Estratégia corporativa: Alianças e parcerias estratégicas Aula 14
Alianças Estratégicas Empresas desejam crescer mas não encontram meios próprios para tal. Os recursos por vezes são muito caros para serem adquiridos ou difíceis de serem desenvolvidos. Desta forma, antes de firmar uma parceria, a empresa deve analisar se o mercado em que opera possui: Ciclo lento, A sustentabilidade da vantagem competitiva é garantida pelas características dos recursos e capacidades ou por elementos macro ambientais. Ciclo rápido, os diferenciais competitivos são rapidamente imitados ou superados. Ciclo padrão, em que inovações ocorrem, mas com menos constância e rapidez e somente pela utilização das capacidades dinâmicas da empresa.
Tipos de alianças estratégicas: Franchising Subcontratação Joint venture
Franchising Subcontratação Alianças Estratégicas Fonte: sites das empresas Trás novos “fornecedores” para suprir a empresa no Brasil e Argentina com maior eficiência. Subcontratação Fonte: site da empresa
Grupo CRM Mars Brasil Joint venture Fonte:https://www.google.com.br/search?q=mcflurry&espv=2&biw=1920&bih=925&site=webhp&tbm=isch&imgil=dkXeD7OTRwhd0M%253A%253BU_i2CI9EQM0reM%253Bhttps%25253A%25252F%25252Feconomize.catracalivre.com.br%25252Fcuponeria%25252Fcupom-de-50-de-desconto-em-flurry%25252F&source=iu&pf=m&fir=dkXeD7OTRwhd0M%253A%252CU_i2CI9EQM0reM%252C_&usg=__7Q_dYUmsC1PNhTCtKVZTms11p7g%3D&ved=0ahUKEwjQweyj4ODRAhVKIZAKHRVqBcIQyjcIkAE&ei=xmmKWNDGBsrCwASV1JWQDA#imgrc=dH6Tf_YBBGcUZM%3ª.
Alianças de reestruturação Empresas que querem corrigir rumos tomados anteriormente e que não foram bem sucedidos, mas também para se readequarem diante de uma nova realidade. Tipos de estratégia para reestruturação: Downsizing: Redimensionar a empresa em relação ao tamanho de suas operações. Downscoping: Empresa optou por se diversificar, mas o fez de forma descontrolada e geralmente não relacionada. (A empresa se perde) Compras alavancadas: A empresa coloca à disposição para venda todos os seus ativos. Reengenharia.
Referências CERTO, Samuel et al. Administração estratégica: planejamento e implantação de estratégias. São Paulo: Pearson Education, 2010. HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração estratégica: competitividade e globalização. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. MINTZBERG, Henry et al. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.