELAMENTO DA PRODUÇÃO : FUNCIONAMENTO

Curiosidade: Origem do Heijunka box na Toyota A Situação de Estoque (parte inferior) é dividida por produtos e deve atender a quantidade total de kanbans de produção de cada um deles; A Ordem de Produção (parte superior) deve acomodar o número de cartões que podem ser produzidos durante um período de tempo (turno); Curiosidade: Origem do Heijunka box na Toyota

HEIJUNKA – NIVELAMENTO DA PRODUÇÃO : FUNCIONAMENTO Uma vez consumido produto pelo cliente, o kanban, que o acompanhava, entra no quadro na área do produto, dentro da Situação de Estoque. Cada uma destas áreas de produto é dividida em faixas verde, amarela e vermelha; A faixa vermelha deve suportar cartões o suficiente para se fazer o setup da linha, mais o tempo de espera, e mais um tempo de segurança;

HEIJUNKA – NIVELAMENTO DA PRODUÇÃO : FUNCIONAMENTO O Quadro de Nivelamento de Produção é chamado de gerenciamento visual pois dele podemos tirar as seguintes informações: O estoque de cada produto em qualquer instante; Sabe-se se a produção está atrasada ou adiantada; Sabe-se quando fazer um novo pedido de material; Sabe-se se estamos trabalhando com estoque demais ou de menos; Antecipa-se situações de falta de componentes;

HEIJUNKA – NIVELAMENTO DA PRODUÇÃO funcionamento: exemplo O exemplo a seguir ilustra de forma clara a mecânica do heijunka. A Tabela 1 apresenta as demandas para 5 diferentes modelos de automóveis. A última coluna apresenta os takt times para cada modelo, assumindo que a fábrica tivesse condições de dedicar uma linha de montagem para cada um dos modelo. No entanto, sabe-se que na prática os diferentes modelos devem ser montados em uma única linha de montagem. Neste caso, se todas as 480 unidades forem montadas nesta linha, o takt time deve ser de 1 minuto (480 minutos  480 unidades). Como, então, satisfazer diferentes demandas se o ritmo da linha é único e constante?

HEIJUNKA – NIVELAMENTO DA PRODUÇÃO funcionamento: resposta Nivelamento da Produção de 5 Modelos A resposta é proporcionada pelo heijunka, que define uma determinada seqüência de montagem (neste caso hipotético, AABACDAE) que, se repetida ciclicamente, é capaz de atender a demanda de cada um dos diferentes modelos como se estivessem sendo montados em linhas exclusivas, conforme representado na figura.

HEIJUNKA – NIVELAMENTO DA PRODUÇÃO IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE GESTÃO Maior rapidez na satisfação da procura dos clientes; Diminuição de estoques; Menor ocupação dos armazéns; Permite fabricar ao mesmo tempo grandes quantidades de produtos diferentes. Produção flexível.

HEIJUNKA – NIVELAMENTO DA PRODUÇÃO IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE GESTÃO A companhia deve re-pensar como deve comprar do fornecedor, como projetar as máquinas e ferramentas, como desenvolver os processos de trabalho e como planejar as suas equipes. Integração de diversas áreas da organização, com o crescimento mútuo.

HEIJUNKA – NIVELAMENTO DA PRODUÇÃO IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE GESTÃO É produzido apenas o que o cliente realmente deseja, eliminando desperdícios no sistema produtivo; O Heijunka, juntamente com o Kanban, são ferramentas indispensáveis para a produção puxada eficiente.

HEIJUNKA – NIVELAMENTO DA PRODUÇÃO :CASES DELL: Revolucionou o mercado de computadores adotando um mercado de vendas diretas e consegue atualmente medir seus níveis de estoques em horas; WALL-MART: disponibiliza aos seus fornecedores dados dos pontos de vendas e conseguem uma série de vantagens em função disso, desde a redução de custos de controlar a maior disponibilidade e confiabilidade de entregas;

Referência Bibliográfica ROTHER, M. & SHOOK, J. Aprendendo a Enxergar, Ed. Lean Institute do Brasil, 1998 MONDEN, Y. Sistema de produção Toyota. 3rd Ed., Tokio, Eng Mng P, 1998 Disponível em: <pt.wikipedia.org/wiki/Heijunka> Acesso em 09/03/2013 às 9:49h; Disponível em: <http://www.toyota-forklifts.com.pt/Pt/company/Toyota-Production-System/Just-in-time/Pages/Heijunka.aspx> Acesso em 09/03/2013 às 10:03h; Disponível em: <http://www.isoflex.com.br/pt/produtos/categorias/quadros-cavaletes-e-acessorios/1/3/subcategorias/54/controle-de-producao> Acesso em 09/03/2013 às 10:16h; Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2000_E0097.PDF> Acesso em 09/03/2013 às 10:19h;

Obrigado pela atenção!